NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 26 de janeiro de 2014


Recebendo a Palavra
(Marcos 4.1 a 9 e 14 a 20)

1E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar. 2E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: 3Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; 5E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; 6Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. 7E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. 8E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem...14O que semeia, semeia a palavra; 15E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. 16E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. 18E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. 20E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.



       Certa vez ouvi um professor de antropologia dizer que a maior revolução na história da humanidade não foi a industrial, que mudou radicalmente a escala de produção; e nem a revolução francesa, que influenciou grandemente a política e a economia; mas a maior revolução na história da humanidade foi a descoberta da agricultura. A agricultura mudou radicalmente a vida do ser humano. Fez com que ele deixasse de ser nômade, contribuindo para a origem das cidades, da política, economia e muitos outros aspectos pertinentes à vida em sociedade.  

       Talvez, por isso, Jesus estava sempre usando exemplos da agricultura. Ele falava sobre arar a terra, plantar, colher. Quando lemos os evangelhos percebemos claramente a simpatia de Jesus pela agricultura. O texto do evangelho de Marcos citado acima é um exemplo disso. Jesus nos fala sobre semeadura.  Nossa vida é um constante semear.

       Mas neste momento não desejamos destacar a nossa semeadura, mas a semeadura de Deus. No texto lido entendemos que a semeadura apresentada é a semeadura da Palavra de Deus. Ele usa instrumentos seus para esta semeadura. Homens e mulheres que se dispõe a servi-lo, principalmente através da proclamação da sua palavra. No texto lido, nós somos a terra onde esta palavra é semeada. Partindo deste exemplo de Jesus, queremos pensar em algumas lições importantes para o nosso caminhar, destacando a importância de recebermos, como boa terra, a palavra de Deus. Esta é a primeira lição que podemos aprender neste texto...

A importância de recebermos a Palavra!

       Você já percebeu que em uma mesma congregação, onde todos recebem a mesma ministração da palavra de Deus, uns são profundamente tocados, impactados pela palavra e outros nem tanto? Entre os mesmos ouvintes, podemos identificar aqueles que crescem espiritualmente, encaram os desafios com motivação; enquanto outros estão sempre no mesmo “lugar espiritual”? Qual a diferença entre estes ouvintes? O que faz esta diferença?

       Cremos que a diferença está na maneira como nos comportamos diante da palavra semeada em nosso coração. Quando verdadeiramente recebemos a palavra de Deus em nosso coração, esta palavra prospera em nosso espírito, muda o nosso jeito de ser, de pensar e de agir; impulsionando-nos à frente.   
      O verso 8 diz: “E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.” E no verso 20, ao explicar o verso 8 Jesus afirma: E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.

       Ouça bem, os que recebem a semente como boa terra, são aqueles que ouvem a palavra e a recebem! Receber neste texto tem o significado de “aceitar a palavra”, “abrir o coração”.

       Alguns ouvem a palavra mas dão lugar ao diabo e suas dúvidas - vs. 15. Os versos 16 e 17 nos mostram que outros ouvem a palavra mas esta palavra não se enraíza em seus corações, e logo eles se desanimam e desistem; e os versos 18 e 19 nos revelam que muitos ouvem a palavra, mas devido aos cuidados deste mundo, esta palavra não frutifica em seus corações.

       Entretanto, quando ouvimos a palavra e a recebemos de verdade, ela frutifica, nos abençoa e nos faz prosperar em todos os sentidos.

Sou apenas mais um ouvinte da palavra ou tenho verdadeiramente recebido a palavra de Deus?

       Em segundo lugar, o texto lido nos ensina que...

Receber a palavra significa permanecer nela!

       Muitos ouvem a palavra e até acham que a receberam, mas não permanece na palavra. E há algo muito interessante que este texto nos revela: a maioria não permanece! Quatro sementes foram lançadas, mas apenas uma frutificou!

       A história bíblica confirma este fato. Infelizmente, a maioria não permanece na palavra. No livro de Números, capítulo 13, versos 25 a 33, lemos que quando Moisés enviou os espias à terra que eles deveriam conquistar, apenas Josué e Calebe demonstraram fé para conquistar a benção de Deus. Os outros dez se esqueceram da palavra que Deus havia dado a eles e que está registrada no livro do Êxodo, capítulo 34, versos 10 e 11:Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço. Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.”

        Quando recebemos a palavra permanecemos nela! Quando não a recebemos logo nos esquecemos do que Deus nos falou e perdemos a benção por não perseverarmos na palavra do Senhor.

Tenho perseverado na palavra de Deus e em suas promessas?

       Por último, também podemos aprender no texto lido que...

Os que permanecem prosperam!

       Vale a pena perseverar na palavra do Senhor!  O verso 20 afirma: E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um.Ou seja, quando permanecemos na palavra Deus pode multiplicar até cem vezes a minha semeadura! Aleluia!

        Quando falamos de prosperidade não estamos nos referindo apenas ao aspecto financeiro, econômico. A prosperidade de Deus acontece em todas as áreas da nossa vida. Deus deseja que prosperemos espiritualmente, emocionalmente e também materialmente. Seremos felizes e realizados apenas se experimentarmos crescimento em todas as áreas da nossa vida. Quando um área se desenvolve muito mais que a outra, experimentamos um desequilíbrio em nossa vida e não desfrutamos totalmente deste desenvolvimento. Quando recebemos a palavra de Deus e permanecemos nela, prosperamos em todos os sentidos.   

Tenho experimentado a prosperidade de Deus em todas as áreas da minha vida?
     
        A minha oração é para que Deus, por meio de suas infinitas misericórdias, nos conceda graça para que possamos realmente receber a sua palavra, permanecendo firmes nela.

No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga.