NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 24 de março de 2012

Ministração da Semana - 25 a 31/03/2012

"Qual a coisa mais importante da minha vida?"
(Mateus 6:19 a 34)


Quando entendemos que a nossa rotina de vida gira em torno daquilo que consideramos mais importante, entendemos a relevância da pergunta apresentada no tema sugerido para esta semana. O texto do evangelho de Mateus supra-citado nos ajuda nesta reflexão. O verso 21 afirma: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Tesouro aqui é entendido como aquilo que tem grande importância para nós, ou seja; aplicamos o nosso coração, nossas forças e energia naquilo que realmente é importante para nós, o nosso tesouro! Qual a coisa mais importante da minha vida? Existem muitas coisas importantes para nós. Família, trabalho, dinheiro, etc. Mas, o que é mais importante para mim?

O dinheiro!

Para muitas pessoas a coisa mais importante é o dinheiro. Elas acreditam que se tiverem muito dinheiro tudo estará bem. O futuro estará garantido. A educação e o futuro dos filhos também estarão garantidos. A saúde, a paz interior, felicidade, realização pessoal; tudo estará garantido se não faltar dinheiro. Ganhar dinheiro é bom. No mundo atual, capitalista, o dinheiro é muito importante. A Bíblia não condena a riqueza. Jesus não é contra ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro, quanto mais melhor, é muito bom. Ter dinheiro para fazer o que se gosta é muito bom. Ter dinheiro para aplicar no Reino de Deus é muito bom. Cremos que Deus deseja nos abençoar financeiramente. Mas não devemos fazer do "ganhar dinheiro" a coisa mais importante da nossa vida. Primeiro porque o dinheiro, por mais importante e necessário que seja, jamais poderá nos garantir segurança, realização e outras coisas importantes para nós. Os exemplos são muitos. Basta um simples olhar para a vida de alguns milionários famosos para constatarmos esta verdade. O dinheiro não é tudo!

Por isso é que o texto do evangelho de Mateus registra as palavras de Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam." (Vs.19 e 20) O dinheiro pode acabar, por uma tragédia, por uma mudança brusca na economia do país ou por uma decisão errada do seu dinheiro. Por esta razão, o objetivo da vida não é ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro é apenas um meio para a vida, mas não é a vida. As palavras de Jesus não condenam o "ser rico", e sim nos alertam para o perigo de fazermos da riqueza nosso alvo principal. Muitos resumem sua existência na conquista de riquezas. Onde está o seu coração?

Aparência e alimentação!

Muitos dizem: "Ah...eu não quero ser rico, meu coração não está nas riquezas...", mas não conseguem parar de se preocupar com a aparência e com outras coisas que fazem parte das nossas necessidades básicas. Estão sempre ansiosas, com medo de não terem o que comer, como pagar as contas, etc. Preste atenção, não estamos querendo fazer uma apologia, uma defesa da preguiça ou da tranquilidade irresponsável. Queremos apenas refletir sobre qual o lugar que estas coisas devem ocupar em nossa vida. Jesus afirmou: "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?" (Vs.25) Aqui Jesus começa a nos dar uma pista sobre o que realmente deve ser importante para nós. O cuidado com o que comer e o que vestir deve fazer parte do nosso dia-a-dia, mas também não é a coisa mais importante. Não devemos estar ansiosos, demasiadamente preocupados com isso. Conheço pessoas que deixam de ir a um determinado encontro ou reunião pelo fato de não terem uma roupa para esse momento. Outros evitam receber pessoas em sua casa por não terem o que servir aos visitantes. Seriam estas coisas as mais importantes para a nossa vida? Jesus afirma que não! 

A vida!

"...Não é a vida mais do que o mantimento..." A vida, o conjunto de tudo o que somos e experimentamos é que deve receber toda a nossa atenção. Nossa vida é a coisa mais importante para nós. E onde encontramos esta vida? "...e esta vida está em seu Filho." (I João 5:11) Jesus é a vida! (João 14:6). Ele mesmo declarou: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!" (João 10:10) Por isso Jesus deve ser o nosso principal alvo de vida. Quando estamos em Jesus e procuramos viver como ele viveu, encontramos a verdadeira razão da nossa existência. Encontramos vida! Quando entendemos que Jesus é a coisa mais importante da nossa vida, fazemos dele o centro de todas as nossa atenção. Um embaixador libanês que presidiu a ONU: Charles Malik (1906 --1987). Ele fez a seguinte declaração: "Jesus Cristo é meu Senhor e Deus e Salvador e minha Canção dia e noite. Posso viver sem comida, sem bebida, sem dormir e sem sr, mas não posso viver sem Jesus. Sem ele, eu teria perecido há muito tempo". (Site: www.prazerdapalavra.com.br) 


Jesus declarou: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Vs.33). Quando temos Jesus como a principal razão da nossa existência priorizamos o seu reino, a sua vontade. Buscamos em primeiro lugar as coisas relacionadas a este reino. Qual a coisa mais importante da minha vida? Jesus!. Pense nisso!


No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Alvarenga. 

(O tema e algumas idéias desta ministração foram retirados de uma reflexão publicada no site www.prazerdapalavra.com.br, de autoria do Pr.Israel Belo de Azevedo; pastor da Igreja Batista Itacuruça, no Rio de Janeiro.)

domingo, 18 de março de 2012

"Fortalecendo o nosso espírito!"

"Fortalecendo o nosso espírito!"

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (II Cor. 4:16)

Quando lemos o capítulo quatro da segunda carta de Paulo aos discípulos da cidade de Corinto, percebemos como era difícil o trabalho do apóstolo. Ele diz: "Em tudo somos atribulados...perseguidos...maltratados..." (Vs. 8 e 9). Ele estava no centro da vontade de Deus, fazendo a obra de Deus, mas nem por isso deixava de enfrentar lutas e dificuldades. Mas o melhor é o que ele afirma em relação à essas dificuldades: "Por isso, não desfalecemos!" (Vs.16) Apesar de tudo ele continuava firme, perseverante no seu trabalho. Qual era o segredo do apóstolo Paulo? Como ele conseguia, mesmo em meio a tantas lutas, permanecer no seu objetivo de anunciar o evangelho? Vejamos no texto bíblico as respostas para estas questões.

1. Ele cultivava a sua fé!

"E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos." (Vs.16) 

Aprendemos na semana passada que todos nós recebemos uma medida de fé. (Rom. 12:3) Nenhum discípulo de Jesus Cristo pode dizer: "Eu não tenho fé!" Todos temos. Cabe a nós cultivá-la, para que ela se desenvolva e produza os frutos necessários. Nossa fé é fortalecida quando ouvimos a Palavra de Deus e renovada quando declaramos esta Palavra. "Cri, por isso falei!" Nossas palavras significam muito no mundo espiritual. Veja o que o mesmo apóstolo Paulo afirma em uma de suas cartas: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. isto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10:9 e 10) 

Cultivar a fé passa por aquilo que falamos. Quando pronunciamos palavras pessimistas, negativas, atingimos em cheio a nossa fé e acabamos por nos desanimar. O que mantinha Paulo firme em seu objetivo era o fato dele estar sempre cultivando a sua fé através de palavras que confirmavam sua crença. Ele não atentava para aquilo que estava vendo (Vs.18), mas permanecia firme, declarando a sua fé. Quais as palavras que você pronuncia nos momentos de dificuldade? Você reafirma o problema, reclama da situação ou declara sua vitória em Jesus?

2. Ele fortalecia o seu espírito!

"...ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (Vs.16) 

Na linguagem do apóstolo Paulo "homem interior" refere-se ao nosso espírito. O espírito de Paulo era renovado, fortalecido diariamente. Em sua carta aos romanos Paulo afirma que a inclinação para as coisas do Espírito produzem vida e paz. (Romanos 8:6). Nosso espírito é alimentado pelo espírito de Deus. Quando nos inclinamos para as coisas do Espírito somos renovados e fortalecidos. Isso tem a ver com disciplina espiritual. Com oração, leitura da Palavra de Deus e jejuns. Quando nos disciplinamos a desenvolver estas atividades alimentamos nosso espírito, renovando-o diariamente. 

As lutas enfrentadas por Paulo eram muito maiores do que as dificuldades que enfrentamos nos dias atuais. Paulo tinha toda a estrutura do império romano contra ele, somando-se a isso todo o ódio dos religiosos judeus. Mesmo assim ele permaneceu firme, perseverante; porque o seu espírito era renovado dia após dia. 

Creio que estas duas atitudes de Paulo podem nos ajudar a continuarmos nossa caminhada, mesmo em meio às dificuldades. Ter cuidado com as nossas palavras, procurando pronunciar apenas palavras que expressem fé, confiança em Deus e em sua palavra. Em segundo lugar, desenvolvermos uma disciplina espiritual; separando um momento para a oração e leitura da Palavra; jejuando regularmente a fim de nos tornarmos mais sensíveis à voz do Pai. Pense nisso!

No amor de Cristo,
Pr. José Alvarenga.