NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 5 de junho de 2016


Uma escolha correta!
(Josué 24.14 a 23)

- Fazer escolhas é algo totalmente inerente à nossa vida. Diariamente, a todo momento, precisamos tomar decisões, fazer escolhas. O que vestir...onde comer, o que comer... 

- Escolha é algo pessoal. Enfrentamos problemas quando queremos interferir nas escolhas do outro, sem que sejamos convidados a opinar.

- Somos fruto de nossas escolhas! Escolhas que foram acontecendo ao longo da nossa história. Assim sendo, é importante que façamos escolhas corretas. Uma escolha errada pode nos trazer consequências terríveis e até mesmo comprometer nossa própria vida. Precisamos fazer escolhas inteligentes!

- O texto lido nos mostra alguns princípios inerentes à uma escolha correta. São eles:

Reflexão! Vs.15

- “Se vos parece mal...escolhei!” Josué convida o povo a uma reflexão. Eles precisavam considerar o que era melhor para eles. Servirem a Deus ou aos deuses de outros povos. 

- Uma escolha ccorreta será sempre fruto de uma reflexão séria, madura. Cuidado com aqueles que desejam impor a você uma decisão sem reflexão. Josué já havia preparado seus seguidores com subsídios suficientes para que eles pudessem refletir e tomar uma decisão. 

- Houve um momento interessante no ministério de Jesus, quando ele foi questionado pelos religiosos de sua época sobre que atitude tomar em relação à uma mulher pega em flagrante adultério. (João 8) A história diz que enquanto ouvia a questão, Jesus escrevia no chão. Por quê? Penso que Jesus, ao escrever no chão, refletia sobre o que estava sendo perguntado. 

- Nunca tome uma decisão sem antes refletir, considerar.

- Uma escolha correta é fruto de reflexão.

Consideração dos fatos! Vs. 17

- Nossa reflexão deve ser auxiliada por fatos. Contra fatos não há argumentos!

- Ao ser desafiado a tomar uma decisão, o povo passou a considerar os fatos que envolviam sua história com Deus. Eles relembraram a libertação do Egito e dos milagres vividos ao longo de sua caminhada no deserto. Josué já havia mencionado de maneira detalhada estes fatos no início do capítulo; agora o povo considera estes fatos para fazerem uma escolha acertada.

- Suponhamos que você vá comprar um apartamento. Para escolher corretamente o apartamento a ser comprado, você precisa levar em consideração muitos detalhes. Alguns são fundamentais, como por exemplo a construtora que fez o apartamento. Quais são os fatos que envolvem a história desta construtora? Estes fatos oferecem credibilidade a ela? Sem estas considerações, você estará correndo grande risco em sua escolha. 

- Uma escolha correta, precisa levar em consideração os fatos ligados a ela.

E, por último...

Consciência das consequências de sua escolha! Vs.23

- Toda escolha traz consequências! Boas ou más. E toda escolha implica em renúncia! Não havendo o que renunciar, não há necessidade de se escolher!

- Quando escolhemos um carro branco, renunciamos às outras cores. Quando tomamos a decisão de emagrecer, estamos renunciando à  uma série de guloseimas, o que representa um grande desafio.

- A escolha dos hebreus em servir a Deus, implicava em se desfazer dos ídolos que foram se juntando à eles em sua caminhada pelo deserto. Isso não significava apenas um ato exterior, mas, principalmente, interior. Era preciso “inclinar o coração ao Senhor” (vs. 23).

Conclusão

- Há uma escolha que precisamos fazer em nossa vida e que diz respeito à nossa espiritualidade . Servir ou não a Deus! Incluir Deus em nossa agenda! Esta escolha trará consequências para o resto da nossa existência. Bênçãos, mas também renúncia. Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24)

- Para tomarmos esta decisão precisamos refletir e considerar fatos ligados a Deus e à  sua palavra. Entre os fatos que devemos considerar, o principal nos foi lembrado pelo escritor da Carta aos Hebreus: “Olhando firmemente pra Jesus, autor e consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta; suportou a cruz desconsiderando o desprezo sofrido...considerai, pois, atentamente, aquele que suportou grande oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, abatendo-vos em vossa alma.” (Hebreus 12.2 e 3)

- Façamos a escolha correta. Sirvamos a Deus!