NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 10 de março de 2013


             “Crer é mais que acreditar!”
                        (II Timóteo 1:12)

Você já se decepcionou com alguém ou com algum acontecimento em sua vida? Esta semana assisti a uma entrevista concedida pela mãe de Elisa Samúdio, jovem que foi brutalmente assassinada, onde ela dizia: "Estou sem chão!" Ela demonstrava sua profunda decepção em relação à justiça brasileira. Infelizmente, não estamos livres de decepções. Elas podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar.

O apóstolo Paulo sabia que no decorrer da nossa caminhada neste mundo estaríamos sujeitos a decepções. Ele mesmo escreve: "Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes." (II Timóteo 1:15) No momento em que mais precisava, Paulo foi abandonado por alguns de seus amigos. Entretanto, Paulo sabia que podia contar com a ajuda do Senhor Jesus Cristo, crendo que Jesus jamais o decepcionaria. Por isso ele escreve: "Mas eu sei em quem tenho crido!" Esta fé presente na vida de Paulo era fruto de uma entrega total, de um relacionamento com o mestre. Para Paulo, crer era muito mais do que simplesmente acreditar! Quando lemos o primeiro capítulo da segunda carta de Paulo a Timóteo, entendemos que...

Crer é fruto de uma decisão consciente!  

O verso 12 começa da seguinte maneira: "Mas eu sei..." É como se Paulo estivesse dizendo: "Eu tenho plena consciência da minha fé! Sei em quem tenho crido" A fé é fruto de uma decisão inteligente, consciente. O acreditar, muitas vezes, é fruto da emoção. As decisões que tomamos com base em nossas emoções nem sempre permanecem, mas quando decidimos de maneira consciente permanecemos. Por exemplo: muitas vezes compramos algo baseados em nossas emoções acreditando que fizemos uma ótima compra, mas depois de pensarmos melhor percebemos nosso engano e às vezes até nos arrependemos de ter feito tal compra. Muitos acreditam mas não creem! Hoje em dia muitos tem apresentado o evangelho como se fosse mais um produto entre os muitos que já existem por aí em matéria de crença. São "pregadores vendedores" que sabem alcançar as emoções dos fiéis gerando neles uma crença, mas não a verdadeira fé em Jesus Cristo. Por isso muitos não tem permanecido!

Paulo sabia que a fé em Cristo era fruto de um entendimento que nos leva a uma decisão consciente e por isso ele escreveu: "nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (II Cor.4:4) Em relação à conversão, a obra de satanás, segundo Paulo, consiste em bloquear o entendimento das pessoas, impedindo assim o processo de fé.

Crer é mais do que acreditar! É tomar uma decisão inteligente, consciente de seguir a Cristo, entregando-se totalmente a Ele.

Minha fé baseia-se apenas em emoções ou em uma decisão consciente de seguir a Cristo?

Mas ao ler as palavras de Paulo a Timóteo também entendemos que...

Crer é ter convicção plena do poder de Deus!

Diz o apóstolo: "...e estou bem certo que é poderoso..." Paulo tinha plena convicção do poder de Deus. Sua conversão se deu em meio à manifestação deste poder (At.9:1 a 8). A restauração da sua visão também foi fruto do poder de Deus (At.9:18). Ele foi livre da prisão pela manifestação do mesmo poder (At.16:35). Paulo via a manifestação do poder de Deus em seu dia-a-dia e isso acontecia porque ele cria plenamente neste poder.

Aqui também há uma grande diferença entre acreditar e crer no poder de Deus. Os que acreditam não se entregam totalmente a Deus. Ás vezes até frequentam as reuniões da Igreja, mas não se dedicam totalmente ao Senhor. Não priorizam o Reino de Deus como Jesus nos orientou (Mt.6:33) Quando cremos no poder de Deus nos entregamos totalmente a Ele! Priorizamos a atividades relacionadas ao seu Reino, porque cremos e sabemos que ele está cuidando de tudo!

Quando cremos em Jesus entendemos melhor as palavras de Paulo: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera..." (Efésios 3:20)

Deus é poderoso para agir em nossa vida, mas precisamos crer realmente nele, demonstrando isso através da nossa obediência e dedicação. Quando nos entregarmos totalmente ao senhor veremos a manifestação do seu poder em nossa vida! Como diz a canção: "Quando tudo perante o Senhor estiver, e todo o teu ser ele controlar...só então hás de ver que o Senhor tem poder!"

Temos crido realmente no poder de Deus, a ponto nos entregarmos totalmente a Ele, priorizando o seu reino, descansando nele?