NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







sábado, 19 de outubro de 2013

SUPERANDO GIGANTES
1 Samuel 17.32-50

INTRODUÇÃO
      
       Quando olhamos para a Bíblia e falamos em gigante, do que você se lembra? Com certeza a maioria de nós iremos nos lembrar de Golias. Você sabia que existem Golias na vida das pessoas? Quem são eles? São os gigantes dos problemas no relacionamento, casamento, dificuldade financeira, enfermidade, emoções. São gigantes que estão nos atormentando, afrontando, nos desanimando. São gigantes querendo nos ferir, nos paralisar, nos impedir de avançar. No nosso texto, Davi literalmente tinha um gigante na sua frente. Esse gigante precisava ser derrotado. Qual o gigante que está impedindo você de prosseguir? Não é pelo fato dele ser gigante que você não possa superá-lo. Pessoas mais que vencedoras existem para lutar contra gigantes. Quero compartilhar com você algumas dicas que lhe ajudarão a superar gigantes em sua vida.

1. NÃO FUJA DA LUTA (v.32)
   
       Fugir não resolverá a situação, apenas adiará. A Bíblia diz que Golias estava lançando o desafio há 40 dias. Por quanto tempo você tem ignorado, protelado ou fugindo do gigante? Se você fugir da luta, continuará com o coração abatido. O desânimo e a fraqueza continuarão operando em sua vida. Davi sabia que aquele gigante precisava ser derrotado, se não, ele continuaria ali. Tem muitas pessoas que estão ignorando ou fingindo que o gigante não está lá. Preferem continuar sofrendo ao invés de enfrenta-lo. Estão sempre fugindo do problema. Você jamais superará o gigante se não
decidir enfrenta-lo. Você vai deixar a casa cair para depois tentar reconstruí-la? Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, mas se lutar o bicho some.

Você quer superar o gigante? Então não fuja da luta. Pergunta: Você alguma vez já tentou fugir de alguma luta? Compartilhe.

2. BUSQUE DISCERNIMENTO ESPIRITUAL (v.36)
      
       O povo de Israel estava tão aflito que nem pararam para raciocinar. Eles não eram somente o povo de Israel, era o povo de Deus. O desafio não era somente contra Israel, mas contra o Senhor. Há problemas que não precisamos de discernimento, pois são consequências da vida. Mas os gigantes que se levantam contra nós, precisamos de discernimento espiritual para superá-los. Davi se candidatou para lutar porque enxergou o que ninguém havia enxergado. Davi sabia que Golias estava desafiando o Senhor e não somente o povo de Israel. Precisamos entender que a luta muitas vezes não é somente contra nós, mas contra o Deus a quem servimos. O discernimento espiritual abrirá seus olhos para enxergar realmente a raiz do problema e de como resolvê-lo. Você quer superar o gigante? Então busque o discernimento espiritual. Este discernimento só virá com uma vida de oração e leitura da Palavra.

Você já teve alguma experiência em que o Senhor lhe deu discernimento do que estava acontecendo? Como foi?

3. RELEMBRE AS VITÓRIAS PASSADAS (v.37)
      
       Relembrar as vitórias que o Senhor já lhe deu, dará a você a fé necessária para lutar. As pessoas não estavam confiando em Davi. Ele foi desprezado pelo seu irmão (v.28) e também por Saul (v.33). Davi rebate toda esta desconfiança relembrando as vitórias que o Senhor já tinha dado a ele (v.37). Experiências com Deus servem para nos ensinar e capacitar para outras experiências maiores. Saul achava que a vitória viria por mãos humanas, mas Davi sabia que sua vitória viria de Deus. Davi não estava defendendo sua reputação, mas a do Senhor. Davi não estava lutando em seu próprio nome, mas no nome do Senhor. Ele deixou claro isto no versículo 45: Davi, porém, disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Há poder no nome de Jesus. Somos povo de Deus, nosso general é Cristo e a batalha é do Senhor! Você quer superar o gigante? Então relembre as vitórias passadas que o Senhor já lhe deu.


(Estudo extraído do site: http://www.primeirabatista.org.br Programa de Células, em 23.09.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.