NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 31 de julho de 2016


O Evangelho de Deus (2) – Jesus a única fonte!
(Romanos 3.21 e 22)

Pr.José Carlos Alvarenga


- O evangelho de Deus nos revela Jesus como sendo a única fonte que pode alimentar e manter a nossa espiritualidade. Sua vida e seus ensinos nos apontam o caminho para uma vida plena.

- Quando falamos sobre espiritualidade, precisamos entender que algumas considerações precisam ser levadas em conta. Jesus como a única fonte é uma delas. Muitos hoje correm de um lado para outro em busca de satisfação e realização espiritual. Tentam encontrar esta satisfação em religiões, líderes religiosos, gurus, etc.

- Jesus é suficiente! Nele encontramos tudo o que precisamos para uma espiritualidade sadia. Assim sendo, vamos considerar algumas verdades bíblicas relacionadas a este tema.

Jesus é a única fonte de orientação!

- O próprio Jesus afirmou:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida...” (João 14.6ª)

“...eu sou a luz do mundo; aquele que me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)

- Caminho e luz tem a ver com orientação para a nossa caminhada neste mundo. Jesus é o caminho, ou seja, nele encontramos a direção a ser seguida. Ele também é luz que ilumina o nosso caminhar.

- Somente Jesus pode nos oferecer uma orientação segura sobre as decisões que precisamos tomar, o caminho certo a seguir.

- Entendemos que nós, pastores, devemos contribuir para que cada um busque em Jesus as suas próprias respostas. Como líderes espirituais, devemos apontar para Jesus. Ele é o nosso único guia:

“Não queirais ser chamados guias; porque um só é vosso guia, que é Cristo.”
(Mateus 23.10)

Jesus é a única fonte de unção!

- Somente Jesus é apresentado na Bíblia como “O ungido”. Ele é a fonte de toda unção. O apóstolo João escreveu:

“Ora, vós tendes a unção que recebestes da parte do Santo, e todos vós tendes conhecimento.” (I João 2.20)

- Mas, o que é unção? Unção é o ato de ungir. Derramar ou passar óleo sobre alguém. No sentido bíblico, a unção está ligada à presença e capacitação do Espírito Santo. Ser ungido é receber o Espírito Santo e ser capacitado por Ele. Somente em Jesus e por meio dele podemos receber esta unção. Ele é a única fonte de unção.

Jesus é a única fonte de autoridade!

- A ideia de unção na Bíblia está totalmente ligada à ideia de autoridade. O ungido é revestido de autoridade. Desde o início do ministério de Jesus era perceptível a sua autoridade. No evangelho de Mateus lemos:

Porque as ensinava como tendo autoridade e não como os escribas.” (Mateus 1.29)

- No mesmo evangelho lemos as seguintes palavras de Jesus:

E, aproximando-se Jesus, falou-lhes dizendo: Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra.” (Mateus 28.18)

- Isso significa que Jesus, e somente Jesus, está acima de tudo e de todos. Toda autoridade, todo poder está em sua pessoa. Ele tem autoridade sobre o mundo espiritual, ou seja, todos os seres espirituais estão sujeitos a Ele. Sua autoridade se estende sobre a criação e também sobre as nossas vidas.

- Creio ser importante destacar algo sobre autoridade sobre a vida de alguém. Como Jesus é a única fonte de autoridade, somos apenas instrumentos desta autoridade. Como pastor, eu não tenho autoridade espiritual, mas exerço, em Cristo, autoridade espiritual. Por isso, a Bíblia nos ensina que, quando alguém se rebela contra um líder, está se rebelando contra o próprio Deus.

- Por outro lado, somente Jesus possui autoridade no Reino de Deus. Ele compartilha esta autoridade conosco. Não só o pastor tem autoridade espiritual, mas todos nós, como discípulos de Jesus, temos esta autoridade. Nenhum discípulo tem autoridade para cobrir a vida de outro discípulo. Nossa cobertura é Jesus. Somente Jesus! Esta ideia está bem clara na figura da galinha que ajunta os pintinhos debaixo de suas asas. (Mateus 23.37)  

Conclusão

- O evangelho de Deus tem Jesus como centro e como a única fonte que pode alimentar a nossa espiritualidade. Viver o evangelho é viver em Jesus, por Jesus e para Jesus. É buscar EM JESUS a orientação que precisamos. É receber DE JESUS unção e autoridade. É ter JESUS COMO NOSSA COBERTURA ESPIRITUAL.


- Por isso, a Ele, Jesus, toda honra e toda a glória, hoje e sempre!