NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 3 de março de 2013



"Buscai ao Senhor"
(Amós 5:4 e 5)

Um dos significados da palavra "buscar" encontrado no dicionário Caudas Aulete é "esforçar-se por descobrir, encontrar". O mesmo dicionário também conceitua "buscar" como "tratar de conhecer". Cremos que o sentido da expressão "buscai ao Senhor" encontrada no texto lido está bem de acordo com estas definições apresentadas. Buscar ao Senhor significa nos esforçarmos para viver na presença de Deus, desejando conhecê-lo cada vez mais, andando conforme a sua vontade.

 A atitude de buscar ao Senhor, na Bíblia, geralmente é acompanhada de uma certa urgência. O profeta Isaias escreve: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto!" (Is.55:6). O escritor aos Hebreus afirma: "Portanto, hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações..." (Hebreus 3:15).

No texto do profeta Amós encontramos algumas consequências ligadas ao ato de se buscar ao Senhor. Ao lermos o capítulo 5 de Amós podemos entender que quando buscamos ao Senhor...

1. Ele transforma situações!

Amós exerceu seu ministério profético no 8º século antes de Cristo. Neste período o reino de Israel estava dividido entre Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá). A princípio, as duas nações viviam um tempo de aparente paz. As nações vizinhas - Egito, Babilônia e principalmente a Assíria - estavam em declínio e não ofereciam perigo. Entretanto, após uma mudança no governo da Assíria, esta nação retomou seu crescimento e também sua visão de conquista, voltando a ameaçar seus vizinhos. Por outro lado, o povo de Deus, tanto no reino do Norte como no Reino do Sul, estava vivendo de uma maneira que não agradava ao Pai. Havia muita idolatria e injustiça nos dois reinos. É neste contexto que Amós pronuncia o alerta de Deus: "Buscai-me e vivei!".

O povo estava sendo ameaçado pela Assíria, havia entre eles medo, insegurança e, consequentemente, muita ansiedade. Mas também havia uma saída: Buscar ao Senhor! Se eles buscassem a Deus aquela situação poderia ser mudada. haveria vida em lugar de morte!

Como nação não vivemos hoje uma situação de ameaças por parte dos nossos vizinhos. Nosso continente vive em paz! Entretanto, cremos que pessoalmente, todos enfrentamos "ameaças" de inimigos do nosso tempo; que muitas vezes geram em nós medos, inseguranças e também muita ansiedade. Situações que nos ameaçam de diversas formas. Mas, quando buscamos ao Senhor estas situações podem ser transformadas.

Com Amós, também aprendemos que quando buscamos ao Senhor...

2. Precisamos ir além da tradição religiosa!

O verso 5 do capítulo 5 diz: "Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada." Estas três cidades eram muito importantes para a tradição religiosa de Israel. Betel, cujo significado é "casa de Deus", foi o lugar onde Jacó teve a visão de uma escada que atingia o céu e que a partir daquele momento tornou-se um centro de adoração. (Gênesis 28:18 a 22). Gilgal foi o lugar onde Josué construiu um memorial ao Senhor, após atravessar o rio Jordão. (Josué 4:19 e 20). Neste mesmo lugar os hebreus foram circuncidados e celebraram a primeira páscoa na terra prometida. (Josué 5). Gilgal representava o lugar da aliança com Deus. Berseba significa "poço do juramento". Foi neste lugar que Abraão firmou uma aliança com Abimeleque, aliança que possibilitou a permanência de Abraão naquele lugar.(Gênesis 21:31 a 33). Berseba ficou conhecida como a cidade onde se invoca ao Senhor. Por todos os fatos históricos que envolveram estas cidades, elas se tornaram locais de peregrinação para o povo de Israel. mais do que isso, se tornaram símbolos da religiosidade de Israel.

O problema é que o povo ia até estas cidades apenas para satisfazerem um exigência religiosa. A vida que eles viviam negava a prática religiosa que tinham. Nos versos 21 a 23 do mesmo capítulo 5 de Amós lemos: "Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos e ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas." Deus desejava mais que uma peregrinação religiosa, ele queria que o seu povo vivesse constantemente em sua presença. Buscar ao Senhor é muito mais do que frequentar reuniões religiosas!

O próprio Jesus nos adverte: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7:21). Precisamos buscar ao Senhor. Essa busca envolve um esforço de nossa parte, procurando conhecer mais de Deus e viver diariamente sua vontade; andando conforme Ele deseja que andemos. O apóstolo Paulo nos exorta: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus" (Colossenses 3:1); "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele." (Colossenses 2:6).  

A palavra dirigida pelo profeta Amós aos israelitas do século 8 possuem o mesmo significado espiritual para nós hoje. mesmo vivendo em épocas tão diferentes, as experiências e os sentimentos humanos são os mesmos. por isso a verdade espiritual permanece: Quando buscamos ao Senhor vemos situações mudando em nossa vida; sentimos o desejo de ir além de uma simples tradição religiosa, procurando viver diariamente na presença do Pai.

No amor de Cristo,
Pr. José Alvarenga.