NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 28 de junho de 2016

Atitudes que contribuem para a comunhão da igreja
(Salmo 51.10 a 17)

- Na semana passada falamos sobre a importância de estarmos juntos e de  valorizarmos as reuniões da igreja. Vimos como Jesus e a igreja no primeiro século valorizaram a comunhão da igreja.

- Creio que todos nós, discípulos de Jesus, desejamos ver nossa igreja local fortalecida em sua comunhão e sendo edificada continuamente na presença do Pai. Para que isso aconteça,  é preciso que cada um faça a sua parte, colocando-se à disposição do Pai como instrumentos de edificação e frutificação em sua presença. O texto do salmista Davi nos ajuda a identificar algumas atitudes que devemos cultivar para que possamos contribuir com a nossa comunhão.

Auto avaliação espiritual!

- O salmista diz: “Cria em mim...”. Ele não diz “Cria em minha esposa...em meu filho...etc. Ele olha para dentro de si mesmo e percebe a necessidade espiritual que existe dentro dele. Esta era uma prática comum a Davi. Por isso, em outro texto ele diz: “Sonda-me ó Deus e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações. Vê se há em mim algum sentimento ruim e guia-me pelo caminho da Vida eterna.” (Salmo 139.23 e 24)

- Desde o início a Bíblia nos mostra como nós, seres humanos, temos a tendência de responsabilizar o outro. Foi assim no Jardim do Édem, quando o homem culpou a mulher e a mulher a serpente. (Gênesis 3.12 e 13)

- Já sabendo disso, Jesus nos ensina em seu evangelho: “Tira primeiro a trava do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho do seu irmão.” (Mateus 7.5)

- É fato comprovado que a maior parte daqueles que se afastam da comunhão da igreja, o fazem porque deixaram de olhar para Jesus e passaram a olhar mais para o outro.

- Quando olhamos para dentro de nós mesmos e nos preocupamos com a nossa saúde espiritual, nos tornamos instrumentos poderosos nas mãos do Senhor para o fortalecimento da comunhão da igreja.

Um coração puro!

- Quando lemos o Salmo 51, percebemos que Davi estava com o coração ferido. No verso 12 ele pede ao Senhor que lhe restitua a alegria da salvação. No seu coração,  só havia tristeza e dor. Quem havia ferido o coração de Davi? Ele mesmo! Ao pecar, Davi trouxe para si mesmo sofrimento, culpa e dor. Seu coração estava contaminado. Ele sabia que com um coração neste estado, jamais poderia cultuar ao Pai. Por isso ele diz: “O verdadeiro sacrifício aceitável é um coração contrito; a um coração contrito e quebrantado o Senhor jamais desprezará.” (vs.17)

- Há várias causas para um coração estar ferido. Às vezes, nosso coração pode estar ferido pela mesma razão de Davi. Ou, talvez, alguma pessoa nos feriu. Também, pode ter sido algum fato ou situação que tenha ferido nosso coração. Seja o que for que tenha acontecido, precisamos ter consciência de que um coração ferido, contaminado, jamais irá contribuir para a comunhão da igreja.

- Assim como Davi, precisamos pedir ao Pai: Cria em mim um coração puro!”

Conclusão

- Cuidar da nossa saúde espiritual é fundamental para que possamos contribuir com a comunhão da igreja. Que o Senhor nos dê graça e sabedoria para olharmos para nós mesmos, purificando nosso coração e usando-nos na edificação da igreja.