NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 15 de abril de 2012

Ministração da Semana - 15 a 21/04/2012

“A Igreja dos sonhos de Jesus!”
(1ª parte)

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas...” (Atos 2:37 a 41)

Cremos que a Igreja pertence a Jesus. Esta idéia está expressa nas palavras do próprio Jesus quando ele afirmou: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18) A Igreja não pertence ao pastor ou aos líderes que dela fazem parte. Jesus é o dono da Igreja. Foi dele a idéia de formar uma igreja. E quando usamos o termo “igreja” não estamos falando de um prédio ou de uma catedral, mas sim de pessoas que crêem no Senhor Jesus e em seus ensinos, e que decidiram se tornar seus discípulos. Pois bem, se a igreja pertence ao senhor e, sendo ele o fundador da Igreja; como ele imaginou esta Igreja? Quais os sonhos que ele tinha em relação à edificação desta Igreja?

Cremos que o texto do livro de Atos dos Apóstolos citado no início desta reflexão, nos ajuda a descobrir os sonhos de Jesus em relação à sua Igreja. O texto nos mostra o início da história Igreja. Ele fala de pessoas que conheceram pessoalmente Jesus e sabiam exatamente o que ele pensava em relação à sua Igreja. Esta proximidade com o mestre fez com que os discípulos do primeiro século reproduzissem exatamente aquilo que ele planejou para a sua Igreja. E esta vivência foi registrada por Lucas, autor do livro de Atos. Queremos destacar alguns pontos importantes nesta experiência da Igreja do primeiro século, crendo que estes aspectos representam os sonhos de Jesus para a sua Igreja.

Em primeiro lugar, Jesus sonhou com...

Uma Igreja marcada por um coração sensível à palavra! (Vs.37)

A palavra de Deus é fundamental para a vida da Igreja. Mas não basta estudarmos a palavra ou conhecer muitos dos seus textos; precisamos ser sensíveis à esta palavra. O verso 37 diz: “...ouvindo eles isto compungiram-se em seu coração...”  A palavra “compungir” significa “Comover”, e esta comoção é uma comoção acompanhada de aflição, desejo de tomar uma atitude. Ao ouvirem a Palavra de Deus pregada pelo apóstolo Pedro aquelas pessoas ficaram comovidas. Na verdade, elas foram impactadas pela palavra de Deus, e isso só foi possível porque possuíam um coração sensível a esta palavra.

Os profetas já haviam revelado o desejo de Deus em ter um povo com  coração sensível à sua palavra. Ezequiel profetizou: E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; (Ez.11:19) Coração de carne significa um coração sensível, diferente do coração de pedra. Esta profecia se cumpriu em Jesus, que ao nos batizar com o Espírito Santo nos tornou sensíveis à sua palavra. Desde o início da história da Igreja podemos perceber esta marca: Um coração sensível! É a realização do sonhos de Deus, revelado na pessoa de Jesus Cristo. Como está o meu, o seu, o nosso coração em relação à palavra de Deus? Temos tido um coração sensível à voz do Pai? Ou será que o nosso coração é um coração de Pedra?  

Em segundo lugar, Jesus sonhou com...



Uma Igreja marcada pelo arrependimento! (Vs.38)

Arrependimento é um dos temas centrais na pregação do evangelho do reino. João Batista pregou sobre o arrependimento (Mc.1:4); Jesus pregou sobre o arrependimento (Mc.1:15); e Pedro, no primeiro sermão da história da Igreja pregou sobre o arrependimento (Atos 2:38). Arrependimento não significa remorso por erros cometidos. É muito mais que isso. Arrependimento significa “mudança de direção, de atitude interior”. Arrepender-se é reconhecer que estamos vivendo de maneira errada e mudar em direção à Deus. É mudar de atitude! Antes, eu dizia: sou dono da minha vida e faço o que quero! Agora, mudei de atitude, reconheço que Jesus é o dono da minha vida e que devo fazer aquilo que ele quer. Abro mão da minha vontade para fazer a vontade do Pai.

Quando a Igreja entende o significado do arrependimento bíblico, tudo se torna mais viável. Uma pessoa arrependida anseia por fazer a vontade de Deus, demonstrando profundo desejo em obedecê-lo. Quando nos arrependemos, demonstramos interesse em fazer o que Deus quer e não o que nós queremos. É a vontade de Deus que nos move. Deus sonhou com uma Igreja marcada pelo arrependimento, onde seus discípulos desejassem somente a vontade dele. Vivendo para ele.

Em terceiro lugar, Jesus sonhou com...

Uma Igreja marcada pela presença do Espírito Santo! (Vs.38)

O Espírito Santo é a pessoa que realiza a obra de Deus em nós, dando-nos direção e capacitando-nos para uma vida produtiva na presença de Deus. Por isso Jesus afirmou: “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.“(João 16:13); “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8).

Pedro reconhecia a importância do Espírito Santo, e por isso enfatizou aos seus ouvintes que, ao se batizarem, estariam recebendo o dom do Espírito Santo. Ninguém pode viver uma vida na presença de Deus sem o Espírito Santo. Também não podemos realizar nada na obra de Deus se não for pela ajuda do Espírito Santo. Quando lemos o livro de Atos percebemos a atuação marcante do Espírito Santo de Deus na vida dos primeiros discípulos.

Em quarto lugar, Jesus sonhou com...

Uma Igreja formada por muitas pessoas! (Vs. 41)

Ao chamar Abraão, Deus já nos revelava o seu desejo de ter muitos filhos. Ele prometeu a Abraão o seguinte: “Que deveras te abençoarei, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos.” (Gênesis 22:17) Em Romanos o apóstolo Paulo confirma o desejo do Pai em ter muitos filhos ao escrever: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29)

A visão de Deus é de muitos filhos! Muitas pessoas fazendo parte da sua Igreja. O texto de Atos nos informa que 3 mil pessoas foram batizadas no dia de pentecostes. Dias depois mais 5 mil homens foram acrescentados à Igreja (Atos 4:4); e no capítulo 2 verso 47 lemos que “a cada dia acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que iam sendo salvos.” O sonho de Jesus envolve muitas pessoas.

Talvez alguém diga: “Mas a palavra de Deus diz que a porta é estreita e poucos são os que entram por ela!” (Mateus 7:14). É verdade! Mas ao pronunciar estas palavras Jesus estava se referindo às dificuldades que enfrentamos ao pregar o evangelho. A maior parte das pessoas rejeitam o evangelho. Este ensino se repete na parábola do semeador (Mateus 13); de quatro sementes que foram lançadas apenas uma frutificou. Entretanto, as dificuldades não devem arrefecer nossos ânimos. Devemos ter a visão de Deus, sonhar como Jesus sonhou; com uma Igreja formada por milhares de pessoas.

Os sonhos de Jesus representam a vontade dele em relação a nós, Igreja dele. Quando entendemos os sonhos de Jesus, nos esforçamos para realizarmos estes sonhos. Sonhamos com Ele e como Ele. Pense nisso!

No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Alvarenga.