NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 22 de fevereiro de 2015

Lutando por uma realidade melhor!
               (I Samuel 1.9 a 18)
 
- Algumas questões: 1) Você acredita que uma vida com qualidade pode ser conquistada sem esforço? 2) O cristão enfrenta lutas e problemas difíceis em sua vida, ou, por ser cristão, tudo acontece sem nenhum problema? 3) Quando falamos de problemas da vida, qual a diferença entre aquele que crê em Deus e o que não crê?
 
- A vida não é fácil. Pra ninguém! Independente da classe social, profissional; da quantidade de bens ou do extrato bancário. Todos enfrentamos problemas em nossa caminhada.

- A vida de Ana ilustra muito bem esta afirmação. A vida não estava nada fácil para ela. O fato de ser estéril a colocava entre as mulheres que sofriam discriminação. Não ter filhos, na época de Ana, significava não ter a benção de completa de Deus. Para piorar a situação, Penina, a outra esposa de Elcana – marido de Ana – a provocava insistentemente. (1.6)

- Em meio às suas dificuldades, Ana não se entrega. Ela luta por uma realidade melhor. Ela não se conforma com aquela situação e age para que a sua realidade mude e mude para melhor.
 
- Com Ana, podemos aprender que a nossa realidade muda quando...

1. Nos dispomos a lutar!

- “Levantou-se Ana...” (Vs.10) Esta expressão indica ação. Ana não se entregou àquela situação. Ela levantou-se, tomou uma atitude, demonstrou disposição para agir. Elcana, seu marido, tentava consolá-la e faendo com que ela aceitasse aquela realidade (Vs.8), mas Ana tomou uma atitude.

- Mesmo diante de uma situação difícil, “com amargura em sua alma”, Ana não se entrega e começa a agir para que a sua realidade seja transformada.

- A Bíblia, palavra de Deus, nos afirma que como discípulos de Jesus enfrentamos dois tipos de luta: 1) Lutamos contra principados e potestades. (Efésios 6.12) O diabo não descansa e tenta, de todas as maneiras, roubar a qualidade da nossa vida com Deus. (I Pedro 5.8) Mas ele já foi vencido na cruz! Esta luta já foi vencida por Jesus. Por isso, resta-nos apenas uma segunda batalha: 2) A batalha da fé! O apóstolo Paulo afirma: “Combate o bom combate da fé...” (Efésios 6.12) Precisamos lutar para que a nossa fé seja firme no Senhor e na sua palavra.

- Em segundo lugar, com Ana também aprendemos que a nossa realidade muda quando...

2. Nos dispomos a lutar em oração!

- “levantando-se Ana...orou ao Senhor!” A nossa realidade começa a mudar quando oramos. Este era o único recurso disponível para Ana naquele momento. Mas Ana não orou por causa disso. Ela buscou a Deus em oração porque sabia que servia a um Deus vivo, capaz de transformar qualquer situação em sua vida. Ana temia ao Senhor e sabia que Ele tem todo o poder, capaz de realizar milagres em sua vida.

- Ana perseverou em oração! (Vs.12) Muitas vezes deixamos de receber as bênçãos de Deus porque não oramos, e quando oramos, muitas vezes não perseveramos em oração. Aqui, perseveram deve ser entendido como “demorar”, “passar um grande tempo” na presença de Deus. Isso significa lutar! Precisamos lutar para permanecermos na presença de Deus. Esta luta exige esforço e determinação. Mas, vale a pena! Quando perseveramos em oração, o Senhor nos atende. Foi assim que Ana recebeu a grande benção de ser mãe.

A realidade de Ana mudou e mudou para melhor.

Conclusão

Como cristãos, não somos melhores que ninguém. Assim como todo ser humano, temos as nossas lutas, nossos problemas. A diferença está no fato de que servimos ao Deus todo-poderoso, fiel, que está atento ao nosso clamor. Quando lutamos em oração, o Senhor transforma a nossa realidade! Creia nisso.