NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 19 de outubro de 2014

“Caminhando em vitória!”

“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.12 a 14)

- Não é fácil caminhar em vitória. Em muitos momentos enfrentamos situações onde fica difícil nos encontrarmos com a vitória. Não obstante à esta realidade Deus deseja que caminhemos em vitória. Deus nos criou para sermos vencedores. Por isso o apóstolo Paulo escreve: Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Romanos 8.37) Em Cristo somos mais que vencedores. Nele podemos caminhar em vitória. No texto lido o mesmo apóstolo Paulo nos dá dicas de como podemos caminhar em vitória, tornando realidade aquilo que Deus planejou para nós. Segundo ele, caminhamos em vitória quando...

1. Superamos o passado!

- Em relação ao passado podemos nos lembrar de coisas boas e ruins. Queremos nos lembrar de algo, melhor que lembremos de coisas boas. Aliás, é muito bom vivermos momentos de nostalgia, quando paramos um pouquinho e relembramos aventuras, momentos felizes que foram vividos. Não há nenhum problema em relação à isso. O problema é quando passamos a viver o passado; quando queremos reproduzir no presente coisas que foram muito boas e das quais não conseguimos nos desprender. Pior ainda é quando nos prendemos a coisas riuins. Experiências que nos machucaram, nos fizeram mal e delas não conseguimos nos desprender.

- O apóstolo Paulo nos ensina que para caminharmos em vitória precisamos superar o passado. Ele sabia o que estava dizendo pois o seu passado era algo muito forte em sua vida. Paulo foi um perseguidor da Igreja. Em Atos 8 vemos o ainda Saulo perseguindo com ódio os cristãos. Certamente, estes momentos traziam muita tristeza ao coração do agora discípulo de Jesus. Talvez muitos até lançavam em rosto o passado de Paulo. Mas, em Cristo, ele aprendeu a superar seu passado.

- Deus quer escrever uma nova história na vida de cada um de nós. Mas, para que esta nova história seja escrita, precisamos superar o passado. Nos desprender dele. Sejam experiências boas ou ruins. Passou! Talvez você não consiga se desprender de algo que o feriu, o magoou. Hoje deus pode libertá-lo deste passado. Em Cristo, você pode vencer qualquer experiência do passado que esteja lhe prendendo.

- Em segundo lugar, caminhamos em vitória quando...

2. Olhamos para frente!     

- Este “olhar para frente” pode ser entendido a partir da expressão “avançando para as coisas que estão diante de mim...” Isso significa que o apóstolo Paulo tinha sonhos, objetivos, coisas a serem alcançadas, e ele caminhava com o olhar nestas coisas. Jesus era seu alvo principal, ele olhava para Jesus, mas seu olhar era sempre dirigido ao futuro.

- Só é possível avançar quando temos sonhos, alvos, objetivos a serem alcançados. Quais são os seus sonhos? Seus alvos? É importante estipularmos alvos para cada área da nossa vida: Familiar, profissional, financeira. Isso nos ajuda a caminharmos olhando “para as coisas que estão à nossa frente.”

- Em terceiro lugar, o apóstolo Paulo nos ensina que caminhamos em vitória quando...   

3. Não paramos!

- O apóstolo Paulo enfrentou muitos e sérios problemas em sua caminhada. Mas nada fez com que ele parasse. A expressão “prossigo” aparece duas vezes: Nos versos 12 e 14. A idéia que o texto trás - como em outros textos de Paulo – e a idéia de um atleta em plena competição. Paulo gostava muito de comparar a trajetória cristã com uma corrida.

- Um atleta não pode parar em meio a uma competição. Parar significa derrota. Por isso, Paulo prosseguia, ainda que em meio à lutas e perseguições. Ele era um trabalhador incansável na obra do Senhor. Olhava para frente, para Jesus; e prosseguia.

- Quando Deus libertou o seu povo do Egito, houve um momento em que o povo precisou tomar a decisão de não parar. Eles estavam entre o mar e o exército de Faraó. Aos olhos humanos, não havia como prosseguir. Ao orar ao Senhor, intercedendo pelo povo, Moisés ouviu do Senhor: “Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14.15) Era necessário prosseguir. Só assim o povo alcançaria as bênçãos da terra prometida dadas pelo Senhor.


- Para caminharmos em vitória precisamos continuar caminhando, aconteça o que acontecer.