NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







segunda-feira, 27 de abril de 2015

“O princípio da perseverança”
(Josué 14.5 a 15)

Pr. Ronaldo Batista 
(PIB em Campo Grande)

- A perseverança é fundamental no processo de conquista. “Você não pode impedir que uma pessoa compromissada chegue ao sucesso. Coloque barricadas em seu caminho, e ela as usará como um trampolim para alcançar níveis ainda mais altos. Tire-lhe o dinheiro, e ela usará sua pobreza como motivação. A pessoa bem-sucedida tem um programa: estabelece seu curso e permanece nele. Faz planos e os executa. Vai direto ao seu objetivo. Ela não se desvia para um lado ou para o outro quando as dificuldades cruzam seu caminho. Se não puder superá-las, ela passará pelo meio delas.

- O texto de Josué que serve como base para esta reflexão nos mostra como vale a pena perseverar no Senhor e nas suas promessas. Três coisas reveladas neste texto nos ajudam a perseverar. Vejamos:

1. Crer no Deus das promessas!

- Calebe cria em um Deus fiel! Ele sabia que o seu Deus estava sobre tudo e todos! O Deus que nos promete é eterno e poderoso. Não está sujeito ao tempo ou às circunstâncias. Ninguém pode detê-lo!

- Quando Ele faz uma promessa, é fiel para cumpri-la! Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)

- A  Confiança em  Deus :
§  Nos dá força para enfrentar os problemas de frente. Quando as tribulações veem provam e fortalecem a nossa fé.
§  Nos dá firmeza para não desconfiarmos do caráter bondoso de Deus.
§  Assim ganhamos disposição para aceitar o que vier.
§  Nos dá determinação para permanecermos firme.

2. Creia nas promessas de Deus!

- Passaram-se 45 anos desde que o Senhor havia feito promessas a Calebe. Mesmo assim, depois de tanto tempo, ele não deixou de crer nas promessas de Deus. Perseverou até vê-las se cumprindo em sua vida.

- Crer nas promessas de Deus, caminhar olhando para elas, irá nos manter vivos, fortes e ousados. O próprio Deus irá nos sustentar enquanto continuarmos crendo.

- Quando os sonhos não morrem, a saúde é conservada. Por isso continue crendo e caminhando para a terra prometida. Mesmo quando a maioria desista ou pareça tempo demais. Os amigos de Calebe ficaram pelo caminho, mas ele perseverou e contemplou a vitória de Deus em sua vida.

3. Creia no cumprimento das promessas!

- Calebe foi um homem determinado a vencer! Determinação é “fé a longo prazo”. “É verdade, a fé que determina uma ação contínua durante um longo tempo é determinação. Persista. Não desanime. Faça a obra quando for fácil e quando difícil. Execute-a quando muito animado, execute-a quando pouco animado. Trabalhe quando tiver vontade, trabalhe quando não tiver vontade. Faça-a no verão, faça-a no inverno. Continue a trabalhar. Não desista.” (Charlie Swindool)


- De que lado você está? Calebe fazia parte do grupo de Josué. Veja a diferença deles para os outros dez que foram espiar a terra prometida: Dez viram o problema; dois a solução. Dois viram os obstáculos, dois o caminho. Dez impressionaram-se com o tamanho dos gigantes; dois com o tamanho de Deus. Dez focalizaram o que não podia ser realizado; dois, o que podia facilmente executado pelo poder de Deus. A que grupo você pertence?