NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 2 de agosto de 2015



Coisas que jamais devo perder!*
(Parte 2 - Lc. 15.03 a 23)



Algumas questões:

1) Você já perdeu algo muito importante? Quais foram as conseqüências desta perda?

2) É importante nos esforçarmos para não perdermos coisas importantes?

3) Eu mantenho em minha vida um coração sensível a Deus? Amo o meu próximo incondicionalmente? Mantenho uma profunda comunhão com o Espírito Santo ou já perdi estes importantes aspectos em minha vida espiritual?

- Queremos dar continuidade à ministração da última semana, quando iniciamos falando de três parábolas sobre pessoas que perderam algo. Na primeira, temos o pastor que perde uma de suas ovelhas; na segunda, uma mulher que perde uma dracma e na última o pai que perde o seu filho. Todas essas pessoas encontraram o que perderam. Entretanto, nem sempre vamos encontrar o que perdemos!

- A partir desta linha de pensamento, apresentamos na última semana três coisas que jamais devemos perder: 1) O nosso primeiro amor por Jesusç 2) O foco em nossa missão – fazer discípulos eç 3) A consciência da nossa finitude. Perdas que podem trazer sérios prejuízos à nossa vida espiritual.

- Hoje queremos apresentar mais três coisas que jamais devemos perder. A palavra de Deus nos revela que jamais devemos perder...

A benção de um coração sensível a Deus!

- Um coração sensível a Deus nos aproxima cada vez mais d’Ele, tornando-nos íntimos d’Ele. Por isso, o salmista afirma: “O sacrifício aceitável a Deus é um espírito quebrantado; a um coração contrito e quebrantado não desprezarás, õ Deus!” (Salmo 51.17) No mesmo capítulo, um pouco antes deste texto, o salmista pede ao Senhor: “Cria em mim, ó Deus, um coração pura e renova em mim um espírito reto.” (Salmo 51.10)

- Um coração sensível a Deus nos torna pessoas humildes! E a humildade vai gerar em nós, principalmente, duas coisas importantes: 1) Arrependimento e; 2) Desejo de aprender. Arrependimento começa com a ação da palavra, por meio do Espírito Santo, em nosso coração. Quando percebemos que erramos e precisamos mudar de direção, confessamos o nosso pecado, tomamos uma nova atitude e continuamos a caminhar. Somente quem tem um coração sensível a Deus é capaz de se arrepender e confessar pecados, demonstrando humildade e desejo de ser santo diante do Senhor. A humildade, que é fruto de um coração sensível ao Pai, também vai gerar em nós um coração ensinável, desejoso de aprender mais. Às vezes achamos que já sabemos tudo e não precisamos aprender mais nada. Isso é orgulho. A palavra de Deus afirma que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes!”(I Pedro 5.5)

- Em segundo lugar, jamais devemos perder...

O amor pelas pessoas!

- O filho pródigo saiu de casa, mas o pai continuou a amá-lo. Aquele filho desistiu da sua própria família, mas o pai não desistiu dele. Deus nunca desistiu de nós! Nunca devemos desistir de alguém!
- Temos que amar o que Jesus ama e Ele ama as pessoas e não as coisas. Vivemos em um mundo onde se ama mais as coisas do que as pessoas. Ame as coisas e pise nas pessoas! O espírito de competição tomou conta do nosso cotidiano. Devemos ter cuidado para que este espírito não nos domine, fazendo-nos iguais ao mundo. O outro, nosso próximo, não é nosso adversário, mas alguém a quem devemos amar.

- Devemos amar as pessoas incondicionalmente, como Jesus as amou. O exemplo máximo deste amor incondicional é revelado quando Jesus encontra a mulher samaritana no poço de Jacó. Aquela mulher representava toda a impureza, segundo a tradição judaica. Era mulher, sexo considerado inferior e responsável pela queda da humanidade; samaritana, povo considerado impuro pelos judeus e profundamente imoral; pois já havia vivido com cinco homens e o atual nem mesmo era seu marido. Mas Jesus demonstrou um profundo amor por aquela mulher.

Por último, jamais devemos perder...

A comunhão com o Espírito Santo!

- Quando perdemos a comunhão com o Espírito santo começamos a morrer. O Espírito Santo é Deus em nós, manifestando a vida de Deus em nós! Jesus disse que veio para que tenhamos vida e vida em abundância (João 10.10). O Espírito Santo é quem manifesta esta vida em nós.

- Quando perdemos a comunhão com o Espírito Santo, outro espírito tenta ocupar o lugar dele. “Ora, o Espírito do Senhor se retirou de Saul e, com a permissão do Senhor, o atormentava um espírito maligno.” (I Samuel 16.14) Deus continuava dirigindo a história, mas a conduta de Saul o tornou vulnerável à opressão do inimigo.

- A comunhão com o Espírito Santo nos dá sabedoria para entendermos a palavra de Deus: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda verdade...” (João 16.13) Ele também é o nosso principal ajudador, em todas as situações! “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador, que ficará convosco para sempre!” (João 14.16)

Conclusão


Existem coisas que jamais devemos perder. No que concerne à vida espiritual, jamais devemos perder o coração sensível que nos foi dado pelo Senhor; o amor ao nosso próximo e a comunhão com o Espírito Santo. Perder estas coisas representa um grande prejuízo à nossa vida espiritual. Que o Senhor nos conceda graça e sabedoria para guardarmos e cultivarmos estes aspectos em nossa caminhada.