NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 6 de abril de 2014

“Vencendo o sentimento de culpa!”

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas.” (Heb.12.20)

Pr. José Carlos F. Alvarenga

Algumas questões para pensarmos:

Você já sentiu culpado alguma vez?
O que o sentimento de culpa pode nos causar?
Quais as consequências que a culpa pode trazer para os nossos relacionamentos?
Como podemos vencer o sentimento de culpa?

1. Causas da culpa

Há muitas coisas que podem nos causar culpa: Religião, que por meio dos seus dogmas e regras de comportamento podem impor sobre nós um sentimento de culpa; morte de algum ente querido, quando achamos que podíamos ter feito algo mais por ele; manipulação de alguém sobre nós; acusações, regras abusivas, críticas exageradas, erros cometidos, e por ai vai.

2. Consequências da culpa

Quando nos sentimos culpados, muitas características de comportamento podem surgir em nós: Preocupação excessiva com a opinião dos outros; baixa auto-estima; sentimento de Rejeição, necessidade de agradar sempre os outros; dificuldade em dizer “não”; dificuldade em fazer algo só para si; auto-punição, etc.

Estas características, com certeza, atrapalham em muito nossos relacionamentos. precisamos encontrar um caminho que nos leve a vencermos todo sentimento de culpa que possa surgir em nossa caminhada.  

3. Vencendo a culpa!

O texto de hebreus nos ajuda e muito no que diz respeito a vencermos a culpa. Em primeiro lugar podemos destacar a paz como um sentimento ou estrado que nos ajuda a colocarmos em ordem nosso mundo interior, nos fortalecendo assim para vencermos a culpa. O texto diz: “Ora, o Deus de paz...” Quando estamos em paz dificilmente a culpa irá se apossar da nossa alma. Em cristo temos paz. O apóstolo Paulo afirma: “TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rom.5.1)

Em segundo lugar, lemos no texto:  “...nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor de ovelhas...” Jesus é aquele que cuida de cada um de nós, oferecendo-nos perdão,  equilíbrio, segurança.  Ter Jesus como nosso pastor é poder contar com um amigo nas horas difíceis, de profunda solidão e, às vezes, de opressão pela culpa. Jesus nos liberta de todo sentimento de culpa!