NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 12 de outubro de 2014

“Sonhos que se realizam!”
(Gênesis 37.1 a 13)

- Algumas questões: 1) Será que é importante sonhar? 2) Você tem sonhos para a sua vida? 3) Como podemos entender a expressão dos irmãos de José, quando eles dizem: “Lá vem o sonhador!” (Vs.19)    

- Sonhar é importante! Os sonhos nos movem para frente, nos faz avançar. Às vezes, como no caso dos hebreus no cativeiro, os sonhos nos dão forças para manter a esperança em meio à uma situação difícil. (Salmo 126)

- O texto lido fala-nos dos sonhos de José. Ele ainda era muito jovem, 17 anos. (vs 2) Mas, através destes dois sonhos, Deus já fazia brotar em seu coração a visão de que um dia ele se tornaria um grande líder. Com certeza, a partir deste momento, José passou a caminhar com estes sonhos em seu coração.

- Ao lermos a história de José, percebemos que estes dois sonhos tornaram-se realidade. José assumiu a liderança da nação egípcia, cumprindo-se assim a promessa de Deus em sua vida, revelada nestes sonhos. Ao meditarmos nesta linda história, podemos identificar algumas atitudes em José que contribuíram para que estes sonhos se realizassem.

1. Um coração livre de ressentimento. (Vs.13)

- Quando Jacó fala em enviar José para ajudar seus irmãos no pastoreio, ele responde: “Eis-me aqui!” (vs.13) Esta resposta de José indica, primeiramente, que seu coração estava livre de ressentimento. O ressentimento pode manifestar-se por meio de uma mágoa ou rancor, resultados de uma ofensa ou de uma desfeita.

- José tinha motivos de sobra para alimentar ressentimento em seu coração. Seus irmãos o ofendiam constantemente e demonstravam não gostar dele. Entretanto, ao ser mandado por seu pai para junto dos seus irmãos no campo, José não demonstrou ressentimento. Não usou a atitude de desfeita dos seus irmãos para não ir ao encontro deles.

- Como é importante mantermos nosso coração livre de ressentimentos. Conhecendo este princípio o salmista declara: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro...” (Salmo 51.10)

2. Disposição para o trabalho! (Vs. 13)

- A segunda indicação da resposta “Eis-me aqui” de José é a sua disposição para o trabalho. Ao ser enviado por seu pai ele não resiste. Ele sabia que seu pai o amava muito e podia dar uma desculpa para não ir ao encontro dos irmãos.
O trabalho junto as ovelhas não era um trabalho fácil, mesmo assim José partiu para encontrar seus irmãos.

- Sonhos não se realizam sem trabalho! Precisamos sonhar, mas também precisamos nos esforças para que nossos sonhos se realizam. Muitos sonham e continuam sonhando o dia todo. Não chegarão a lugar algum! A palavra de Deus afirma: “BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.” (Salmo 128.1 e 2)

3. Perseverança! (Vs.15 a 17)

- José foi um homem perseverante. Sua história nos revela isso. O texto lido também. Ele não encontrou seus irmãos em Siquem. Poderia ter voltado e relatado isso ao seu pai. Mas, ele não agiu desta maneira. Procurou por seus irmãos até encontra-los. Esta atitude de José revela-nos sua perseverança.

- Em vários momentos de sua vida José demonstrou perseverança, principalmente no que concerne à sua fé em Deus. Em nenhum momento de luta José reclamou da sorte ou do cuidado de Deus. Ele não murmurou, mas permaneceu firme em Deus e nos sonhos que ele havia recebido do Senhor.


- Não basta termos sonhos, precisamos perseverar em direção à eles. Sonhos são alvos que estipulamos para a nossa vida e todo alvo representa um desafio. Por isso, somente a perseverança nos fará alcançar nossos alvos de vida.