Fidelidade gera prosperidade! (1ª parte)
Estamos iniciando uma série de ministrações sobre prosperidade. Hoje se fala muito em prosperidade no meio evangélico. Mas, o que realmente a Bíblia diz sobre prosperidade? Qual o significado de “ser próspero” na Bíblia? Vejamos o que a própria Bíblia afirma: “Não cesses de falar deste livro da lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito, então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1:8); “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria; cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará!” (Salmo 1:3)
A idéia de prosperidade na Bíblia é muito ampla e atinge todas as áreas da nossa vida. Prosperidade na Bíblia não está relacionada apenas com dinheiro. É claro que Deus deseja que prosperemos financeiramente; mas Ele quer nos dar mais, e deseja que cresçamos em nossa vida espiritual, emocional, familiar, profissional, financeira, etc. O texto de Josué citado acima nos mostra a prosperidade caminhando junto com o ser bem sucedido. Ser próspero, segundo a Bíblia, é ser bem sucedido; como discípulo, como pai, Como mãe, como filho, como acadêmico, como profissional, etc.
Podemos citar como exemplo José. Sua história, narrada no livro de Gênesis, nos revela a idéia de prosperidade: “O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero, e estava na casa do seu Senhor egípcio.” (Gênesis 39:2) Muitos pensam em José como um homem próspero apenas quando ele se torna “1º ministro” no Egito. Entretanto, muito antes disso, a Bíblia já nos apresenta José como um homem próspero. Mesmo ainda sendo um escravo, a Palavra afirma sua prosperidade. Deus era com ele e em tudo o que fazia ele era bem sucedido. Mas, devemos lembrar de uma coisa muito importante: A fidelidade de José! Ele foi fiel ao Senhor em todos os momentos da sua vida. A fidelidade é que gera prosperidade. O texto de Josué diz: “...tenhas cuidado de fazer tudo quanto nele está escrito(...)” Prosperidade é fruto da nossa fidelidade ao Senhor. Seremos bem sucedidos quando andarmos conforme a Palavra, esforçando-nos para fazermos a vontade do Pai. Conforme afirma a Palavra: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei...” (Mateus 25:21)
Fidelidade na administração do nosso tempo!
Vivemos dias onde o tempo torna-se cada vez mais escasso. Corremos de um lado para o outro, tendo a sensação de que estamos sempre atrasados. Cremos que a palavra de Paulo se encaixa perfeitamente nos dias atuais: “Remindo o tempo, porque os dias são maus...” (Efésios 5:16)
Precisamos administrar bem o nosso tempo, sendo fiéis ao Senhor em nossas prioridades. Não devemos nos esquecer das palavras do Senhor Jesus: “Mas buscai primeiro o reino de Deus! (Mateus 6:33) Ser fiel ao Senhor na administração do nosso tempo significa priorizarmos nosso momento de comunhão com ele, com a nossa família. Quais tem sido as nossas prioridades? Muitos discípulos nem colocam o Senhor em sua organização do tempo. Muito nem se organizam e vão fazendo as coisas sem nenhum planejamento. Nesses dias difíceis, precisamos nos organizar, estabelecendo prioridades; sendo fiéis ao Senhor na administração do nosso tempo.
Em Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga
Em Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga