NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 6 de dezembro de 2009

Olá amados, graça e paz!

A Palavra de Deus afirma que o Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em
verdade. (João 4:23). A ministração desta semana fala sobre como podemos expressar a nossa adoração ao Pai; enfatizando que a adoração libera as bençãos de Deus sobre a nossa vida. Que o Senhor traga revelação sobre esta palavra, edificando-nos e fortalecendo-nos para a sua honra e glória.

N'ele, que é digno de toda a adoração,

Pr. José Carlos F. Alvarenga.

“A ADORAÇÃO LIBERA AS BENÇÃOS DE DEUS”
 (II Crônicas 7:1 a 3)



- A palavra de Deus nos informa que Ele já nos abençoou (Efésios 1:3); e Ele o fez porque desde o início ele desejou nos abençoar (Gênesis 1:27 e 28). A benção de Deus está sobre nós, aleluia!


- Quando tomamos consciência desta verdade, a questão deixa de ser se somos ou não abençoados, e passa a ser: Como podemos desfrutar destas bençãos? O que fazer, como proceder para que as bençãos de Deus sejam liberadas sobre nossa vida?


- O texto de II Crônicas 7:1 a 3 nos ajuda a respondermos à estas questões. Segundo o que lemos nos capítulos que formam o contexto do capítulo 7, o Rei Salomão está dedicando o templo que fora contruído para o Senhor. Esta dedicação envolve sacríficios e orações de gratidão e reconhecimento. É a adoração que parte do Rei e de todo povo em direção a Deus.


- E é em meio à este ambiente de adoração que Deus manifesta a sua presença, seu poder e a sua benção sobre o povo. Isso fica bem claro ao lermos os primeiros versos do capítulo 7.


- Vemos aqui um princípio espiritual ligado a adoração: Onde há adoração, há também a manifestação do poder e da benção de Deus! Este princípio é confirmado pelo salmista quando ele diz: “Porém tú és santo, o que habita entre os louvores de Israel.” (Salmo 22:3) A palavra “habita” neste verso tem o sentido de algo dinâmico, que indica a ação de Deus em resposta aos louvores do seu povo. Por isso a Bíblia na Linguagem de Hoje traduz este texto assim: “...sentado no teu trono, recebes os louvores de Israel.” Se recebe é porque aprova, e se aprova abençoa; porque onde há adoração, há manifestação do poder de Deus!


- Mas, qual o significado da palavra adoração? O que podemos entender por adoração?


Adoração!


- A palavra adoração significa “prostrar-se reverentenmente”, “honrar”, “agir com respeito”. O dicionário Michaellis conceitua adoração como “demonstração de respeito e submissão”.


- Todas estas definições confirmam o sentido bíblico de adoração. Adorar a Deus significa honrá-lo, respeitá-lo, vier de maneira submissa à sua vontade.


- No Antigo Testamento a adoração era feita principalmente por meio dos sacrifícios que eram oferecidos a Deus. No livro de Levíticos, que trata dos vários sacrifícios que eram oferecidos, vemos três elementos envolvidos no sacrifício: O altar, a oferta e o fogo. Quando a oferta era oferecida no altar e Deus a aceitava, descia fogo do céu para consumir a oferta, confirmando assim a aprovação de Deus.


- O Antigo Testamento fala da velha aliança, entre Deus e Israel. E quanto à nós, que vivemos sob a nova aliança, como podemos expressar a nossa adoração? O Novo Testamento, ao falar de “sacrifício”, apresenta-nos duas idéia sob como expressar nossa adoração.


1º Adoração como sacrifício de Louvor!


- O escritor da Carta aos Hebreus afirma: “Portanto, ofereçamos sempre por Ele a Deus sacrifício de louvor, istoé, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hebreus 13:15).


- A segunda parte deste verso nos ensina que “sacrifício de louvor” tem a ver com “o fruto dos lábios”, ou seja, com palavras que são pronunciadas em louvor a Deus por meio de Jesus.


- Sacrifício de louvor é exaltar a Deus, declarando aquilo que ele é, e também o que ele tem feito. Isso deve acontecer individualmente, em nosso momento de comunhão com o Pai; e também coletivamente, quando a Igreja está reunida em adoração.


- Palavras de adoração podem ser expressadas em oração ou através de hinos e cânticos. Precisamos desenvolver este tipo de adoração, deixando de lado toda a timidez, expressando nosso amor e reconhecimento ao Pai. Quando nos envolvemos em adoração Deus manifesta a sua presença, o seu poder, liberando suas bençãos sobre nós.


- Esta foi a experiência do povo de Deus na época do Rei Jeosafá. O capítulo 20 do segundo livro das Crônicas nos conta a história de como o povo de israel venceu uma batalha quando louvava a Deus. O verso 22 diz: “E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amon e de moabe...” Quando nos voltamos para o Senhor em adoração, ele opera maravilhas em nossa vida!


2º Adoração como dedicação da nossa vida a Deus!


- Em sua carta aos Romanos Paulo afirma: “Rogo-vos pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que o vosso culto racional.” (Romanos 12:1) Aqui a palavra “sacrifício” está associada à uma entrega total a Deus. Se no antigo Testamento o sacrifício envolvia a dedicação de um animal limpo, puro, o melhor do rebanho; aqui Paulo nos exorta a apresentarmos a Deus uma vida pura, santa, oferecendo a ele o melhor de nós.


- Neste sentido, adoração é ter Deus como o centro de tudo o que faço, o centro da minha existência. Assim, nossa adoração se manifesta por meio das nossas atitudes, da nossa conduta, que deve expressar toda a minha submissão à vontade do Pai. Eu adoro a Deus a cada momento da minha vida, honrando e obedecendo a ele em tudo.


- Esta idéia de adoração confirma a primeira. As duas precisam caminhar juntas. Não adianta oferecer sacrifícios de louvor, honrar a Deus com os meus lábios durante a reunião da Igreja, se eu não viver uma vida de santidade e submissão a ele.


- Quando ofereço minha vida como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, o “fogo” da aprovação desce sobre a minha vida, trazendo a manifestação da presença abençoadora de Deus.


Conclusão


- Ao estudarmos a Palavra de Deus percebemos que as formas de expressarmos nossa adoração a Deus podem mudar com o tempo, mas os princípio permanece o mesmo: Onde há adoração, há manifestação da presença de Deus! E onde há a manifestação da presença de Deus, há também liberação das suas bençãos sobre nós. Por isso, vivamos como verdadeiros adoradores, cuja adoração que procede dos nossos lábios é acompanhada por uma vida de santidade e obediência ao Pai.