NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







segunda-feira, 17 de março de 2014

Refletindo sobre a oração!
(Lc 18:1 – 14)
Wagner Estigarrívio

- O que eu entendo por oração?
- Como podemos perseverar em oração”?
- Nossa maneira de orar pode revelar nosso caráter? (Orgulho, humildade, etc)
- Como tenho desenvolvido a oração em minha vida?



Na primeira parte lemos a respeito de uma oração persistente que é respondida por um juiz injusto. Na segunda parte, lemos a respeito de dois tipos de pessoas que oram: as humildes e as orgulhosas.

.
Oração persistente
A viúva se dirigia CONTINUAMENTE (Lc 18:3) ao juiz (que não temia a Deus) suplicando que fizesse justiça por ela. Talvez ela tivesse acesso somente a esse juiz - que não temia a Deus - e mesmo assim o procurou e foi atendida. Nós temos acesso ao Pai que não é mau. ( Mt 7 : 11), o Senhor é bom e o seu amor dura para sempre Sl 100 : 5

O evangelista Lucas “fala”sobre um pedido realizado por um amigo inoportuno  ( Lc 11: 5 – 13 ).Mesmo que o pedido seja realizado em hora inoportuna, ele pode ser atendido através da persistência da oração.Jesus continua dizendo:Peçam e lhes será dado( Lc 11 : 9 ), pois se nós sendo maus damos coisas boas , quanto mais o Pai dará o Espírito Santo aos que o pedirem?        ( Lc 11 : 13 )Mt 7 : 11 traz “dará coisas boas” .

Gn 25 : 20,21 Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca,ele orou insistentemente por ela.Gn 25 : 26 Tinha Isaque 60 anos quando Rebeca os deu a luz. Temos que tomar cuidado com o senso comum evangélico que traz algumas idéias como “É claro que Deus quer” ou “basta orar uma vez”. É preciso verificar claramente o que a Bíblia ensina.Nesse caso vemos que  talvez não fosse vontade de Deus atender Isaque no inicio do seu casamento e foi necessário que Isaque orasse mais de uma vez a respeito da maternidade de Rebeca.

Oração e orgulho
Feita por uma pessoa que confiava em sua própria justiça e desprezava os outros.( Lc 18:9) Confiar na sua própria justiça é um erro. Em Rm 3:22 está escrito que a justiça de Deus se manifestou pela fé em Cristo Jesus (sem a lei) para todos os que crêem.

Voltando ao texto:Na sua oração, o fariseu se achava melhor que os outros (Lc 18:11 ) Até entre os discípulos havia esse desejo de ser melhor que os outros
( Mc 9 : 33 – 37 ). O Senhor odeia o orgulho (Pv 8 : 13 )que vem antes da destruição e a altivez de espírito vem antes da queda . ( Pv 16 : 18 ).Não seremos atendidos se tivermos uma postura orgulhosa diante de Deus.


Oração e humildade
O texto afirma que o publicano ficou a distância, mas foi para casa justificado diante de Deus. Como o centurião de Cafarnaum que enviou o seu servo a falar com Jesus pois não se julgava digno de ir ao seu encontro ( Lc. 7:7 ), entretanto foi atendido ( Lc. 7:10 )

O publicano nem ousava olhar para o céu. ( v13a ).Julgava não ser digno de dirigir o olhar para os céus( para Deus ). Quantos pensam que veem a Deus, mas na verdade nunca o viram, nem o conheceram.

O publicano não se considerava auto suficiente, reconhecia que dependia da misericórdia de Deus ( vs.13b ). Jesus afirmou em Mt. 23:12b Todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria e precedendo a honra vai a humildade. ( Pv 15:33 ).