NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 19 de outubro de 2013

SUPERANDO GIGANTES
1 Samuel 17.32-50

INTRODUÇÃO
      
       Quando olhamos para a Bíblia e falamos em gigante, do que você se lembra? Com certeza a maioria de nós iremos nos lembrar de Golias. Você sabia que existem Golias na vida das pessoas? Quem são eles? São os gigantes dos problemas no relacionamento, casamento, dificuldade financeira, enfermidade, emoções. São gigantes que estão nos atormentando, afrontando, nos desanimando. São gigantes querendo nos ferir, nos paralisar, nos impedir de avançar. No nosso texto, Davi literalmente tinha um gigante na sua frente. Esse gigante precisava ser derrotado. Qual o gigante que está impedindo você de prosseguir? Não é pelo fato dele ser gigante que você não possa superá-lo. Pessoas mais que vencedoras existem para lutar contra gigantes. Quero compartilhar com você algumas dicas que lhe ajudarão a superar gigantes em sua vida.

1. NÃO FUJA DA LUTA (v.32)
   
       Fugir não resolverá a situação, apenas adiará. A Bíblia diz que Golias estava lançando o desafio há 40 dias. Por quanto tempo você tem ignorado, protelado ou fugindo do gigante? Se você fugir da luta, continuará com o coração abatido. O desânimo e a fraqueza continuarão operando em sua vida. Davi sabia que aquele gigante precisava ser derrotado, se não, ele continuaria ali. Tem muitas pessoas que estão ignorando ou fingindo que o gigante não está lá. Preferem continuar sofrendo ao invés de enfrenta-lo. Estão sempre fugindo do problema. Você jamais superará o gigante se não
decidir enfrenta-lo. Você vai deixar a casa cair para depois tentar reconstruí-la? Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, mas se lutar o bicho some.

Você quer superar o gigante? Então não fuja da luta. Pergunta: Você alguma vez já tentou fugir de alguma luta? Compartilhe.

2. BUSQUE DISCERNIMENTO ESPIRITUAL (v.36)
      
       O povo de Israel estava tão aflito que nem pararam para raciocinar. Eles não eram somente o povo de Israel, era o povo de Deus. O desafio não era somente contra Israel, mas contra o Senhor. Há problemas que não precisamos de discernimento, pois são consequências da vida. Mas os gigantes que se levantam contra nós, precisamos de discernimento espiritual para superá-los. Davi se candidatou para lutar porque enxergou o que ninguém havia enxergado. Davi sabia que Golias estava desafiando o Senhor e não somente o povo de Israel. Precisamos entender que a luta muitas vezes não é somente contra nós, mas contra o Deus a quem servimos. O discernimento espiritual abrirá seus olhos para enxergar realmente a raiz do problema e de como resolvê-lo. Você quer superar o gigante? Então busque o discernimento espiritual. Este discernimento só virá com uma vida de oração e leitura da Palavra.

Você já teve alguma experiência em que o Senhor lhe deu discernimento do que estava acontecendo? Como foi?

3. RELEMBRE AS VITÓRIAS PASSADAS (v.37)
      
       Relembrar as vitórias que o Senhor já lhe deu, dará a você a fé necessária para lutar. As pessoas não estavam confiando em Davi. Ele foi desprezado pelo seu irmão (v.28) e também por Saul (v.33). Davi rebate toda esta desconfiança relembrando as vitórias que o Senhor já tinha dado a ele (v.37). Experiências com Deus servem para nos ensinar e capacitar para outras experiências maiores. Saul achava que a vitória viria por mãos humanas, mas Davi sabia que sua vitória viria de Deus. Davi não estava defendendo sua reputação, mas a do Senhor. Davi não estava lutando em seu próprio nome, mas no nome do Senhor. Ele deixou claro isto no versículo 45: Davi, porém, disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Há poder no nome de Jesus. Somos povo de Deus, nosso general é Cristo e a batalha é do Senhor! Você quer superar o gigante? Então relembre as vitórias passadas que o Senhor já lhe deu.


(Estudo extraído do site: http://www.primeirabatista.org.br Programa de Células, em 23.09.2013)

domingo, 13 de outubro de 2013

                          


                                  Permanecendo firmes no Senhor!
                                                        (Salmo 46)

       Existem situações em nossa vida que podem nos afetar profundamente. Experiências difíceis que às vezes podem até nos abalar. Todos nós estamos sujeitos a passar por isso. A diferença de quem caminha com Jesus não está no fato de que não enfrentamos situações difíceis, e sim na presença abençoadora do Pai a cada instante, nos fortalecendo e nos dando condições de prosseguirmos firmes em sua presença.

      Este era o pensamento do salmista ao escrever o Salmo 46. As palavras deste Salmo são fruto de uma experiência profunda com o Pai, que não permite que sejamos abalados por qualquer situação. Ao falar sobre a cidade santa o verso 5 afirma: “Deus está no meio dela, jamais será abalada...” A presença de Deus traz força e vigor. Ao lermos este Salmo podemos identificar três atitudes que devemos cultivar para permanecermos firmes no Senhor. Vejamos:

1. Permanecemos firmes no Senhor quando nos refugiamos nele! Vs.1

       Para onde corremos quando a situação “aperta”? Em quem ou no que nos refugiamos? Ao falar de Deus como refúgio certamente o salmista tinha em mente as cidades refúgio, muito comuns naquela época. Estas cidades eram destinadas àqueles que, por acidente, cometiam homicídio. Segundo o texto de Deuteronômio 19, versos 2 a 5, das 48 cidades destinadas aos levitas, três deveriam servir como cidades-refúgio.

       O exemplo citado neste texto é o de um lenhador que, ao cortar lenha seu machado escapa e atinge seu companheiro de forma acidental e fatal. Certamente, este lenhador ficaria arrasado, profundamente triste som o fato. As cidades refúgio não deveriam ser apenas bem estabelecidas e fortificadas; mais ainda, deveriam espiritualmente estar preparadas para receber indivíduos culpados de homicídio não intencional. Eram cidades para onde um coração despedaçado poderia buscar refúgio e encontrar conforto para a alma e a preservação da própria vida. 

       Muitas vezes nos sentimos assim, com o nosso coração em pedaços. Às vezes é a tristeza ou  a angústia que está a nos rodear. Nestes momentos devemos nos refugiar no Senhor.       Quando nos refugiamos em Deus encontramos abrigo seguro, forças para podermos continuar.

Para onde corro quando as coisas não vão bem? Tenho me refugiado no Senhor quando as coisas "apertam"?

2. Permanecemos firmes no Senhor quando temos consciência da presença dele conosco! (Vs.5,7 e 11)

       A presença de Deus entre o seu povo é uma das verdades mais claras na palavra de Deus. Ele jamais nos abandona! Ao se referir a presença de Deus em três versos, o salmista dá uma ênfase especial a esta verdade. Deus está conosco! Ao delegar a grande comissão aos discípulos Jesus confirmou esta verdade dizendo: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt.28.20)

       Como é gratificante saber que jamais estamos sozinhos. Em nossa caminhada vamos passar por momentos difíceis, onde ter a consciência de que Deus está ao nosso lado será fundamental e decisivo. A presença de Deus irá nos trazer um novo ânimo, uma nova motivação.

Tenho consciência de que nunca estou sozinho? Que diferença a presença de Deus pode fazer em minha vida?

3. Permanecemos firmes no Senhor quando aprendemos a nos aquietar em sua presença! (Vs.10)

       Aqui está um dos princípios espirituais mais difíceis de serem observados, principalmente em nossos dias. Vivemos dias de profunda agitação. Corremos de um lado para o outro e às vezes não temos tempo nem mesmo para nos alimentarmos com calma. Parar é sinônimo de improdutividade. Quando paramos não estamos produzindo. E a idéia de não se produzir não é inerente a uma sociedade capitalista. Por isso, é difícil parar e, principalmente, nos aquietar.

       Podemos entender o “aquietar” do salmista de duas maneiras. Primeiro, no sentido de descansarmos em Deus. Às vezes, queremos resolver tudo e ficamos correndo de um lado para o outro, tentando resolver coisas que somente o Pai pode resolver. Precisamos nos aquietar e deixar Deus trabalhar. Há coisas que cabe a nós fazermos, mas há coisas que só Deus pode fazer e problemas que só Ele pode resolver! Pensando nisto o apóstolo Pedro escreveu: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7). Em segundo lugar, precisamos nos aquietar no sentido da oração. Significa pararmos um pouquinho na presença do Pai, nos aquietando para ouvirmos o que Ele tem a nos dizer. Orar não é só falar com Deus, mas também ouvirmos o que ele tem a nos dizer. Oração é um diálogo. Como é gostoso nos aquietarmos na presença de Deus. Isso me faz lembrar a letra de um lindo cântico:

“Só de ouvir tua voz, e sentir teu calor
Só de pronunciar o teu nome
Os meus medos se vão, minha dor meu sofrer
Pois, de paz tu inundas meu ser...”

Tenho descansado no Senhor e confiado plenamente nele? Como está o meu tempo a sós com Deus (TSD)? Tenho separado um tempo diário para me "aquietar" na presença do Pai?

       Quando nos aquietamos, deixando Deus trabalhar e nos colocamos em oração, parando em meio à correria do dia a dia, experimentamos o fortalecimento e a renovação do Senhor em nossa vida, permanecendo assim firme em sua presença. Pense nisso!

No amor de Jesus Cristo,
Pr. José Carlos Alvarenga.