NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 10 de julho de 2011

Visão Panorâmica da Obra de Deus IV



Estamos dando continuidade às ministrações sobre a Visão panorâmica da Obra de Deus. Hoje falaremos sobre mais uma ferramenta que o Senhor nos dá para a realização da sua obra: o Espírito santo. Que o Senhor nos edifique através desta palavra.


No amor de Cristo,
Pr. José Alvarenga.


“As ferramentas de Deus para a realização do seu eterno propósito”


Vimos nas semanas anteriores que para realizarmos qualquer tipo de obra precisamos de ferramentas adequadas. Não basta termos ferramentas, precisamos das ferramentas certas. Na realização da obra de Deus não é diferente. O Senhor nos oferece algumas ferramentas que são indispensáveis na realização do seu propósito. Entre estas ferramentas está o Evangelho do Reino, a Palavra de Deus e a oração; sobre os quais falamos nas semanas anteriores. Hoje vamos ver a última ferramenta que o Senhor nos oferece: o Espírito Santo!

Ao falar sobre a sua partida, o Senhor Jesus fez uma promessa aos discípulos: “...ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:16). Ele falava sobre o Espírito Santo. Todos nós precisamos do Espírito Santo para realizarmos a obra de Deus. Veja o que a Palavra afirma:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”
(João 14:26)

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:13)

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (I Timóteo 1:7)
  
Segundo o que lemos nos textos acima, o Espírito Santo nos auxilia:

- Nos ensinando;
- Nos fazendo lembrar as palavras de Jesus;
- Nos dirigindo para que andemos segundo a verdade de Deus;
- Nos dando ousadia, amor e moderação.

Além de tudo isso, o Espírito Santo também nos capacita com dons para realizarmos a obra de Deus:

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil...
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (I Coríntios 12:7 e 11)

Estudaremos posteriormente sobre os dons espirituais. Agora queremos apenas enfatizar que os dons do Espírito nos ajudam e nos capacitam para realizarmos a obra de Deus, ou seja, para fazermos discípulos.

Percebemos que sem o Espírito Santo é impossível realizarmos a obra de Deus, fazendo discípulos. Por ser uma obra de caráter sobrenatural, não há em nós competência para realizá-la. Somos apenas instrumentos que, sob a ajuda do Espírito Santo, são usados para a edificação da Igreja. O mérito e a honra de qualquer realização nossa na obra do nosso eterno Pai pertencem a Deus, ao Espírito Santo e ao Senhor Jesus!