NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 8 de junho de 2014

FIDELIDADE GERA PROSPERIDADE!

    1.    O que podemos entender por “prosperidade”, de acordo com a Bíblia?
    2.    É pecado ser rico?
    3.    De acordo com a Bíblia, como podemos ser prósperos?

       Quando dizemos prosperidade, não estamos nos referindo apenas ao aspecto financeiro. O termo “prosperidade” na Bíblia refere-se ao todo. Ser próspero no sentido bíblico é ser bem sucedido em todas as áreas da nossa vida. Nos nossos relacionamentos, em nossa vida familiar, profissional, financeira, etc.

       Foi com este sentido que o Senhor disse a Josué: “Não se aparte da sua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite; para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo o que nele está escrito, porque então farás prosperar o teu caminho...” (Josué 1:8)

Ao dizer estas palavras a Josué, o Senhor estava afirmando que ele seria bem sucedido em tudo o que fizesse; e assim aconteceu, pois este era o desejo de Deus para com Josué, assim como o é também para nós.

1. PROSPERIDADE – DESEJO DE DEUS!

       Quando falamos em prosperidade financeira, a primeira coisa que precisamos entender é que Deus quer que sejamos prósperos! A Palavra de Deus afirma esta verdade: Gálatas 3:13 e 14

       A benção de Abraão a que o apóstolo Paulo se refere no texto acima, inclui, além de uma grande descendência, riquezas e bênçãos espirituais. Quando lemos a história de Abraão, vemos que Deus o abençoou em todos os sentidos.O mesmo vale para nós. A benção de Abraão está sobre a Igreja de Jesus Cristo, aleluia!

       Alguns dizem: “Ah, mas Cristo não tinha onde reclinar a cabeça...devemos viver como ele viveu...o dinheiro é a raiz de todos os males, etc.” Eu mesmo já pensei assim. Ainda prego que devemos viver como Jesus viveu, buscando ser semelhantes a Ele. Mas esta semelhança deve ser buscada no que diz respeito ao caráter. Além do mais, o dinheiro não é a raiz de todos os males, e sim o amor ao dinheiro é que se constitui em um problema. No aspecto material a própria Palavra nos afirma:

“Porque já sabeis a graça do nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se  fez pobre, para que por sua pobreza vos tornassem ricos!”(II Cor.8:9)

Alguns ainda assim insistem em dizer: “Mas neste texto Paulo está se referindo às riquezas espirituais...” Não mesmo! Quando lemos os capítulos 8 e 9 da segunda carta de Paulo aos Coríntios, constatamos que Paulo estava falando de  ofertas em dinheiro. O assunto destes dois capítulos é dinheiro! Veremos abaixo mais alguns versos destes capítulos.

1.1 Para abençoarmos outros!

Agora vejamos algo muito interessante: Por que Deus deseja que sejamos prósperos? Deus não faz nada sem um propósito. Existe algum propósito no fato do Senhor desejar que sejamos ricos? A própria palavra dele nos responde. Vejamos:

“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra.” (II Cor.9:8)

       Deus deseja que sejamos prósperos para praticarmos a generosidade. Ajudar aos necessitados. Somos abençoados para abençoar! No mesmo capítulo nove da sua segunda carta aos coríntios o apóstolo Paulo escreve: “Ele fará com que sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade...” (II Cor. 8:11)

1.2  Para pagarmos as nossas contas!

Em segundo lugar, Deus deseja que sejamos prósperos financeiramente para não devermos nada a ninguém! Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus: “A ninguém devais nada, a não ser o amor.” (Romanos 13:8)

       A dívida nos prende aos nossos credores. Muitos estão enfermos por causa de dívidas. Não conseguem dormir direito, andam ansiosos porque contraíram dívidas além de suas possibilidades. Outros devem porque os negócios não aconteceram como era esperado. Há muitos motivos para o endividamento, mas as conseqüências são as mesmas: Ansiedade, gente cobrando na porta de casa, por telefone, por e-mail, vergonha por não poder pagar, etc. Não é vontade de Deus que vivamos endividados, por isso ele deseja nos dar em abundância. É claro que devemos ser sábios e fiéis na administração dos recursos que o Senhor coloca em nossas mãos. Principalmente termos cuidado para não assumirmos compromissos financeiros além do que realmente podemos pagar. Mas, o primeiro passo para termos uma vida próspera é crermos que Deus deseja que sejamos prósperos! Você não precisa viver cheio de dívidas, sendo privado de muitas coisas necessárias à sua existência. Deus quer lhe dar em abundância!

2. FIDELIDADE – A CHAVE PARA A PROSPERIDADE!

Deus não apenas deseja que sejamos prósperos, como também nos revela como podemos ser prósperos. Queremos examinar novamente as palavras ditas pelo Senhor no primeiro capítulo do livro de Josué: Josué 1:8. O que Deus está pedindo a Josué é que ele seja fiel. Deus requer fidelidade! E na Bíblia fidelidade está intimamente ligada ao cumprimento da palavra de Deus. Ser fiel é andar conforme a Palavra:

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração.” (Deuteronômio 6:4 a 6)

Percebeu? Ser fiel a Deus, amá-lo de todo o coração significa guardar as suas palavras em nosso coração, ou seja, viver de acordo com a sua Palavra; agir em conformidade com ela. O Senhor Jesus confirma esta verdade ao dizer: João 14:21 O manifestar-se de Cristo em nós significa a operação do seu poder em nossas vidas, em todas as áreas; inclusive na área financeira. Muitas pessoas confundem salvação com o desfrutar as bênçãos de Deus. Salvação nos livra do pecado e nos dá acesso à presença de Deus e às suas bênçãos. Por isso o apóstolo Paulo diz:

“Bendito seja Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo Jesus.” (Ef.1:3)


Esta salvação é pela fé. É fruto daquilo que Jesus fez por nós na cruz. (Efésios 2:8). Entretanto, o desfrutar das bênçãos recebidas em Cristo é resultado daquilo que nós fazemos; conseqüência da nossa obediência e fidelidade. Veja com atenção: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós; pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.” (João 15:7)