NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 18 de março de 2012

"Fortalecendo o nosso espírito!"

"Fortalecendo o nosso espírito!"

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. (II Cor. 4:16)

Quando lemos o capítulo quatro da segunda carta de Paulo aos discípulos da cidade de Corinto, percebemos como era difícil o trabalho do apóstolo. Ele diz: "Em tudo somos atribulados...perseguidos...maltratados..." (Vs. 8 e 9). Ele estava no centro da vontade de Deus, fazendo a obra de Deus, mas nem por isso deixava de enfrentar lutas e dificuldades. Mas o melhor é o que ele afirma em relação à essas dificuldades: "Por isso, não desfalecemos!" (Vs.16) Apesar de tudo ele continuava firme, perseverante no seu trabalho. Qual era o segredo do apóstolo Paulo? Como ele conseguia, mesmo em meio a tantas lutas, permanecer no seu objetivo de anunciar o evangelho? Vejamos no texto bíblico as respostas para estas questões.

1. Ele cultivava a sua fé!

"E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos." (Vs.16) 

Aprendemos na semana passada que todos nós recebemos uma medida de fé. (Rom. 12:3) Nenhum discípulo de Jesus Cristo pode dizer: "Eu não tenho fé!" Todos temos. Cabe a nós cultivá-la, para que ela se desenvolva e produza os frutos necessários. Nossa fé é fortalecida quando ouvimos a Palavra de Deus e renovada quando declaramos esta Palavra. "Cri, por isso falei!" Nossas palavras significam muito no mundo espiritual. Veja o que o mesmo apóstolo Paulo afirma em uma de suas cartas: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. isto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10:9 e 10) 

Cultivar a fé passa por aquilo que falamos. Quando pronunciamos palavras pessimistas, negativas, atingimos em cheio a nossa fé e acabamos por nos desanimar. O que mantinha Paulo firme em seu objetivo era o fato dele estar sempre cultivando a sua fé através de palavras que confirmavam sua crença. Ele não atentava para aquilo que estava vendo (Vs.18), mas permanecia firme, declarando a sua fé. Quais as palavras que você pronuncia nos momentos de dificuldade? Você reafirma o problema, reclama da situação ou declara sua vitória em Jesus?

2. Ele fortalecia o seu espírito!

"...ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." (Vs.16) 

Na linguagem do apóstolo Paulo "homem interior" refere-se ao nosso espírito. O espírito de Paulo era renovado, fortalecido diariamente. Em sua carta aos romanos Paulo afirma que a inclinação para as coisas do Espírito produzem vida e paz. (Romanos 8:6). Nosso espírito é alimentado pelo espírito de Deus. Quando nos inclinamos para as coisas do Espírito somos renovados e fortalecidos. Isso tem a ver com disciplina espiritual. Com oração, leitura da Palavra de Deus e jejuns. Quando nos disciplinamos a desenvolver estas atividades alimentamos nosso espírito, renovando-o diariamente. 

As lutas enfrentadas por Paulo eram muito maiores do que as dificuldades que enfrentamos nos dias atuais. Paulo tinha toda a estrutura do império romano contra ele, somando-se a isso todo o ódio dos religiosos judeus. Mesmo assim ele permaneceu firme, perseverante; porque o seu espírito era renovado dia após dia. 

Creio que estas duas atitudes de Paulo podem nos ajudar a continuarmos nossa caminhada, mesmo em meio às dificuldades. Ter cuidado com as nossas palavras, procurando pronunciar apenas palavras que expressem fé, confiança em Deus e em sua palavra. Em segundo lugar, desenvolvermos uma disciplina espiritual; separando um momento para a oração e leitura da Palavra; jejuando regularmente a fim de nos tornarmos mais sensíveis à voz do Pai. Pense nisso!

No amor de Cristo,
Pr. José Alvarenga.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.