Fidelidade na obediência a Palavra!
“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:8)
A Palavra de Deus nos oferece orientação!
Não basta conhecermos a Palavra, precisamos viver de acordo com ela. A obediência é fundamental na vida do discípulo. Na Palavra de Deus encontramos orientação para o nosso caminhar. O salmista afirma:
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
(Salmo 119:105)
Muitas vezes não prosperamos porque tomamos decisões erradas. Quando isso acontece, regredimos ao invés de avançar. Prosperidade vem quando tomamos as decisões certas nos momentos certos. A palavra de Deus nos ajuda a tomarmos as decisões corretas. Esta é a idéia que o salmista quer nos passar. Quando caminhamos no escuro corremos o risco de tropeçarmos e cairmos. A Palavra ilumina nosso caminhar. Assim avançamos, caminhando de maneira correta e segura.
Muitos buscam conselhos e orientações com pessoas que não conhecem a Palavra de Deus. Novamente citamos o salmista:
“Bem-aventurado aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios...” (Salmo 1:1)
Devemos aprender a buscar orientação na Palavra de Deus. Alguém que não conhece a palavra dificilmente irá nos ajudar nos momentos difíceis. Feliz é aquele que busca na Palavra as orientações e conselhos necessários.
A Palavra de Deus nos alimenta espiritualmente!
Assim como precisamos nos alimentar fisicamente, também precisamos nos alimentar espiritualmente. Por isso o Senhor Jesus afirmou:
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus!” (Mateus 4:4)
A Palavra de Deus é como pão espiritual que nos alimenta e nos fortalece. Quando não nos alimentamos nos tornamos desnutridos e fracos. O mesmo acontece espiritualmente. Quando não lemos e não meditamos na Palavra nos tornamos desnutridos espiritualmente. Precisamos nos alimentar diariamente da palavra de Deus. Já aprendemos sobre a fidelidade no tempo. Sendo fiéis no tempo para Deus também o seremos na leitura da Palavra.
A importância da meditação na obediência da Palavra!
Todos sabemos o fato de que nossas atitudes são fruto daquilo que pensamos e projetamos em nossa mente. A maneira como alimentamos a nossa mente irá determinar nossas atitudes; se elas são ou não coerentes com a Palavra de Deus. Por isso Paulo nos exorta:
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” (Colossenses 3:2)
Alimentamos nossa mente com as coisas do alto quando desenvolvemos o hábito de meditarmos na palavra de Deus. Por isso o texto de Josué citado no início destaca a importância da meditação na palavra. Quando enchemos a nossa mente da Palavra de Deus torna-se mais fácil agirmos de acordo com ela. Pense nisso. Seja fiel ao Senhor na obediência à sua Palavra.
No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga