NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 17 de setembro de 2013


"Caminhando com Jesus!"
(Evangelho de João - Cap. 9)

       Caminhar com Jesus é uma experiência maravilhosa. Mas, como podemos caminhar com Jesus? O que significa caminhar com Jesus? Caminhamos com Jesus quando entendemos o seu projeto de vida, sua proposta, e nos dispomos a seguir seus ensinamentos. Muito se fala hoje sobre Jesus, mas poucos realmente entendem a proposta do seu evangelho. O texto do evangelho de João, capítulo 9, nos conta a história da cura de um cego de nascença. Ao lermos esta história, descobrimos verdades que são entendidas quando caminhamos com Jesus. Vejamos algumas destas verdades:


1. Nem sempre encontraremos respostas para nossas interrogações!

       O verso 2 nos traz a pergunta feita pelos discípulos de Jesus: "...Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego." Existe dentro de nós um profundo anseio de encontrar respostas para tudo o que acontece em nossa volta. Queremos entender, encontrar a causa de um fato; sentimo-nos seguros quando podemos determinar os "porquês" disso ou daquilo. Com os discípulos de Jesus não era diferente. Eles queriam saber  porquê aquele homem havia nascido cego. Jesus, então, descarta as possibilidades apresentadas pelos seus discípulos, afirmando que a difícil experiência de cegueira daquele homem tinha um propósito: manifestar as obras de Deus! (Vs.3) Nem sempre vamos encontrar as respostas para o que queremos compreender, mas podemos ter a certeza de que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus. (Romanos 8:29). Ele tem um propósito para tudo.   

Tenho facilidade para compreender que nem sempre vou achar respostas para todas minhas perguntas? Creio, realmente, que Deus tem um propósito para todas as coisas?

2. Em Cristo estamos livres de toda superstição religiosa!

       Entende-se por superstição uma crença não fundamentada corretamente, mística. A causa da cegueira daquele homem presente na resposta sugerida  pelos discípulos, revelam duas superstições religiosas: "...quem pecou? Ele ou seus pais?" Primeiro, existe o pensamento religioso que atribui toda doença ao pecado. Se alguém está doente é porque pecou! Em segundo lugar, também encontramos no texto a ideia de que carregamos as consequências dos pecados de nossos pais. É o que se chama hoje de "maldição de família". Duas ideias que não estão presentes no evangelho de Jesus. Aliás, o profeta Ezequiel já havia advertido o povo para que não ensinasse sobre maldição de família, pois isso irritava ao Pai. (Ezequiel 18.1 a 3) Quando caminhamos com Jesus estamos livres destas superstições. Cremos que em Jesus somos abençoados, não obstante ao fato de ainda sermos seres humanos, limitados e sujeitos às adversidades da vida. Ficar doente não significa que pecamos ou que estamos carregando alguma maldição, mas que somos de carne e osso, respiramos e estamos sujeitos às enfermidades. Existem muitas outras superstições religiosas, como por exemplo deixar a Bíblia aberta no Salmo 91 para dar proteção ao lar, comprar objetos ungidos para ser abençoado, etc. Cristo é a nossa benção! Quando temos Jesus no coração e caminhamos com ele somos abençoados e vivemos em paz.

Você acha que existem superstições no meio evangélico brasileiro? Será que as vezes não desenvolvemos algumas superstições?

3. A pior cegueira é a espiritual!

       No final do capítulo encontramos o diálogo de Jesus com o ex-cego: "Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou." (João 9.35 a 38) Jesus já o havia curado da cegueira física, mas ele ainda precisava ser curado da cegueira espiritual. Por isso Jesus lhe pergunta: "Crês tu no filho do homem?"

       Paulo diz em II Coríntios 4:4 que o nosso adversário cega o entendimento dos incrédulos para que não possam ver as maravilhas de Deus. A fé em Jesus nos cura desta cegueira espiritual, para que possamos enxergar as maravilhas de Deus em nossa vida. Pela fé podemos ver até mesmo aquilo que é impossível para quem não crê.


O que significa ser cego espiritualmente? Quais os benefícios de sermos curados da cegueira espiritual?