NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jesus - Nosso Alvo!

JESUS – NOSSO ALVO!


“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)

Jesus é o nosso alvo! O desejo do Pai é que nos tornemos semelhantes a Jesus, seu primogênito, nosso irmão mais velho. (Hebreus 2:11). O apóstolo Pedro afirma: “Pois, foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo para que sigam os seus passos (I Pedro 2:21). Isso tem a ver com o caráter do adorador. Seguir os passos de Jesus, tornar-se semelhante a ele é cultivar a humildade e mansidão (Mateus 11:29); servir como ele serviu (João 13:14 a 17); amar como ele amou (João 17:18); buscar a santidade (I Pedro 1:15); andar como ele andou (I João 2:6).

Jesus não nos deixou uma religião, um conjunto de regras. Ele nos deixou o seu exemplo, seu estilo de vida. Como discípulos dele devemos desejar ser cada vez mais parecidos com ele. Tê-lo como alvo principal para nossa conduta.

Em sua segunda carta aos coríntios, o apóstolo Paulo fala sobre o tornar-se cada vez mais parecido com Jesus. Vejamos: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor; somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo espírito do Senhor.” (II Cor.3:18). A versão na linguagem de hoje nos dá uma idéia mais precisa deste texto escrito pelo apóstolo Paulo: “Portanto todos nós, com rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante, e nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é espírito.” (II Cor.3:18 BLH)

Ser transformado é avançar em direção ao alvo que é Jesus. Todos nós devemos ser transformados dia após dia. Para que essa transformação aconteça de fato, precisamos entender alguns aspectos deste texto escrito pelo apóstolo Paulo.

“Rosto descoberto!”

Isso tem a ver com transparência. Ser o que realmente somos, sem disfarçes ou máscaras. Uma das coisas que o Senhor Jesus mais condenou foi a hipocrisia. E a hipocrisis é como uma máscara. Significa parecer algo que não somos. Ela esconde o nosso verdadeiro “eu”. Ser discípulo de Jesus é se apresentar como realmente somos. É estar com o “rosto descoberto”. Ser transparente. Ter uma conduta única, quer no convívio com os irmãos, em casa, no trabalho; é ser sempre a mesma pessoa. Estar com o “rosto descoberto” é também não esconder nossas falhas e limitações, mas assumí-las com o desejo de mudar, de ser transformado à imagem de Jesus. Avançar em direção ao alvo que é Jesus só poderá ser uma realidade em nossa vida quando nos apresentarmos com “rosto descoberto”.

“De glória em glória”

A palavra “glória” aparece na Bíblia geralmente com dois sentidos. Primeiro, “glória” significa louvor a Deus. “Digno és, Senhor, de receber glória...” (Apocalipse 4:11). Em segundo lugar, “glória” também pode significar manifestação da presença de Deus: “E acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto, e a glória do Senhor encheu a casa, E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a casa.” (II Crônicas 7:1 e 2) Este segundo sentido é o mesmo usado por Paulo em sua carta aos coríntios. “De glória em glória” significa andarmos na presença do Senhor, buscando a sua vontade e não a nossa. Isso implica em uma mudança de mente. Seremos transformados à medida em que deixarmos o Senhor mudar a nossa mente, nossos valores, através da sua presença em nós. “...mas tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento(...)” (Romanos 12:2ª) Falar de transformação em direção a Jesus é falar de mudança de mente. Mudança na nossa maneira de pensar as coisas. É pensar como Jesus. Colocá-lo como centro de toda a nossa existência.

O desejo de Deus é que cresçamos em direção ao alvo que é Jesus. Para isso, precisamos andar com “rosto descoberto”, sem hipocrisia; sendo o que realmente somos. Precisamos também andar na presença de Deus permitindo que ele mude nossa maneira de pensar, nossa mente. Só assi seremos conforme a imagem do Senhor Jesus.

No amor de Cristo,

Pr. José Carlos Alvarenga.