NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







quarta-feira, 26 de novembro de 2014


“A presença de Deus”

(Salmo 27.1 a 4)

- Quando estudamos a Palavra para conhecermos mais a respeito da pessoa de Deus, aprendemos sobre os seus atributos. Denominamos atributos naturais de Deus a Onisciência, Deus é a fonte de todo o conhecimento; a onipotência, Deus é a fonte de todo o poder e a onipresença; que caracteriza a presença de Deus em todos os lugares ao mesmo tempo.

- A presença de Deus é algo maravilhoso, que transforma por completo a nossa existência. Uma coisa é vivermos, outra é vivermos na presença de Deus.

- Moisés conhecia essa diferença e sabia muito bem a importância de contarmos com a presença de Deus em nossa caminhada. ...ele declara:

- Davi também sabia sobre a importância da presença de Deus. O texto lido nos revela isso mostrando-nos que a presença de Deus...

1. Traz luz ao nosso caminhar! (Vs.1)

- “O Senhor é a minha luz...” A luz foi a primeira manifestação da criação de Deus. (Gênesis 1.3) Vemos neste detalhe a importância da luz. Por isso, a presença e a manifestação de Deus sempre aparecem associada à luz.

- O próprio Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)

- Quando desfrutamos da presença de Deus podemos andar com segurança e tomar decisões conscientes e firmes, pois não andamos “no escuro”; mas sim na luz de Deus.

- Em segundo lugar, o texto nos mostra que a presença de Deus...

2. Traz proteção ao nosso caminhar!( Vs.1)

- “...e a minha salvação...” É muito comum associarmos a palavra salvação à obra redentora de Cristo. Podemos aplicar este sentido à salvação de Deus quando lemos textos como este, presentes no Antigo Testamento. Entretanto, o que Davi expressa ao Dizer que Deus é a sua salvação, é a proteção de Deus em relação aos seus inimigos. (Vs.2)

- O reino de Davi prosperou muito e isso despertou a ira dos seus inimigos. Com certeza, muitos desejavam a sua morte. Em muitos Salmos Davi demonstra sua confiança em Deus e na sua proteção. O Salmo 91 é um destes Salmos.

- Hoje não enfrentamos os mesmos inimigos que Davi, mas também temos os nossos “inimigos” para os quais necessitamos da proteção de Deus. A violência urbana, a inveja; são apenas alguns desses “inimigos” contemporâneos.

- Em terceiro lugar, aprendemos com Davi que a presença de Deus...

3. É conquistada quando buscamos ao Senhor! (Vs.3)

- Davi pede ao Senhor que possa morar continuamente em sua casa. A “casa de Deus” simbolizava a presença d’Ele. Os hebreus acreditavam que Deus estava no templo e somente ali sua presença se manifestava. Ao fazer este pedido Davi demonstrava seu profundo desejo de permanecer na presença do Pai.

- Precisamos desejar a presença de Deus. Quando isso acontece, nos dispomos a buscar ao Senhor por meio das orações e do jejum; e a presença do Senhor manifesta-se de maneira poderosa em nossa vida.