NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 22 de setembro de 2013


"A importância da Palavra de Deus!"

"Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."
(Isaías 40.8)

       Estava lendo uma matéria no jornal de hoje, escrita pela psicanalista Gleda Brandão, membro da Sociedade Psicanalista de Mato Grosso do Sul e presidente da Federação Brasileira de Psicanálise; e logo me veio a mente a importância e atualidade da Bíblia, a Palavra de Deus. A matéria tinha como título: "Quanto mais avançamos em tecnologia, mais nos afastamos das relações amorosas." A autora fala sobre a influência da mídia nas relações humanas e os prejuízos que o avanço tecnológico podem trazer para os relacionamentos.

       A realidade abordada nesta matéria me reportou ao texto de Daniel: "E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará." (Daniel 12.4). Jesus também falou sobre as marcas deste tempo previsto por Daniel. Em seu evangelho lemos: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mt.24.12) Estes dois textos nos revelam a atualidade da Palavra de Deus e confirmam o texto do profeta Isaías citado no início desta reflexão: "... a palavra de nosso Deus subsiste eternamente."

       Nunca na história da humanidade um livro foi tão perseguido como a Bíblia. A própria Igreja, no período conhecido como "Idade das trevas", tentou impedir o acesso dos fiéis à Palavra e em muitos momentos textos sagrados foram destruídos pela própria igreja. Mesmo assim, a Palavra de Deus permaneceu. Isso aconteceu devido a importância que a palavra tem para a nossa vida. Mas, por que a Bíblia é tão importante para nós?

Ela nos alimenta espiritualmente!

Jesus afirmou:  "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." (Mateus 4.4) Assim como no plano físico, no plano espiritual também precisamos nos alimentar. Quando não nos alimentamos espiritualmente nos enfraquecemos e ficamos vulneráveis às adversidades espirituais. Nos alimentamos espiritualmente através da oração e da leitura da palavra de Deus. Jesus havia passado 40 dias sem se alimentar, mas seu espírito foi alimentado pela Palavra de Deus. Percebemos isso quando constatamos que todas as respostas dadas por Jesus ao tentador estavam baseadas na Palavra de Deus. Por três vezes Jesus usa a expressão: "Está escrito!"    

Tenho me alimentado espiritualmente através da leitura da Palavra de Deus?

Ela nos oferece direção para nossas decisões!

Além de nos alimentar espiritualmente, a palavra de Deus nos orienta quando precisamos tomar decisões importantes em nossa vida. O salmista escreveu: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119.105) Quantas vezes nos deparamos com alguma decisão importante e não sabemos o que fazer. A Palavra de Deus é a luz que ilumina nosso caminhar.



       Muitos se esquecem que devemos caminhar segundo a orientação de Deus. O salmista afirma: "Bem aventurado é o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios..." (Salmo 1.1a) No verso 3 do mesmo Salmo lemos: "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite." (Salmo 1.2) Quando meditamos na Palavra de Deus não precisamos buscar conselho com ímpios. Nela encontramos orientação segura para o nosso caminhar.

Onde estamos buscando orientação para tomar nossas decisões?

Ela nos traz saúde!

       O sábio Salomão escreveu: "Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo." (Prov.4.20 a 22) Como pode a palavra de Deus nos trazer saúde? É simples! Quando nos voltamos para a Palavra de Deus recebemos paz em nosso espírito. Nossa fé também é fortalecida, renovada (Rom10:17) e consequentemente nosso corpo começa a refletir esta paz interior. A maioria das enfermidades atuais começam na alma. Salomão escreve nos pedindo para que guardemos os ensinamentos de Deus em nosso íntimo. Quando fazemos isso, encontramos cura para a nossa alma.  

Eu creio, realmente, que a palavra de Deus pode me proporcionar cura?

Ela nos faz prosperar!

       Josué foi um dos líderes mais prósperos de Israel. Ele ouviu do próprio Deus: "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." (Prov.4.22) Nestas palavras encontramos o segredo da prosperidade. Hoje em dia existem muitas receitas para prosperar. Campanhas, amuletos, sacrifícios, etc. Todas as religiões, inclusive cristãs, incorporaram o discurso de prosperidade em seus rituais. O segredo, porém, está na Palavra de Deus. Três coisas são ditas a Josué: 1) Não se aparte da tua boca; 2) Medita na Palavra e 3) Ande conforme o que ela diz. Ouvi de um pastor em um encontro que participei, que um determinado irmão que atua na área de gestão em recursos humanos, montou um treinamento parta empresários totalmente baseado na Palavra de Deus. Este treinamento tem sido um sucesso! Por quê? Simplesmente porque está baseado em princípios bíblicos. Quando andamos em conformidade com a palavra de Deus, prosperamos.

Tenho seguido os três passos revelados a Josué? 

       A Palavra de Deus é de fundamental importância em nossa vida. Quando tomamos consciência desta importância e nos voltamos para a Palavra de Deus, somos alimentados espiritualmente, encontramos direção, paz e vemos nossos caminhos prosperarem. Pense nisso!

No amor de Cristo,

Pr. José Carlos Alvarenga.