NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 7 de julho de 2012


Igreja Batista Novo Tempo

Nossa Visão

Ser uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus!

Nossa Missão

Fazer discípulos! Nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores, onde cada discípulo é um ministro e cada casa uma extensão da Igreja.


Introdução

Certa vez ouvi uma afirmação que dizia o seguinte: Nenhum vento é favorável quando não se sabe em que porto desejamos chegar. Definir o destino é fundamental para quem deseja chegar a algum lugar. Como igreja temos um destino, um propósito, uma visão. Sabemos onde queremos chegar e o que devemos fazer para alcançarmos nosso destino. Nossa visão e nossa missão estão baseadas na Palavra de Deus, alicerce seguro para todo aquele que deseja edificar uma vida que agrade ao Pai.

Nesta primeira palavra iremos iniciar uma abordagem concernente à nossa visão. Para isso, estaremos usando o texto da Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 8, versos 28 e 29:

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Quando lemos o texto acima percebemos a existência de um propósito para a nossa vida. Este propósito foi estabelecido pelo próprio Deus, antes mesmo de nos criar. A palavra “predestinar” significa “definir um destino de antemão, antes de”, ou seja; mesmo antes de nos criar Deus já tinha em mente este propósito. Por isso em sua carta aos discípulos de Éfeso, o apóstolo Paulo se refere à este propósito como sendo algo eterno: “Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Efésios 3:11)

Deus nos chamou para vivermos esse propósito e só iremos desfrutar plenamente da presença do Pai, quando entendermos e vivermos neste propósito. Para que isso aconteça é necessário conhecermos o eterno propósito de Deus. Que propósito é este? O que Deus desejou para nós antes mesmo de nos criar?

O verso 29 de Romanos 8 termina falando de “muitos irmãos.” Esta expressão indica uma família muito grande. Deus, antes de nos criar, desejou ter uma família. Na carta aos Efésios lemos: “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e membros da família de Deus...(Ef.2:19); “do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.” (Ef.3:15). Mas o Pai também desejou que cada um desses filhos fossem semelhantes ao seu primogênito, Jesus. Com base neste entendimento, cremos que o eterno propósito de Deus é ter uma família de muitos filhos, semelhantes a Jesus! Vejamos este propósito por partes:

Uma Família!  

O desejo de Deus é que a Igreja seja uma família. O pastor Aluísio Silva, líder da Igreja Videira em Goiânia, ao escrever sobre a vida na Igreja afirma: “A Igreja precisa ser uma grande família. A sociedade está cheia de pessoas feridas e desajustadas emocionalmente; as quais somente serão alcançadas em um ambiente de amor e aceitação familiar.” (Manual da visão de células, 2008. pp31) Todos aqueles que recebem a Jesus, crendo nele  como Senhor e salvador, tornam-se filhos de Deus e passam a fazer parte desta família espiritual. A Igreja como família é um projeto do Pai! Ao falarmos sobre família falamos principalmente de relacionamentos e unidade.Vejamos, então, algo mais sobre estes aspectos.

Relacionamentos!    

Viver em família é relacionar-se. Viver como família espiritual é relacionar-se com os irmãos. Ao estabelecer sua família espiritual, o Pai estava nos dizendo que ninguém pode vencer sozinho. Precisamos uns dos outros! Por causa disso e para isso existe a Igreja. Por isso precisamos da Igreja. Em Atos 2:44 lemos: “E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” A Igreja do primeiro século vivia como família. Ser igreja é cultivar relacionamentos. Se não há relacionamentos não é igreja. Pode ser um clube religioso, uma instituição ou qualquer outra coisa, mas nunca será igreja.

A igreja só existe quando os membros se relacionam em amor, ajudando uns aos outros, fortalecendo-se mutuamente na fé. Por isso o escritor aos Hebreus afirma: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25). Quando entendemos que ser igreja é “estar junto”, “relacionar-se”, passamos a desejar o convívio com os irmãos. A participação nas reuniões e atividades da igreja torna-se indispensável. Sentimos o que Jesus sentiu: “Desejei muito comer convosco esta páscoa...” (Evangelho de Lucas 22:15).    

Unidade!

Ser família também significa unidade. Como família, estamos unidos em um só propósito. Na família de Deus não há espaço para brigões e facciosos. Ao orar pela sua igreja o Senhor Jesus pediu ao Pai: Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Evangelho de João 17:21).      

Há muitas pessoas que estão na igreja, mas não possuem a visão de unidade. Semeiam discórdias, minam os corações dos que estão perto com pensamentos e idéias que não contribuem para a unidade da igreja. O apóstolo Paulo, ao concluir sua segunda carta a Timóteo o alerta: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males... Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras. “ (II Timóteo 4:14 e 15).
A unidade da igreja deve ser preservada e defendida. Ser família é viver em unidade!
  
No amor de Cristo,
                                                                                                                                   Pr. José Alvarenga