NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







quarta-feira, 31 de março de 2010

NO QUE DIZ RESPEITOÀ PORTA DO REINO DE DEUS, JÁ ESTUDAMOS A PRIMEIRA PARTE, QUE TRATA DO ARREPENDIMENTO. AGORA VAMOS APRENDER O QUE A PALAVRA DE DEUS FALA SOBRE O BATISMO. QUE O ESPÍRITO SANTO NOS ILUMINE, TRAZENDO REVELAÇÃO SOBRE ESSE ASSUNTO.


NO AMOR DE CRISTO,

PR. JOSÉ CARLOS F. ALVARENGA

BATISMO

1º) É UM ATO DE OBEDIÊNCIA A DEUS!

“NAQUELES DIAS JESUS FOI DA GALILÉIA ATÉ O RIO JORDÃO A FIM DE SER BATIZADO POR JOÃO BATISTA; MAS JOÃO TENTOU CONVENCÊ-LO A MUDAR DE IDÉIA, DIZENDO ASSIM: EU É QUE PRECISO SER BATIZADO POR VOCÊ, E VOCÊ ESTÁ QUERENDO QUE EU O BATIZE? MAS JESUS RESPONDEU: DEIXE QUE SEJA ASSIM AGORA, POIS É DESTA MANEIRA QUE FAREMOS TUDO O QUE DEUS QUER!” (EVANGELHO DE MATEUS 3:13 A 15)

QUANDO ENSINAMOS SOBRE ARREPENDIMENTO, ENFATIZAMOS QUE DEVE HAVER UMA MUDANÇA DE ATITUDE: ANTES EU FAZIA O QUE QUERIA; MAS AGORA FAÇO O QUE DEUS QUER. O BATISMO É A PRIMEIRA PROVA DE UM VERDADEIRO ARREPENDIMENTO. É DEMONSTRAR, NA PRÁTICA, QUE DESEJO FAZER A VONTADE DO PAI. É UM ATO DE OBEDIÊNCIA, E POR ISSO A IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO NÃO DEMORAVA PARA BATIZAR, POIS ENTENDIA QUE O BATISMO ERA – E É – O PRIMEIRO PASSO DE QUEM PASSOU PELO ARREPENDIMENTO. VEJAMOS OS TEXTOS A SEGUIR:

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo...de sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a palavra, e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:38 e 41)

“E mandou parar o carro e desceram ambos à água, tanto Felipe como o eunuco, e o batizou.” (At.8:38)

2º) NO BATISMO SOMOS REVESTIDOS DE CRISTO!

“PORQUE TODOS QUANTO FOSTES BATIZADOS EM CRISTO, DE CRISTO VOS REVESTITSTES.” (GAL.3:27).

O BATISMO NOS UNE A JESUS!QUANDO NOS BATIZAMOS PASSAMOS A “ESTAR EM CRISTO!” ESTE “ESTAR EM CRISTO...

A. NOS GARANTE A VITÓRIA SOBRE A MORTE

Leiamos Romanos 6:3 a 5; I Coríntios 15:51 a 57

QUANDO SOMOS BATIZADOS NOS IDENTIFICAMOS COM CRISTO EM SUA MORTE E TAMBÉM EM SUA RESSURREIÇÃO. TODOS QUE PASSAM PELO BATISMO GARANTEM SUA RESSURREIÇÃO. ISSO SIGNIFICA QUE TODOS QUE FOMOS BATIZADOS NÃO IREMOS MORRER, MAS PASSAREMOS DESTA VIDA PARA A ETERNIDADE, ONDE VIVEREMOS ETERNAMENTE NA PRESENÇA DO PAI. ALELUIA!

B. NOS GARANTE VITÓRIA CONTRA O INIMIGO

Leiamos Colossenses 2:14 e 15

A VITÓRIA DE CRISTO NA CRUZ E A NOSSA VITÓRIA. NA CRUZ TODOS OS PRINCIPADOS E POTESTADES DAS TREVAS FORAM VENCIDOS PELO SANGUE DE JESUS. TODA DÍVIDA QUE ERA CONTRA NÓS E QUE NOS PRENDIA ÀS TREVAS FOI PAGA PELO SENHOR JESUS, ALELUIA!

QUANDO NOS SUBTEMOS AO BATISMO, AUTOMATICAMENTE, NO MUNDO ESPIRITUAL
SOMOS IDENTIFICADOS COM CRISTO, PASSANDO A “ESTAR NELE”. POR ISSO O INIMIGO NÃO PODE NOS ATINGIR! EM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. (ROM.8:37)

terça-feira, 30 de março de 2010


Olá amados, graça e paz! Estamos atualizando a série de estudos que está sendo ministrada nos Grupos Familiares. Hoje estamos publicando dois estudos: "A porta do Reino de Deus" e "Arrependimento".  A compreensão do significado da Porta do Reino de Deus é fundamental para o nosso crescimento espiritual. Nosso desejo é que o Senhor possa nos edificar através destas ministrações.
Em Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga

A PORTA DO REINO DE DEUS


Quando o Evangelho do Reino chega até nós, revelando a pessoa de Jesus Cristo como Senhor, sua obra por nós na cruz e a nossa real condição de pecado, gera em nós um confronto, uma consciência de que é preciso mudança.

" Eu creio Senhor ! Mas agora, o que eu devo fazer ? "

At 2:37
"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?"

"Ou seja. Você falou sobre o reino de Deus, do senhorio de Jesus Cristo, de sua obra por nós e nós cremos. Mas e agora, o que precisamos fazer para entrar neste reino ?"

Pedro fala a eles o que devem experimentar de entrada no Reino de Deus.

Quando os que ouviram Pedro deram crédito a sua palavra e temeram (v37), então Pedro lhes deu a segunda parte da mensagem (v38). Na primeira parte ( v22-36) ele falou do que Jesus fez. Agora ele vai falar do que Jesus quer que nós façamos.

At 2:38
"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."

Aqui há um indicação clara. São três realidades distintas que devem ser experimentadas logo no início de nossa vida com Cristo.

• As duas primeiras são condições para entrarmos no Reino de Deus.
• A terceira é uma promessa de Deus aqueles que preenchem as condições.

Podemos dizer que esta é a Porta do Reino. A fé na proclamação de Jesus não é a própria entrada no reino. A fé é a base, aquilo que vai me dar poder para entrar, vai me dar poder para ser um filho de Deus (Jo1:12).

 A fé não é a porta do reino, ela é o que dá poder para entrar. ( É a CHAVE )

A porta de entrada do Reino de Deus constitui em:

• Arrependimento
• Ser batizado em nome de Jesus e
• Receber o dom do Espírito Santo

Vimos então que Pedro falou de duas coisas: Falou de Jesus e da Porta do Reino.

Falar da obra de Jesus na esperança de que os homens creiam sem colocar as condições para ser um discípulo, produz uma fé que não tem como se expressar e logo se torna uma fé morta. Este tem sido um dos principais erros da Igreja neste século.

Por outro lado, falar das demandas (exigências ) do reino, sem comunicar a graça de Jesus Cristo produz uma religiosidade legalista e sem poder. Do mesmo modeo que estar arrependido e batizado sem receber o Espírito Santo implica numa vida infrutífera no desempenho do seu serviço.

É necessário comunicar a Verdade sobre Jesus, Os mandamentos e a Promessa do v38. A verdade produz fé para a obediência, os mandamentos direcionam essa obediência e a promessa capacita para o testemunho.

Esta é a porta do Reino de Deus. É a porta porque está no início de nossa vida cristã. Após passarmos por ela iniciamos nossa caminhada no Reino.

Quando o evangelho nos é anunciado, nós exercitamos a fé, cremos em Jesus e agora vamos passar pela porta e entrar no reino. Estas são coisas que determinam o reino de Deus na vida de uma pessoa.

ARREPENDIMENTO


É muito importante entendermos bem o que é arrependimento. Nós estamos rodeados de conceitos do mundo e de conceitos religiosos que não definem exatamente nosso problema com Deus. Ora, se não entendermos bem qual é o problema, como poderemos saber qual é a solução?

 Todo mundo que ouvir o evangelho deve ter esta luz, este entendimento: qual é o seu problema com Deus, e qual a solução desse problema.

Já vimos que Jesus pregava o evangelho do reino, a boa noticia da chegada do reino de Deus no coração das pessoas.

Mas antes de Jesus, veio João Batista para preparar o caminho do Senhor, para preparar o coração das pessoas para a chegada do Reino.

Qual era a pregação de João Batista ? Ler Mt 3:1-2 e 8

Como Jesus inicia a pregação do evangelho ? Ler Mt 4:17

Por que Tanto Jesus quanto João Batista e os apóstolos anunciam primeiro o arrependimento?

Porque o arrependimento está na porta do reino. É algo interior que deve acontecer com a pessoa para que o reino de Deus se estabeleça em sua vida.

Porque isso é necessário?

Para compreender, devemos analisar como tudo começou, como foi a queda do homem (Gn 3:1-7). Aqui nos temos a descrição da entrada do pecado no mundo. Geralmente se diz que o pecado de Adão foi a desobediência, mas isto não define exatamente o problema. Na verdade a desobediência já é um fruto do pecado, é uma conseqüência do pecado e não o próprio pecado.

O problema do homem

Precisamos saber qual é o problema para depois saber a solução do problema. ( Ex.: médico e o diagnóstico )

Qual é o Problema do homem com Deus ? Ler Gn 3:1-7

(Adão tinha uma vida perfeita no Éden , até a natureza naquele tempo era mais bela, sem abrolhos nem espinhos. Ele tinha comunhão com Deus, que passeava no jardim na viração do dia.)

Oferta : dar entendimento e conhecimento.

A chave para este entendimento está nas palavras: "... como Deus, sereis conhecedores dobem e do mal" (v5) e "...árvore desejável para dar entendimento" (v6).

Porque o conhecimento era tão tentador para Adão? Porque queria tanto ter entendimento, a ponto de se arriscar ao castigo da morte que Deus tinha prometido? É simples. Até aquele momento, ele vivia nume relação de total dependência de Deus, necessitava da orientação de Deus para tudo, era dirigido por Deus e pela sua sabedoria (pv 8:22-31). Para que ele queria conhecimento e sabedoria que vinham de uma árvore e não de Deus?

 Adão queria dirigir a própria vida, queria fazer sua própria vontade, ser seu próprio Deus. Adão queria INDEPENDÊNCIA.

 Havia uma atitude interior de independência no coração do homem que foi expressa pela desobediência.

Foi assim que o pecado entrou no mundo.

Rm 5:12
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”

Quando Adão pecou, sua natureza humana se degenerou. O pecado tornou-se parte de sua natureza e também herança de toda a raça humana, pois todos são descendentes de Adão. (Gn5:1-2)

Rm 5:19
“Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.”

Todos são pecadores, pois todos vem de Adão, logo todos precisam de cura para a esta doença chamada pecado. ( egoísmo, rebeldia, independência )

O problema de Adão é o problema de toda a raça humana.

 O maior problema do homem com Deus não é o que ele faz, mas o que ele è. É a sua atitude interior de Independência de Deus.

Temos que ter este entendimento :

• Pecado : Atitude interior de independência
• Pecados : Atos pecaminosos causados pela independência de Deus

O nosso maior problema aos olhos de Deus não está nas coisas erradas que fazemos, mas sim na nossa atitude interior de INDEPENDÊNCIA e rebelião. Todos os pecados que cometemos são conseqüência desta disposição interior. Quando no meu interior há uma atitude de independência (sou dono da minha vida, faço a minha vontade), como conseqüência disto, os meus atos e as coisas que vou fazer no meu dia a dia não vão agradar a Deus. Entendemos então, que o problema principal é A INDEPENDÊNCIA (o pecado), enquanto que os atos pecaminosos (os pecados) são a conseqüência.

Aqui cabe uma pergunta: É suficiente que o homem abandone alguns pecados mais grosseiros (como os vícios, a orgia e a idolatria), e creia em Jesus para o perdão dos pecados, sem no entanto resolver o seu problema fundamental que é a independência? A resposta é NÃO. Deus quer atingir a raiz do problema. Ele quer que mudemos de atitude, que abandonemos a INDEPENDÊNCIA e nos tornemos DEPENDENTES de Deus.

A Solução de Deus

A palavra do evangelho de Jesus, não é para curar superficialmente a ferida do homem. Deus quer tratar a causa do problema e não apenas a conseqüência. E para isto Ele mandou o seu filho Jesus. Ele não veio trazer apenas o perdão dos pecados mas veio trazer a solução do problema do pecado e da rebelião. E como fez isto? Pregando o evangelho do reino (Mt 4.23; 9.35; Mc 1.14,15; Lc 4.43; 8.1; 9.60; 16.16). Os apóstolos também pregaram o evangelho do reino (At 8.12; 19.8; 20.25; 28.23,30,31).

 O que é o evangelho do reino? O evangelho do reino é o fim da rebelião e da independência do homem.

Deus quer perdoar, mas também quer governar, quer reinar sobre o homem. E este é o significado do arrependimento. No grego a palavra que aparece é “metanóia”, que significa mudança de mente, mudança de atitude interior. Que mudança é esta? É a troca de uma atitude de INDEPENDÊNCIA para uma atitude de DEPENDÊNCIA. Da atitude de rebelião (faço o que eu quero) para a atitude de submissão (pertenço a Deus para fazer a sua vontade).

 Arrependimento é MUDANÇA DE ATITUDE interior. Deixo de ser independente e passo a ser dependente de Deus

Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudam também os nossos atos. Quando mudamos somente os nossos atos (deixamos de fazer algumas coisas que consideramos muito erradas), mas continuamos no interior com uma atitude de independência, estamos ainda em rebelião e necessitamos de arrependimento.

Pelo conceito comum, arrependimento é um mero sentimento de tristeza pelos pecados cometidos. Agora Deus está nos revelando algo mais sólido: POR MEIO DO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO, TEMOS O NOSSO INTERIOR TOTALMENTE MUDADO, VIVEMOS UMA NOVA VIDA, ESTAMOS COM UMA ATITUDE CORRETA DIANTE DO NOSSO SENHOR. ALELUIA!

( Isso não significa que eu nunca mais vou pecar. Se eu começar a agir por conta própria, já estou pecando. )