NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 22 de março de 2015

“Preservando a nossa fé!”
(II Tim. 3.14 a 17 e 4.7)

- A Fé é algo de fundamental importância para a nossa vida. No plano espiritual, não há como nos relacionarmos com Deus sem fé. Não há como agradá-lo! (Hebreus 11.6) Consequentemente, se temos fé e cultivamos um relacionamento com Deus, nossa vida caminhará melhor em todas as outras áreas.

- Por isso, devido a importância da fé, precisamos preservá-la. No texto lido o apóstolo Paulo nos motiva a “guardar a nossa fé”, a partir da sua própria experiência. Ele declara: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé!”

1. Coisas que muitas vezes ameaçam a nossa fé!

- Ao destacar o fato de que “guardou” a sua fé, Paulo nos conduz a uma reflexão sobre o fato de que existem ameaças à nossa fé. Só guardamos ou protegemos algo quando há o risco de perda. Assim sendo, existem algumas ameaças à nossa fé e se não atentarmos para essas ameaças poderemos até mesmo “perder” a fé.

1.1  O mundo e sua maneira de pensar. A primeira ameaça está relacionada ao mundo em que vivemos. A palavra já nos alertava para o fato de que tempos difíceis viriam. O mesmo apóstolo Paulo escreveu: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” (I Timóteo 4.1 e 2) Nosso tempo é marcado por conceitos contrários à palavra de Deus, que muitas vezes influenciam muitos que estão na igreja, a ponto de enfraquecer ou até mesmo destruir a fé destes. Precisamos resistir à mentalidade mundana, desprovida de princípios da palavra de Deus e permanecer em Deus. Outra vez, citamos o apóstolo Paulo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.” (II Timóteo 3.14)

1.2  Situações difíceis que enfrentamos. Uma outra ameaça à nossa fé são as situações difíceis que enfrentamos. Talvez um dificuldade na família, na vida profissional ou uma enfermidade. Situações que nos desanimam e às vezes até nos abalam. Paulo enfrentou muitas dificuldades em seu ministério. Em sua segunda carta aos irmãos de Corinto, ele fala sobre os sofrimentos que passou por causa do evangelho. Mesmo assim ele permaneceu firme no Senhor. Precisamos entender que os momentos difíceis fazem parte da nossa caminhada e é bem melhor enfrentá-los com Jesus!

2       Preservando a nossa fé!

- Diante dessas ameaças como podemos preservar a nossa fé? No texto lido encontramos duas atitudes que podem nos ajudar a preservar a nossa fé.

- Primeiro, valorize a Palavra de Deus! Busque a sabedoria existente na palavra. (Vs.16) Enquanto o mundo cria seus próprios conceitos e princípios, devemos nos voltar para a Palavra de Deus. Nela encontramos a base sólida para o nosso entendimento e também para o nosso caminhar: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” (Salmo 119.105)

- Em segundo lugar, para preservarmos a nossa fé, precisamos nos envolver na obra de Deus. (Vs.17) “boa obra” neste contexto significa “obra de Deus”, a nossa cooperação para que o evangelho cresça e alcance outras pessoas. Paulo está exortando o jovem Timóteo a permanecer firme no Senhor e na realização da sua obra. Quando nos envolvemos com a obra de Deus nossa fé e nosso ânimo são renovados constantemente no Senhor.

Conclusão


- A Palavra de Deus nos fala que o nosso inimigo vem para roubar, matar e destruir. (João 10.10) E uma das coisas que ele tenta roubar, destruir, é a nossa fé. Por isso, devemos permanecer firmes no Senhor, na sua palavra e também na sua obra. Cremos que quando agimos assim, preservamos a nossa fé.