NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 12 de agosto de 2014


JOSÉ, UM PAI A SER IMITADO
Mateus 1:18-25

Pra. Elizaura Giroux Alvarenga

   José, pai adotivo de Jesus. Alguém que Deus pôde contar para criar Seu filho. Que honra para José...e que responsabilidade! José foi escolhido por Deus para cuidar, proteger, ensinar o que tinha de mais valioso, seu único filho. 
   Jesus como homem teve que aprender a viver como homem (higiene, vestir, calçar, etc.) A história nos ensina que estas orientações iniciais eram feitas pelo pai, principalmente se tratando do primogênito.
    José foi um pai especial, destacaremos 3 atitudes na vida dele que devem ser imitadas: 
 
COMO JOSÉ, PRECISAMOS ACEITAR E CUMPRIR O PLANO DE DEUS PARA A NOSSA VIDA! Mt. 1:16 e 17

       A Bíblia no diz que muito antes de Jesus nascer já havia uma profecia sobre o seu nascimento.   A profecia dizia que Jesus nasceria da tribo de Judá, da raiz de Jessé, do trono de Davi. A linhagem necessária para o cumprimento da profecia estava em José.
       Ele entendeu seu papel e mesmo sendo difícil de compreender aquela situação, aceitou o desafio e obedeceu a orientação de Deus cumprindo o seu papel na realização do projeto de Deus.

Aplicação :  Temos cooperado para que o plano de Deus seja cumprido na vida dos nossos filhos? Temos entendido o valor e a responsabilidade que temos na vida dos nossos filhos? Quanto tempo temos investido na educação espiritual dos nossos filhos?

2.  PRECISAMOS IMITAR A NOBREZA DE JOSÉ – Mateus 1:19

       Na época de José rompimento de um noivado era algo muito sério, poderia chegar ao apedrejamento da noiva se ela desse motivo para esse rompimento. Segundo o texto que lemos, José com dificuldade de aceitar a gravidez de Maria chegou a pensar em rompimento, mas de maneira que não prejudicasse a vida de Maria, ele assumiria o filho como se fosse dele, assumiria a culpa da separação, livrando Maria de qualquer acusação.  

       Nossos filhos precisam ver atitudes de nobreza em nós. É preciso ter atitudes que mostrem o caráter de Cristo sendo formado dia após dia em cada um de nós. Gritaria, grosseria, brigas, maus tratos não fazem parte do caráter de um discípulo.

Aplicação: Meus filhos têm aprendido a serem nobres com minhas atitudes?

3. PRECISAMOS IMITAR JOSÉ NO RECEBIMENTO DA PALAVRA E NA OBEDIÊNCIA – Mt.1:24
       José passou por cima do seu orgulho, preconceito e decidiu ouvir e obedecer a voz de Deus. Certamente, não foi fácil para José obedecer a voz do Senhor. Mas, sua obediência tornou-se referência para nós.
       Você é tão importante na educação espiritual do seu filho, que o relacionamento dele com Deus está intimamente ligado ao seu relacionamento com ele.  A figura do pai era tão importante no passado que servia como referência na apresentação das pessoas (ex.  Tiago, filho de Alfeu).

Aplicação:  Você tem sido referência na vida do seu filho?


  Que Deus nos ajude a aprender com José a cooperar para que o plano dele se realize na vida dos nossos filhos, a viver uma vida de nobreza de maneira que nos filhos naturalmente apresentem tais atitudes e que sejamos sensíveis a receber a palavra de Deus e obedecê-la, servindo de exemplos para nossos filhos, ensinando-os a amarem a Deus sobre todas as coisas, sendo homens e mulheres com o caráter de Cristo e fazendo a diferença por onde passarem.