NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 22 de outubro de 2011

"O verdadeiro discípulo" (2ª parte)

“O verdadeiro discípulo!” (2ª parte)

Iniciamos na semana passada uma série de ministrações sobre as características apresentadas pelo verdadeiro discípulo. Qualidades estas baseadas na própria pessoa do Senhor Jesus. Vimos em primeiro lugar que o discípulo é obediente. Não basta apenas crer em Jesus, nosso mestre; precisamos ter disposição para obedecê-lo. Hoje falaremos sobre submissão.

Submissão com alegria é a segunda característica de um discípulo. A submissão é muito mais que obediência. Ela representa uma atitude interior de confiança no Deus soberano – que controla todas as situações – amoroso e onisciente. Ser submisso significa aceitar a vontade do Pai,  crendo que Ele sempre tem o melhor para nós.

O contrário da submissão é a rebeldia e Deus não a suporta. Na Bíblia a rebeldia é comparada à feitiçaria: Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” (I Samuel 15;23).   Todos os casos de rebeldia na Bíblia foram reprovados pelo Pai.

Cristo reina por meio da autoridade delegada!

 ”E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28:18). Baseado nesta realidade ele comissionou seus discípulos a irem por toda a parte fazendo discípulos. Jesus assim delega autoridade aos seus discípulos. A missão seria cumprida debaixo da autoridade delegada por Jesus; pois no reino de Deus tudo funciona mediante o princípio de autoridade. Por isso Jesus afirmou: “Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Mateus 10:40). Aqui vemos a cadeia de autoridade: Cristo representa o Pai e os apóstolos representam Cristo. Receber um enviado de Jesus era receber o próprio Pai; rejeitar um apóstolo era o mesmo que rejeitar a Jesus e ao Pai. Quando rejeitamos alguém que foi investido de autoridade estamos rejeitando o próprio Deus. Nossa atitude para com aqueles que estão em posição de autoridade reflete nossa atitude para com Deus. A benção de Cristo sobre a Igreja depende da nossa compreensão deste princípio, pois Deus não age onde há rebeldia!

Recebemos autoridade por meio da submissão!

A autoridade exercida por alguém é determinada pela autoridade à qual esta pessoa se submete. “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.” (Lucas 7:8) O centurião romano sabia que enquanto estivesse sob as ordens de seus superiores, toda ordem que ele desse aos seus subordinados carregaria a autoridade do imperador. Desobedecer ao centurião significaria ir contra o próprio império romano. Este princípio de autoridade fez com que o centurião compreendesse a autoridade de Jesus, além de fortalecer a sua fé.

Para trabalharmos na obra de Deus precisamos fazê-lo em autoridade. Esta autoridade virá mediante nossa submissão a Cristo e àqueles que estão em posição de autoridade na sociedade e na Igreja. O apóstolo Paulo enfatiza esta verdade ao escrever: “Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.” (II Tess. 3:14 e 15)

No amor de Cristo,
Pr. Alvarenga.