NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 20 de julho de 2014

“Fome zero!”
(João 4.26 e 27.)

"Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

- A questão da comida, do alimentar-se bem, é uma das mais importantes questões da vida humana. O tema escolhido para esta reflexão nos lembra a campanha promovida pelo partido que ocupa a presidência da república, quando iniciou sua saga no poder com o programa que ficou conhecido como “Fome Zero”; cujo alvo principal era a extinção da fome em nossa nação. Uma das músicas mais tocadas da banda Titãs traz os seguintes versos:

A gente não quer só comida a gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte!

- Esta letra nos sugere que a comida é importante, mas não é a única coisa importante para o ser humano. Existe outras necessidades, há algo mais que precisamos para a nossa existência.

- É exatamente isso que o Senhor Jesus quis nos mostrar neste texto. A vida é mais que comida. Só que Jesus não apenas confirma a letra da canção citada, como vai além. Existe algo tão vital para a vida humana como o alimento físico. A espiritualidade! Aliás, Jesus coloca a espiritualidade como a coisa mais importante para nós. “Trabalhai pela comida que permanece para a vida eterna!”

- Podemos destacar duas verdades básicas encontradas no texto lido:

1. Jesus reconheceu a importância da comida, do alimento!

- Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes...” (vs.26)

- Jesus estava se referindo ao episódio narrado no início do capítulo, quando ele multiplicou 5 pães e dois peixes, alimentando uma multidão de quase cinco mil pessoas, como nos informa o verso 10. O fato de Jesus ter feito este milagre revela a importância que ele deu ao alimento.

- Na verdade, desde o início da Bíblia percebemos a preocupação do Pai em relação ao alimento. Em Gênesis 1.29 lemos: “...Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”


- Não há como falarmos de Jesus a alguém que está passando fome sem que primeiro ofereçamos a esse alguém o alimento. Independente do fato se essa pessoa vai ou não receber a palavra de salvação, precisamos, como igreja, contribuir para que todos possa ter o alimento. Jesus reconheceu a importância da comida, do alimento para a vida humana.

- Em segundo lugar, o texto lido nos mais uma verdade:

2. Existe um outro tipo de fome: A fome espiritual!

- Deus nos fez seres dotados de espiritualidade. A narrativa sobre a criação do homem no primeiro capítulo de Gênesis, verso 27, afirma que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. No capítulo 2 do mesmo livro, verso 7, a palavra afirma que Deus soprou sobre nós o folego da vida. A ideia aqui é a mesma de João 20.22, quando Jesus soprou sobre os seus discípulos dizendo: “...Recebei o Espirito Santo.”

- Estes textos bíblicos afirmam a nossa espiritualidade. O ser humano possui uma necessidade inerente de se relacionar com algo maior, além de si mesmo. Basta olharmos para os povos mais distantes e isolados. Todos apresentam algum tipo de ritual espiritual. Estes rituais foram desenvolvidos a partir de uma necessidade: A fome espiritual!

- Um dos maiores estudiosos do Novo Testamento, Willian Barclay, afirma que nos tempos de Jesus a classe rica do império romano procurava encontrar satisfação plena no “comer”. Eles promoviam grandes banquetes e comiam tanto que era comum provocar vômito entre um prato e outro para poderem comer um maior número de refeições.

- Neste contexto, onde a comida ocupava um lugar especial, Jesus afirma a importância da “comida espiritual”. Existe uma fome que só Deus pode satisfazer: a fome espiritual!

- Como podemos satisfazer esta fome? 1º) Entregando a nossa vida a Jesus, recebendo-o como Senhor e salvador; 2º) Passando pelo batismo; 3º) buscando as coisas que são de cima: “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Colossenses 3.1 e 2) O mesmo apóstolo Paulo afirma: “...a inclinação do Espírito produz vida e paz.” (Romanos.8.6b)


- Não temos condições de reduzir a zero a fome física. Mas podemos, com certeza, trabalhar para que a fome espiritual seja saciada em Jesus! Primeiro, é preciso saciar a nossa fome para depois saciarmos a fome do outro. Permaneça em Jesus, busque as coisas do Espírito e desfrute da vida abundante em Jesus.