NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 2 de julho de 2011

Visão Panorâmica da Obra de Deus!

Visão Panorâmica da Obra de Deus (3ª parte)
“As ferramentas de Deus para a realização do seu eterno propósito”

Qual é a obra que Deus espera que realizemos? Fazer discípulos!

No primeiro estudo sobre as ferramentas que Deus coloca à nossa disposição para trabalharmos na sua obra, aprendemos sobre o evangelho do reino. Somente o evangelho do Reino pode gerar discípulos. O evangelho do reino possui duas características principais: 1) Jesus é o Rei, o centro de tudo e 2) O idioma do reino é o louvor. Nossos lábios devem pronunciar palavras que glorifiquem a Deus. Murmuração, reclamações, fofocas não fazem parte da linguagem do reino de Deus.

Hoje veremos mais duas ferramentas para a realização da obra de Deus: A Palavra de Deus e a oração!

1. A Palavra de Deus! Deus nos deu a sua Palavra escrita para que pudéssemos usá-la na realização da sua obra. Por isso o apóstolo Paulo escreve a Timóteo, seu discípulo:

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (II Timóteo 2:15)

 Podemos relacionar alguns termos da língua grega ao uso da palavra de Deus:

a. Kerigma: proclamação com o propósito de gerar fé! Nossa pregação deve estar baseada na Palavra de Deus. Quando pregamos a Palavra e testemunhamos com base nela, o Espírito Santo gera fé no coração de quem ouve:

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)

b. Didaque – ensino, instrução. Todo o ensino ministrado na Igreja deve estar baseado na Palavra. Devemos ser zelosos quanto a isso. Precisamos sempre conferir o que estamos recebendo, vendo se realmente está de acordo com a palavra:

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11)

2. A Oração! Quem ora depende de Deus; quem não ora, depende de si mesmo!

“ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens” (1Tm2.1)

“Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus” (Col 4.12)

A oração é fundamental para realizarmos a obra Deus. Jamais poderemos fazê-la com nosso próprio esforço. Sem oração não se faz discípulos! 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Visão Panorâmica da Obra de Deus!

Continuamos com a série de ministrações intituladas "Visão panorâmica da obra de Deus!". Lembramos que estas ministrações foram baseadas nos estudos apresentados por Daniel Souza no Encontro de localidades que aconteceu em Campo grande, MS.


No amor de Cristo,
Pr. José Alvarenga.




Visão Panorâmica da obra de Deus (2ª Parte)
As ferramentas de Deus para a realização do seu eterno propósito!

Na semana passada vimos os objetivos que envolvem o eterno propósito de Deus. O Senhor deseja que: 1)Todos se tornem discípulos de Jesus;  2) Que todo discípulo seja conforme a imagem de Jesus; 3) Que todo discípulo esteja comprometido com o corpo, que é a Igreja, e 4) Que todo discípulo faça discípulo.
Para Alcançarmos estes objetivos o Senhor coloca algumas ferramentas à nossa disposição. Estas ferramentas nos ajudarão a realizar a obra de Deus. A primeira destas ferramentas é o Evangelho do Reino!

Jesus pregou o Evangelho do Reino!

“Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” (Mt 4.23)
“E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino...” (Mt. 9.35)
Assim como Jesus pregou o evangelho do Reino, ele espera que nós façamos o mesmo:
“E será pregado esse evangelho do reino por todo o mundo...” (Mt. 24.14)
É interessante notarmos que não estamos falando apenas de “evangelho” mas “evangelho do reino”. Isso porque hoje, infelizmente, existem outros evangelhos, diferentes daquele que Jesus nos ensinou. Aliás, isso já acontecia no primeiro século. Veja o que diz o apóstolo Paulo:

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho.” (Gál.1:6)
Vejamos algumas deturpações do evangelho de Cristo que encontramos hoje no meio da Igreja:

“Evangelho da prosperidade” – A ênfase está na prosperidade financeira. As pessoas vão para a Igreja pensando apenas no enriquecimento. Quem não prospera é porque não tem fé.

“Evangelho de Eventos” – A Igreja que adota este evangelho sobrevive de eventos. Tira-se os eventos e as festas e a Igreja desaba.

“Evangelho do ativismo” – Bem semelhante ao que acontece no mundo, a Igreja do ativismo é aquela que vive em função de suas atividades. Quanto mais reuniões e atividades melhor. “Crente fiel” é aquele que trabalha muito na “obra”, tem muitos cargos na Igreja. Não importa se a família está arrebentada, os filhos fora da Igreja, se ele tem tempo ou não para orar, se aceita ser tratado no seu caráter. O que importa é que ele é uma “benção”, e desenvolve muitas atividades na Igreja.

Creio ser estes os “evangelhos” que mais encontramos por aí. Nenhum deles forma discípulos! Veja bem, cremos em um Deus que nos faz prosperar, cremos que eventos e atividades fazem parte da vida da Igreja, mas não podemos fazer destas coisas o centro de tudo. A ênfase deve estar sempre em Jesus. Tudo é dele, por ele e para ele! O único evangelho capaz de formar discípulos é o Evangelho do Reino.Por quê? Estaremos vendo nesta parte final do estudo de hoje e no próximo estudo algumas características do Evangelho do Reino que o torna diferente dos outros “evangelhos”.

1˚) No evangelho do Reino Jesus é o Rei, o centro de todas as coisas! Nos outros evangelhos o homem é o centro. Tudo gira em torno das necessidades do homem, daquele que procura a Igreja. No evangelho do reino tudo gira em torno de Jesus. Ele é o rei, o centro de tudo. Trabalhamos na obra por causa dele, vamos às reuniões da Igreja por causa dele, em tudo procuramos fazer a vontade dele, desejando ser como ele foi. O discípulo que é formado pelo evangelho do reino não está na Igreja porque a programação é boa, os eventos são bons, o ambiente gostoso, etc. E também não se afasta da Igreja por causa do pastor, de um líder, de um irmão ou qualquer outra coisa. Ele está na Igreja por causa de Jesus e sabe que a vontade de Deus é que ele permaneça na Igreja. Por isso o evangelho do reino é o único evangelho que pode formar verdadeiros discípulos.