NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 29 de abril de 2014

“Não Temas”
(Isaias 41.8 a 10)

Algumas questões para a nossa reflexão:

      1.    O medo pode ser visto como algo normal em nossa vida?
      2.    Como podemos combater o medo?
      3.  Segundo o texto bíblico, como podemos vencer o medo?


     O medo, até certo ponto, é algo que pode ser visto como uma reação natural e até protetora. Entretanto, devemos estar atentos para que este sentimento não venha dominar nossa mente e nossas atitudes, tornando-se assim um problema e não apenas algo natural. Há muitas coisas que podem nos causar medo: Violência, enfermidade, solidão, viajar de avião, dentista, etc.
      O povo de Israel estava passando por um momento difícil no cativeiro babilônico. Certamente, eles estavam com medo daquela nova situação, vivendo em uma terra estranha e tendo a vida dirigida pelos dominadores de sua nação. É neste contexto que o profeta Isaías os anima dizendo: “Não temas!” A partir daí podemos extrair algumas lições que nos ajudarão a combater o medo excessivo em nossa caminhada. Segundo o texto bíblico, não precisamos ter medo de nada pois...

1. Somos escolhidos de Deus! Vs.8 e 9

      Deus nos escolheu! Esta é uma verdade que fica bem clara desde o chamado de Abraão (Gênesis 12). O fato de Deus nos escolher revela o quanto Ele nos ama e como somos especiais para Ele.
      A primeira ação é sempre de Deus! Ele nos amou e nos escolheu. Nossa ação será sempre uma resposta a esse amor. Um reconhecimento daquilo que Ele fez por nós e também daquilo que somos para Ele. A mesma verdade é dita por Jesus no evangelho de João: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15.16)
      Quando temos consciência de que fomos escolhidos por Deus e de que somos especiais para Ele, não precisamos ter medo. Seus olhos estão sobre nós! (Salmo 33.18)

2. Não estamos sozinhos! Vs.10

      O Senhor falou por meio do seu profeta: “Não temas, porque eu sou contigo”. Certamente esta palavra causou um grande impacto nos filhos de Israel. Para eles, Deus havia ficado em Jerusalém. Deus habitava no templo e sua ação ocorria naquele espaço. (Salmo 137.4) Não havia ainda nesta época a ideia de um Deus onipresente. Mas agora eles ouvem: “Eu sou contigo!”.
      A verdade é que nunca estamos sozinhos, Deus está conosco em todos os momentos. Jesus afirmou: “...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”(Mateus 28.20) Não precisamos ter medo de nada. A presença de Deus traz consigo o cuidado e a proteção sobre a vida daqueles que andam em seus caminhos.

3. Deus está agindo em nós! Vs.10 

      A presença de Deus não é algo passivo. Deus está presente, agindo em nós e sobre nós. Esta ação traz sobre a nossa vida um renovar de forças físicas e espirituais, nos ajudando e nos sustentando quando passamos por momentos difíceis. 

      Por isso, não precisamos temer o futuro. Deus estará sempre ao nosso lado nos ajudando em todos os momentos e nos fortalecendo: “...eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”