NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 6 de julho de 2010

SEMANA DE ORAÇÃO!!
(05 a 09/06)

Durante esta semana - de segunda a sexta - estaremos orando sempre às 5:30 da manhã. Venha participar conosco de momentos preciosos na presença do nosso eterno Pai.


Estamos publicando a ministração desta semana para os Grupos Familiares. Nesta semana, estaremos estudando sobre a importância das nossas palavras. Vale a pena conferir!

No amor de Cristo,

Pr. José Carlos F. Alvarenga



Palavras que Edificam!


O que falamos tem grande significado para Deus e para a nossa vida espiritual. A importância das nossas palavras é confirmada por Jesus quado ele diz: “Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo” (Mateus 12:36). Ao pronunciar estas palavras, Jesus chama-nos a atenção para a responsabilidade que devemos ter ao pronunciar nossas palavras.

Vejamos, então, o que a Bíblia nos orienta em relação ao uso das palavras e quais os princípios que devem ser observados em relação ao assunto.

1. Evitando os chamados “palavrões”

O apóstolo Paulo nos exorta: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe...” (Efésios 4:29) O dicionário Aulete define a palavra “torpe” como tudo aquilo que ofende a decência, a moral e os bons costumes. É exatamente este o sentido da palavra “torpe” no texto citado. Palavras indecentes, devem ser evitadas por todos aqueles que desejam agradar a Deus. Como discípulos de Jesus, devemos ter o cuidado de não pronunciar os chamados “palavrões”, tão comuns hoje em nossa sociedade.

2. Evitando as “fofocas”

Outro tipo de palavra que deve ser evitado pelo discípulo de Jesus é aquele que gera a chamada “fofoca”. A “fofoca” acontece quando fazemos comentários impróprios – verdadeiros ou não – sobre alguém. O livro de Tiago afirma que a língua é como uma pequena faísca, capaz de incendiar um bosque (Tiago 3:5 e 6). A fofoca pode destruir uma família, uma Igreja, abalar relacionamentos. Se naõ podemos dizer algo bom de alguém, então é melhor que fiquemos calados.

3. Duas coisas a considerar

Ainda sobre o texto do apóstolo Paulo aos discípulos de Éfeso, convém destacarmos duas coisas que devem ser consideradas antes de dizermos algo. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas somente a que for boa para a edificação, para que dê graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29). Antes de falarmos algo, convém perguntar a nós mesmos: 1) Vai edificar? O que eu vou dizer vai acrescentar algo importante à vida dos ouvintes? 2) Vai abençoar? “Dar graça”, ou “Conceder graça”, no texto acima significa “abençoar”. Nossas palavras devem abençoar nossos ouvintes.

Creio que se observarmos as orientações acima, nossas palavras irão glorificar a Deus. É importante que haja em nós o mesmo desejo do salmista: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, rocha minha e libertador meu.” (Salmo 19:14)