NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 27 de novembro de 2016


A trajetória de um vencedor!
(Filipenses 3.12 a 14)

- A Bíblia nos conta a história de muitos vencedores: Abraão, que deixou a sua terra, seus parentes e foi para um lugar totalmente desconhecido, tornando-se o Pai de uma nação; José, que vendido como escravo tornou-se governador do Egito, uma espécie de 1º ministro; Davi, um filho esquecido no campo que se tornou um dos mais importantes reis da história de Israel e tantos outros.

- Entre estes vencedores cujas histórias são contadas na Bíblia, podemos incluir o apóstolo Paulo. Autor de metade do Novo Testamento, ele cumpriu tudo aquilo que o Senhor tinha preparado para ele em vida. Por isso, no final de sua vida ele afirma: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé!” (I Timóteo 4.7) 

- O texto lido nos revela um pouco do porque de Paulo ser um vencedor. Sua caminhada é traçada aqui de uma maneira muito clara e determinada. Aqui, o apóstolo Paulo nos mostra três passos que todo aquele que deseja vencer precisa dar: 1) Ter um alvo definido; 2) Não se prender ao passado; e 3) Perseverar e continuar caminhando. Vejamos cada um destes passos.

1. Ter um alvo definido! Vs.14

- Diz um antigo ditado: “Nenhum vento é bom quando não se sabe onde quer chegar! Pura verdade! Precisamos saber onde queremos chegar. Estabelecer alvos. Caminhar olhando firmemente para o alvo.

- Paulo tinha seu alvo: Jesus! Em Romanos 8:29 ele declara: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Em II Coríntios 3.18 ele expressa a mesma ideia ao afirmar: Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem dele, pelo Espírito do Senhor.”

- Para experimentarmos vitória em nossa caminhada, precisamos estabelecer alvos claros para todas as áreas: Espiritual, profissional, financeira, familiar, etc.

2. Não se prender ao passado! Vs.13

- Como somos tendenciosos a permanecer no passado! Não há nenhum problema nas recordações ou nas lembranças do nosso passado. Até aí, normal. Todos gostamos de recordar coisas boas. O problema é quando não conseguimos sair do passado. E hoje, mais do que nunca, isso é necessário.

- Paulo é claro: “Deixando as coisas que para trás ficam...” Bom, é compreensível ler estas palavras do apóstolo, pois, seu passado era terrível. Agora, imagina quantas vezes Paulo não teve que enfrentar seu passado. Em sua própria mente ou nas palavras de algum opositor.
- Para nos desprendermos do passado, algumas coisas são necessárias. Primeiro, resolver o passado. Paulo resolveu seu passado ao se arrepender e se entregar a Jesus, e por isso ele declarou: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo.” (II Coríntios 5.17) Não sofremos porque erramos no passado, sofremos porque muitas vezes não resolvemos os erros do nosso passado. Vi uma frase interessante do pastor Carlito Paes compartilhada no Face hoje que dizia: “Tudo o que ficar mal resolvido no seu passado, visitará o seu futuro.” Precisamos resolver nosso passado para não nos prendermos a ele.

- Segundo, perdoar! Muitos estão presos ao passado por não conseguirem perdoar as pessoas que, de alguma maneira, lhe fizeram mal. Perdoar é indispensável! Totalmente necessário. Quando perdoamos não liberamos apenas a pessoa que nos ofendeu, mas, principalmente a nossa própria mente e coração. Nos sentimos aliviados e podemos prosseguir em frente.

- Renovar a mente! Olha só o que o apóstolo Paulo diz: “...mas, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...” (Romanos 12.2). Hoje, depois de cincoenta anos de vida, sei como isso é difícil. Mas, precisamos entender que o mundo muda, os conceitos mudam, a cultura muda e se não mudarmos ficaremos para trás, ressentidos de um passado que não volta mais. É preciso entender que o texto bíblico foi produzido em um contexto diferente, num período diferente. Não precisamos e nem devemos abandonar os princípios da fé cristã, mas devemos estar conscientes de que conceitos e cultura mudam.

3. Perseverar e continuar caminhando!

- Como já disse várias vezes: “Só existem dois tipos de pessoas: Os que vencem e os que desistem! Os que desistem jamais vencerão; os que vencem é porque jamais desistiram!”

- Ninguém teve mais motivos do que Paulo para desistir. Vejamos: “...dos judeus cinco vezes recebi 40 açoites menos 1; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio...em viagens corri perigo com os salteadores, perigos de preconceito, perigos no deserto, na cidade, no mar e entre os falsos irmãos...fome, sede, trabalhos forçados, frio, nudez...(II Coríntios 11.25 a 27)

- Nada fez com que o apóstolo Paulo desistisse! Por isso ele diz: “Mas, continuo a correr...” Vs.12; “Avanço para o que está adiante de mim...” Vs.13; “Corro para a linha...” Vs.14; e “...vamos em frente.” Vs.16.

- Você vai desistir?! Que o Senhor nos conceda graça e força para caminharmos como vencedores!