NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 7 de agosto de 2012

Programa de Leitura Bíblica - 10/08/2012

Filipenses 4:1 a 13

 Questões: 1) Como podemos experimentar a paz de Deus?

                   2) Para que tipo de situação Paulo se sentia preparado?



Juntas e ligamentos de Companheirismo

“Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Efésios 4:16)

Jesus não apenas estabeleceu vínculos fortes entre ele e seus discípulos. Também relacionou os discípulos entre si. Várias vezes os enviou “dois a dois”:

“Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos” (Marcos 6:7)

“Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois a dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar onde estava para ir.” (Lc.10:1)

Saíam sem o mestre! Que relação profunda tinham que desenvolver. A oração, os conselhos, a paciência, o perdão, o cuidado, etc. Esta relação de companheirismo entre os discípulos permitia o agir do Espírito Santo e o crescimento espiritual de cada discípulo.

A relação de Jesus com eles era de discipulado, uma relação vertical. A relação “dois a dois”, é uma relação horizontal, que chamamos de companheirismo. Na relação de discipulado, alguém mais maduro cuida de um discípulo mais novo. Na relação de companheirismo os dois se responsabilizam mutuamente por edificarem um ao outro.

“Melhor é serem dois do que um, porque se produz mais no trabalho. Porque, se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Eclesiastes 4:9 e 10)

“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte!” (Isaías 41:6)

O relacionamento de companheirismo deve ser caracterizado:

  1. Pelo amor!

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:34 e 35)

O amor carrega em si a lealdade e a fidelidade. Virtudes que nos capacitam a superar qualquer provação que possa surgir. O amor também envolve atenção, cuidado e respeito.

  1. Transparência!

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)

“Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:6 e 7)

  1. Sujeição!
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Efésios 5:21)




O que fazer nos encontros das juntas de companheirismo?

1. Ler a Palavra! Revisar textos que foram ministrados, buscar textos na Palavra de Deus que possam trazer consolo, ânimo, etc; de acordo com a necessidade de cada um.

2. Orar juntos! Apresentar as necessidades para oração e gratidão. As juntas podem desenvolver uma lista de oração.

  1. Proclamar juntos! As juntas podem – e devem – sair para fazerem visitas a enfermos, a desviados, ou simplesmente visitar um amigo para que se estabeleça laços de amizade e assim proclamar a este amigo o evangelho do reino.


As juntas devem se reunir, no mínimo, uma vez na semana!