NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 17 de julho de 2011

O modelo de Deus para a realização da sua obra!


 O apóstolo Paulo nos anima: "Sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor..." (I Coríntios 15:58). Mas como podemos ser abundantes na obra de Deus? Como produzir frutos nesta obra? A resposta é simples: seguindo o modelo que ele nos deixou! Muitos querem fazer a obra à sua maneira, do jeito que acha melhor. Entretanto, devemos fazer a obra seguindo o modelo do Pai. Que ele mesmo nos edifique, trazendo revelação sobre esta Palavra.

No amor de Cristo,
Pr. Alvarenga.

O modelo de Deus para a realização da sua obra!

Quando alguém tem em mente um determinado propósito, um alvo para alcançar, deve também planejar os passos que deve dar para alcançá-lo. Não pode agir de qualquer forma, usando qualquer estratégia, "atirando" em qualquer direção. Deve ter uma estratégia específica e buscar os meios coerentes para dar passos que o levarão a alcançar o alvo pretendido.

Assim também é Deus. Ele elaborou o propósito e também definiu os recursos, a estratégia, e quais são os passos que devem ser dados. Deus estabeleceu um modelo para a realização da sua obra. Para andarmos no propósito de Deus e trabalharmos na sua obra, precisamos entender qual é o modelo dele, como ele quer que a igreja funcione.

1. Deus capacita alguns discípulos com dons ministeriais!

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores...(Efésios 4:11)

O apóstolo Paulo deixa muito claro que o Senhor reveste alguns homens com dons ministeriais, ou dons de liderança. Para que Deus faz isso? Para que estes homens realizem a obra? Muitos pensam que sim. A obra de Deus deve ser feita pelos pastores, evangelistas, etc. Mas quando lemos o texto bíblico que se segue ao verso apresentado, vemos algo diferente do que a tradição evangélica ensina. Deus capacita homens com dons de liderança para que estes capacitem a Igreja. Vejamos:

“Querendo o aperfeiçoamento dos santos(...)” (Efésios 4:12)

Isso é o que Deus quer: que todo discípulo seja aperfeiçoado. E este aperfeiçoamento é fruto do trabalho realizado pelos pastores; por aqueles que possuem os dons de liderança. É por isso que os pastores devem gastar seu tempo em oração e estudo da Palavra:

“Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. (Atos 6:4)

Pastores devem estar preparados através da oração e do estudo da palavra para que capacitem os discípulos e ministrem sobre a vida deles para que sejam aperfeiçoados.

2. Todos devem fazer a obra!

Agora, para que os discípulos devem ser aperfeiçoados? A Palavra nos responde:

“...para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo ...”
(Efésios 4:12)

A edificação do corpo, ou seja, a obra de Deus deve ser realizada por todos os discípulos. Todos nós devemos fazer a obra de Deus. Ele não quer que ninguém fique parado. E o que é a obra de Deus? O que Deus deseja que façamos? DISCÍPULOS!!! Fazemos a obra de Deus quando fazemos discípulos. Muitos acham que fazer a obra é possuir muitos cargos na Igreja, participar de atividades, etc. Mas a Palavra nos deixa claro que fazemos a obra quando fazemos discípulos; e todos nós, toda a Igreja é convocada para esta obra.

Este é o modelo de Deus: Ele capacita pastores, mestres, evangelistas; para que estes capacitem a Igreja, afim de que todos trabalhem na obra do Senhor; ou seja, que todos façam discípulos.