NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 16 de fevereiro de 2014


“Conectados ao Pai!”
(Efésios 2.18 a 22)


- “Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão” Neste artigo o prof. André Lemos, doutor em sociologia, fala que vivemos na era da conexão. Com certeza, a população mundial nunca esteve tão conectada como agora. As conexões sem fio popularizam a cada dia ainda mais este novo estilo de vida.

- Nesta “Era da conexão” não podemos deixar de falar da mais importante conexão que podemos estabelecer em nossa vida: A conexão com o Pai!

- De acordo com o texto bíblico lido, Jesus é a senha para esta conexão. Por meio de Jesus temos acesso ao Pai. Vs.18 O próprio Jesus afirmou ser ele o único caminho ao Pai ao declarar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim!” (João 14.6) O apóstolo Paulo confirma as palavras do Senhor Jesus ao declarar: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (II Tim.2.15)

- Por meio de Jesus podemos estar conectados constantemente ao Pai. E esta conexão com o Pai nos abençoa grandemente. Quando estamos conectados ao Pai...

1. Desfrutamos da benção de pertencermos à família de Deus! Vs.19

- Interessante o fato do apóstolo Paulo comparar a Igreja a uma família. O conceito de família sempre esteve presente na vida dos hebreus. Havia uma consciência profunda no povo sobre a importância da família para o nosso desenvolvimento espiritual e também emocional.

- Mas há uma outra ideia interessante neste texto ligada à palavra “estrangeiro”. O apóstolo Paulo afirma que não somos mais “estrangeiros” Ao comentar sobre o significado desta palavra, Barclay, grande estudioso da palavra, afirma que a realidade de um estrangeiro no império romano não era nada fácil. O estrangeiro era visto com desconfiança e dificilmente fazia amigos no país estranho. Geralmente, eram pessoas muito sozinhas. Também eram marginalizados. Sofriam grande discriminação. Deixar de ser um “estrangeiro” para fazer parte de uma família, significava uma transformação radical de vida. Era deixar de ser alguém sozinho para participar de um grupo amigo, desfrutando de amor e companheirismo. Era deixar de ser olhado com desconfiança, sendo aceito sem nenhuma discriminação.

- Estar conectado com o Pai nos possibilita esta realidade. Jamais estaremos sozinhos! Além da presença constante do pai, também podemos desfrutar do companheirismo e amizade que encontramos na família de Deus!

- Pude experimentar esta realidade quando viajei pela primeira vez a Europa. Não conhecia ninguém. Não tinha amigos na cidade de Amsterdã, para onde estava indo. Fui recebido no aeroporto por um pastor que nunca tinha visto. E na primeira noite, ao participar de um pequeno grupo em uma casa, já estava me sentindo como parte daquela família espiritual. Ali encontrei irmãos, amigos que me acolheram, não como um estrangeiro, mas como membro da família de Deus.

- Quando estamos conectados ao Pai, desfrutamos da benção de pertencermos a uma família espiritual!

2. Construímos uma vida bem alicerçada! Vs. 20 e 21

- Além da figura familiar, Paulo usa também a figura de um edifício para falar sobre a nossa vida em Cristo. Quando estamos conectados ao Pai, é como se estivéssemos construindo um edifício. Nossa vida é este edifício. Como alicerce temos Jesus. A pedra fundamental! (Vs.20) Todos sabemos sobre a importância do alicerce na construção de um edifício, ou de uma casa. Quando temos uma ótima base, um bom alicerce, a casa oferecerá segurança. Não haverá rachadura nas paredes. Não surgirão brechas.

- Conectados ao Pai, estaremos lendo continuamente lendo as escrituras, que testificam de Jesus (João 5.49); nosso alicerce. Nossa vida estará segura em Cristo. Não haverá brechas nas paredes da nossa vida, por onde o inimigo possa entrar e nos destruir. Nossa “casa” estará sempre firme!

- O salmista afirma: “Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. (Salmo 125.1)

Conlcusão

- Vivemos na era das conexões. É importante estarmos conectados. Assim, temos acesso às informações necessárias ao nosso dia a dia, mantemos relacionamentos e somos ajudados em nosso trabalho.


- Mas há uma conexão indispensável à nossa caminhada, a conexão com o Pai. Podemos até nos ajeitar sem uma conexão física e improvisarmos, mas não conseguiremos desfrutar das bênçãos do Pai se não estivermos conectados a Ele. Pense nisso! 

No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga