NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 14 de novembro de 2009

A Bíblia afirma que "...sem fé é impossível agradar a Deus(...)" (Hebreus 11:6). Entretanto, a questão muitas vezes não está relacionada ao ter fé, mas sim em como podemos exercer a fé e colher os frutos deste exercício. É sobre este "exercer a fé" que estaremos falando nas próximas semanas. Vejamos então a primeira parte deste ensino sobre a fé.

N'Ele, em quem cremos e por quem vivemos,

Pr. José Carlos F. Alvarenga.

“A MINHA FÉ FUNCIONA...” (Mc. 11:12 a 25)

- Você tem fé! (Romanos 12:3)Todos que estamos aqui nesta noite temos fé; por isso estamos aqui. A questão não é se temos ou não temos fé, mas sim porque, mesmo tendo fé, não vemos as coisas acontecerem?

- Há muitos motivos pelos quais a fé pode não funcionar, mas o principal deles está no fato de não exercermos nossa fé em conformidade com a Palavra de Deus! Cremos do nosso jeito. Agimos conforme achamos estar certo, conforme aprendemos ao longo dos anos na Igreja.

- O texto do evangelho de Marcos é fundamental para o exercício da nossa fé. É o “b.a.bá” da fé. Nele encontramos a base para o exercício da fé. Aprendemos que a minha fé funciona...

1. Quando eu faço como Jesus fez!

- Muitas vezes não entendemos os 3 estágios presentes na vida deJesus. Primeiramente vemos Jesus como aquele que estava com Deus (João 1:1); em segundo lugar Jesus como Homem (João 1:14); e em terceiro lugar Jesus glorificado (Ef.1:20) Nossa tendência é vermos Jesus apenas como parte da divindade, e por isso achamos que não podemos viver como ele viveu, agir como ele agiu e realizar as mesmas obras que ele realizou.

- Jesus como homem viveu para nos mostrar como se deve viver! Ser cristão é algo totalmente prático e não teórico. Ser cristão não é falar sobre o que cremos, mas principalmente viver o que cremos. Não é algo teórico, religioso, mas algo prático! Por isso o próprio Jesus declarou: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz façais vós também.” (João 13:15). Estas palavras de Jesus são confirmadas pelo apóstolo Pedro quando ele diz: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” (I Pedro 2:21)

- E no que diz respeito à fé não é diferente. Nossa fé irá funcionar quando agirmos como Jesus agiu. E como ele agiu? O que Jesus fez?

1º) Jesus verbalizou a sua fé! Ele expressou a sua fé por meio das suas palavras. Por isso no verso 23 Jesus afirma: “...qualquer que disser a este monte(...)”

- Este princípio é mencionado pelo apóstolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios quando ele afirma: “E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: “Cri, por isso falei.” Nós cremos também, e por isso também falamos!” (II Coríntios 4:13)

- Verbalizar a fé, declarar o que cremos é um princípo que deve ser colocado desde o início da nossa caminhada com Cristo. Em sua carta aos Romanos Paulo afirma: “Se, com a tua boca confessares a jesus como Senhor, crendo em seu coração que Deus o ressuscitou dos mortos será salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa para a salvação.

- Quando verbalizamos a nossa fé, chamamos à existência as coisas que ainda não são, para que sejam! Fazemos isso porque servimos a um Deus que chama à existência as coisas que ainda não existem.

2º) Jesus dirigiu suas palavras ao problema!

- No mesmo verso 23 ele diz: “Se disser a este monte!”

- Para entendermos as palavras de Jesus precisamos voltar ao início do texto lido. (Vs.12 a 14) Jesus estava com fome, vendo uma figueira foi até ela para ver se encontrava frutos, mas não encontrou e por isso amaldiçoou a figueira. No verso 21 Pedro ressalta a Jesus que a figueira havia secado; ou seja, o que Jesus falou aconteceu.

- É importante destacarmos que Jesus falou com a Figueira. Ele não pediu a Deus que secasse a figueira, mas dirigiu as suas palavras diretamente à figueira; aplicando o princípio ensinado no verso 23. Falar com Deus é orar, e Jesus vai falar sobre a oração nos versos 24 a 26; mas primeiramente Jesus fala sobre a prática da fé.

- Há coisas sobre as quais devemos orar a Deus, pedir a Ele que realize para nós, mas há coisas que o Senhor já fez por nós e pelas quais não precisamos pedir a ele intervenção, bastando apenas exercer a nossa fé pelas nossas palavras, assim como Jesus fez.

- Assim como Jesus falou com a figueira, devemos exercer nossa fé por meio das nossas palavras, dirigindo-as diretamente ao problema que estamos enfrentando. Não é falar sobre o que cremos, mas falar o que cremos! Ex: Quando dizemos: “Eu creio que Deus pode curar esta enfermidade...”, estamos falando sobre o que cremos; mas quando dizemos: “Enfermidade, eu ordeno que se retire da minha vida em nome de Jesus!”; estou falando o que creio; colocando em prática o princípio ensinado por Jesus.

- Ao enfrentar o gigante Golias, o jovem Davi colocou este princípio em prática declarando a sua fé: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão(...) (I Samuel 17:46) Davi expressou a sua fé por meio das suas palavras. E ainda mais: Ele falou diretamente ao gigante!

- Este é o primeiro princípio relacionado à fé que devemos aprender. Falar o que cremos, e falar diretamente ao problema. Declarar aquilo que desejamos que aconteça. Quando agimos como Jesus agiu vemos nossa fé funcionar.

(Continua na próxima semana!)
Vida Abundante foi o que Deus desejou a nós desde a nossa criação. Você estará aprendendo nesta semana como podemos desfrutar desta vida abundante, e que como o Senhor Jesus Cristo a conquistou para nós.

N'Ele, em que temos abundância de vida,

Pr. José Carlos Alvarenga.

“Uma Vida Abundante” (João 10:10)

- Deus nos criou com um desejo profundo de que tivéssemos uma vida plena, abundante. Ele providenciou os meios para que isso se concretizasse: Gênesis 1:28 e Salmo 8:5 e 6

- Entretanto, como diz o texto de João 10:10, o diabo veio para roubar, matar e destruir. E para isso ele usa, principalmente, duas estratégias:

       1ª) Fazer com que você não acredite na existência dele! Vivemos em uma época onde muitos filmes tentam mostrar que o mal não é tão mal assim. Isso acontece de maneira bem sutil, quase passando desapercebido. O propósito é mostrar que a personificação do mal não existe. O mal está apenas no coração do homem.

       2ª) Fazer com que você não acredite na Palavra de Deus! Isso acontece, primeiramente, quando o diabo tenta colocar em sua mente questões relacionadas à Bíblia que desabonam a veracidade da Palavra de Deus, trazendo dúvidas sobre a inspiração da mesma. Em segundo lugar, o diabo tenta deturpar a Palavra de Deus, como fez no Édem, colocando dúvida no coração de Eva. Precisamos estar atentos à estas ciladas do inimigo. Rejeite qualquer questão ou conversa que venha colocar dúvida em seu coração no que concerne à Palavra de Deus.

- Mas o texto lido não fala apenas sobre o nosso inimigo. Fala-nos também de Jesus! Ele veio para nos dar vida e vid em abundância. Esta verdade significa para nós três coisas:

       1º) Deus não desistiu de nós! O diabo, no Édem, levou o homem a desobedecer a Deus, trazendo sobre toda a humanidade o medo, a ansiedade, as enfermidades e a separação de Deus. Mas Deus não desistiu do ser humano, enviou Jesus para restaurar seu plano inicial de que tivéssemos uma vida abundante.

       2º) Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo! (I João 3:8) Na cruz o Senhor Jesus despojou todo principado e potestade e conquistou a nossa vitória definitiva. Quando estamos em Jesus o diabo não pode nos atingir.

       3º) Em Jesus temos vitória sobre o mal! (Romanos 8:37)

- Como você tem vivido? Você tem experimentado a plenitude de Deus em todas as áreas da sua vida? Jesus veio para que tivéssemos uma vida abundante, plenamente feliz. E é somente nele que poderemos desfrutar desta vida. Creia nisso!