NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A importância do Jejum!

A Importância do jejum!
(2ª parte)

Estaremos hoje dando continuidade ao estudo sobre jejum iniciado na quarta-feira que passou. Cremos ser importante aprendermos sobre esta prática espiritual tão importante para o nosso crescimento espiritual. Que o Senhor nos traga edificação através desta palavra.

Porquê devemos Jejuar?

Há vários motivos para jejuarmos. Já vimos dois deles. Em primeiro lugar devemos Jejuar por que Jesus nos deixou o exemplo. Só este motivo seria suficiante para jejuarmos. Mas vimos também a importância do jejum para enfrentarmos algumas situações que exigem maior preparo espiritual. Além disso, o jejum também é importante por outros dois motivos. Vejamos:

1.     Para recebermos orientação do Senhor: (Atos 13:1 e 2)
2.     Para exercermos domínio sobre o nosso corpo: 
     (I Cor.9:27; Fil.3:19; II Cor.6:5 e 11:27)


 Jesus – Nosso maior Exemplo

“Pois foi para isso que Ele nos chamou. O próprio Cristo sofreu por nós e deixou o exemplo para que sigam os seus passos.” (I Pedro 2:21)

Jesus é o nosso alvo de vida.O desejo do Pai é que vivamos como Jesus viveu. Quando observamos a disciplina espiritual de Jesus, percebemos a presença da oração e também do Jejum. (Mateus 4:1 e 2)

Antes de começar o seu ministério Jesus se dedicou à oração e ao jejum. Ele o fez porque reconheceu a importância desta prática, e também para nos deixar o exemplo a ser seguido. Se Jesus jejuou, porque não o faríamos?

Como Jejuar?

Hoje, muitas denominações evangélicas ensinam sobre vários tipos de jejum. Alguns falam sobre “jejum de televisão”, ou seja, abster-se de ver televisão por um período, outros falam sobre “jejum do lazer”, etc. Entendemos que a Bíblia, ao falar de jejum, está tratando do abster-se de alimentos. Jejuar é deixar de ingerir alimentos, parcial ou totalmente. Queremos destacar três tipos de jejum que encontramos na Bíblia. Ao decidir fazer um jejum, você poderá optar por algum destes exemplos, segundo o que sentir como sendo orientação de Deus. 

Em primeiro lugar podemos jejuar parcialmente, ingerindo apenas algum tipo de alimento. Este jejum foi feito por Daniel, que optou por comer apenas legumes e beber água. (Livro de Daniel 1:12). Esse é um jejum leve, bom para aqueles que estão iniciando esta prática.  O jejum praticado por Jesus no início do seu ministério nos sugere a abstenção total de alimento. A Bíblia diz que após 40 dias de jejum Jesus teve fome, mas não sede, o que nos leva a concluir que o jejum praticado por Jesus, nesta ocasião, incluíu água. (Mt.4:1 e 2). Por último, temos o jejum total; também conhecido como “jejum sobrenatural”, onde nos abstemos de alimento e também de água. Este jejum foi praticado por Moisés (Êxodo 34:28); e deve ser adotado a partir de uma profunda convicção vinda de Deus. 

Por quanto tempo devemos jejuar?

Encontramos na Bíblia exemplos de jejuns de um dia (Esdras 8:21), de três dias (Ester 4:16); de 21 dias (Daniel 10:2 e 3) e de 40 dias (Jesus e Moisés); além de outros. Nunca inicie um jejum muito longo sem antes compartilhar o seu desejo com o seu discipulador. É bom começarmos jejuando parcialmente, por um dia. Conforme você for desenvolvendo a disciplina do jejum, poderá, gradativamente, alterar o tipo e o tempo do jejum; sempre sob a orientação do líder.

O importante é começar a desenvolver o hábito de jejuar. Cremos na importãncia do jejum; nos benefícios espirituais e físicos que ele pode nos trazer.  

No amor de Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga.