NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 5 de outubro de 2014


“Cultivando a perseverança”
(Gênesis 49.22 aa 26)
 
- José, sem dúvida, é um dos maiores exemplos bíblicos de perseverança. Sua caminhada foi marcada por inúmeros desafios e obstáculos. Mesmo assim, ele perseverou no Senhor e por isso alcançou êxito em sua caminhada, tornando-se líder da nação egípcia.
 
- Encontramos no texto lido algumas verdades que podem nos ajudar a cultivar a perseverança em nossa vida. Vejamos:
 
1. Frutificação! (Vs.22)
 
- Frutificação sempre foi um tema presente na vida dos hebreus. A produção de frutos na tradição hebraica indica a benção de Deus. Por isso, ela é almejada em todas as etapas da vida. O salmista escreveu: “Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.” (Salmo 92.14)
 
- Ao falar sobre José, seu pai, Jacó, refere-se a ele como um ramo frutífero. José foi um homem que frutificou, trabalhou, e a importância do seu trabalho foi algo incontestável na vida do povo egípcio. Ele salvou o povo da fome.
 
- Na vida espiritual a frutificação, conforme o Novo Testamento, pode acontecer de duas maneiras: 1º) Por meio de manifestações do nosso caráter (Gálatas 5.22); e, 2º) Pela conquista de vidas para Jesus (João 15.16).
 
- A frutificação nos traz alegria, contentamento, satisfação. Estes sentimentos nos preenchem e nos motivam a caminhar. Como é gostoso ver o fruto do nosso trabalho. Perceber que, de alguma maneira, estamos contribuindo para que outras pessoas sejam abençoadas. Quando frutificamos encontramos forças para permanecermos firmes no Senhor.
 
2. Consciência de que servimos a um Deus poderoso e fiel! (Vs.23 a 25)
 
- A vida de José havia sido marcada por dois sonhos, que representavam uma promessa de Deus para a sua vida. (Gênesis 37.1 a 10). No primeiro sonho José estava trabalhando no campo com seus irmãos, atando feixes; e os feixes de seus irmãos rodeavam e se inclinavam diante do feixe de José. No segundo sonho, relatado a seus pais, o sol, a lua e as estrelas se inclinavam perante ele. José sabia que um dia a promessa de Deus se cumpriria em sua vida, fazendo dele um grande líder.
 
- Mas sua caminhada em direção à esta promessa não foi fácil. Os primeiros desafios começaram dentro da sua própria casa; por meio de seus irmãos, que o jogaram em uma cova e depois o venderam como escravo aos egípcios. A referência do verso 23 nos remete a essa dificuldade. Os flecheiros eram responsáveis pela cobertura do exército, mas aqui eles atiram contra o soldado. José deveria receber apoio, cobertura dos seus irmãos, mas não foi assim. Mesmo assim, o “seu arco permaneceu firme!”
 
- José tinha consciência de que servia a um Deus poderoso, fiel, e isso o animava a prosseguir. Mesmo passando por lutas ele permanecia firme.
 
- Deus tem promessas para a nossa vida. Assim como José, também enfrentamos muitas lutas e desafios. Precisamos nos conscientizar de que servimos a um Deus poderoso. Ainda que venham as lutas, todas as promessas de Deus irão se cumprir em nossa vida! Quando temos essa consciência, cultivamos a perseverança, permanecendo firmes no Senhor.
 
3. Consciência da benção de Deus! (Vs.25 e 26)
 
- Jacó profere palavras de benção sobre a vida de José; que sabia sobre a importância da benção do seu pai. As palavras de Jacó traziam a profunda certeza sobre o coração de José de que ele era abençoado por Deus. Ele não tinha dúvidas em relação às bênçãos de Deus sobre a sua vida.
 
- O apóstolo Paulo afirma que fomos abençoados por Deus! (Efésios 1.3). A palavra de Deus afirma em Números 23.20 que a benção de Deus sobre o seu povo não pode ser revogada. Isto nos dá a certeza de que somos abençoados e ninguém pode mudar esta realidade. Quando caminhamos com esta certeza não nos desanimamos. Sabemos que mesmo em meio às lutas a benção do Senhor se manifestará sobre nós, aleluia!
 
Conclusão
 
- Certa vez ouvi uma história sobre um jovem violonista que daria seu primeiro concerto no mais importante teatro de sua cidade. Estariam presentes neste concerto os mais importantes músicos, além das autoridades da cidade. O futuro do jovem músico dependia daquela apresentação. Em meio ao concerto uma das cordas do seu violão arrebentou, mas, como não se importasse, o jovem continuou até o final; sendo aplaudido por todos os presentes. Ao ser cumprimentado pelo seu mestre o jovem falou: Naquele momento em que o violão ficou sem uma corda pensei em desistir, mas ao olhar para o senhor, seu olhar me inspirou confiança.
 
- Em muitos momentos da nossa vida enfrentamos adversidades que muitas vezes nos desanimam e até nos levam a pensar em desistir. Nestes momentos, devemos olhar para o nosso mestre, conscientes de que Ele é poderoso e fiel e que a sua benção está sobre nós. Assim acontecendo, conseguiremos permanecer firmes em nossa caminhada e veremos as promessas de Deus sendo concretizadas em nossa vida.