NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 15 de fevereiro de 2015

“Jesus, Fonte de Água Viva!”
(João 7:37 e 38)

- É indiscutível a importância que a água tem para a vida do planeta e, consequentemente, para a nossa também. Todas as formas conhecidas de vida precisam de água.
- Á água está presente em todas as áreas da nossa existência. No 5º século antes de Cristo já é possível constatar a presença da água no pensamento grego, ao ser definida pelo filósofo Empédocles como a substância básica do universo, em conjunto com o ar, a terra e o fogo.
- A água também está presente na espiritualidade do ser humano. As maiores religiões da humanidade: Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e hinduísmo; usam a água para simbolizar várias crenças e práticas.
- É por isso que no texto lido Jesus se apresenta como sendo a fonte de água viva. O contexto do capítulo 7 de João nos informa que os judeus estavam celebrando a Festa dos Tabernáculos. Durante os sete dias desta festa eles costumavam derramar água de um vaso de ouro , lembrando assim como o Senhor supriu o seu povo com água no deserto. Era o último dia da Festa, e ao que tudo indica a cerimônia não se repetiu, talvez, porque faltou água. É neste momento que Jesus faz sua declaração: “...se alguém tiver sede, venha a mim e beba!” (vs.37)
Há muitos princípios espirituais contidos nesta declaração de Jesus. Queremos destacar neste momento apenas dois destes princípios: Em primeiro lugar, a declaração de Jesus...
1. Revela-nos uma necessidade presente em todo ser humano!
- “Se alguém tiver sede!” (Vs. 37) Ter sede é estar necessitado de água. Todos nós sentimos sede. Isso porque 70 a 75% do nosso organismo é formado por água. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, auxiliando funções vitais como por exemplo o controle da temperatura do corpo. Precisamos de água; ela representa uma necessidade inerente à todo ser vivo.
- Assim como temos necessidade de água, temos também necessidades espirituais. Todo ser humano é formado a imagem e semehança de Deus. A Bíblia nos informa que Deus é espírito, e sendo ele espírito, ao nos criar, imprimiu em nós esta dimensão espiritual.
- Podemos confirmar esta verdade quando observamos que todos os povos, todas as etnias da terra, desenvolveram algum tipo de religiosidade. Desde os tempos mais remotos o ser humano procurou satisfazer suas necessidades espirituais de alguma forma.
- Davi expressou muito bem está necessidade ao declarar: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!” (Salmo 42:2)
Em segundo lugar, a declaração de Jesus...
2. Revela-nos que somente Ele pode satisfazer esta necessidade!
- “...venha a mim  e beba!” (vs.37) Jesus não encaminhou as pessoas sedentas a uma sinagoga ou uma religião da sua época. Ele afirmou: “Venha a mim!”
- Jesus conhecia a ineficácia da religião. Ele sabia muito bem que regras e dogmas podem até aliviar nossa consciência, nossa culpa; mas são incapazes de satisfazer nossa sede espiritual.
- Podemos perceber que a religião é incapaz de suprir nossas necessidades espirituais quando vemos pessoas profundamente religiosas em depressão, desajustadas, complicadas e cheias de rancor.
- Mas Jesus é diferente. Ele satisfaz. Aleluia! Em Jesus encontramos a fonte de água viva. E quando bebemos desta água sentimos a paz, o refrigério, o alívio que só Jesus pode nos oferecer.
- Ao pensar em Jesus como sendo a fonte de água viva, li algo que me fez lembrar uma viagem de férias logo no início do meu casamento. Eu e minha esposa decidimos ir de São Vicente, SP até o Rio de Janeiro pela Rio-Santos; rodovia construída à beira do mar. É comum vermos nesta rodovia rios de água doce desaguando no mar. Alguns destes rios possuem em suas barrancas lindas fontes de água potável. Entretanto, quando a maré sobe, suas ondas impedem que estas fontes sejam vistas.  Podemos ilustrar com isso o fato de que muitas vezes não podemos ver Jesus como a fonte de água viva, e até mesmo beber desta fonte; porque as ondas do mundo nos impedem de fazê-lo. São as ondas da incredulidade, da correria do dia-a-dia, das amizades inoportunas, e tantas outras. 
- Não permita que nenhuma “onda” vem impedi-lo de beber desta fonte que é Jesus! Somente ele pode saciar sua sede espiritual!