NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 28 de julho de 2013

“A benção do discipulado”
(Eclesiastes 4:9 a 12)

Existem situações muito engraçadas que acontecem em nossa vida e que são inerentes à maioria de nós. Quem nunca caiu em uma calçada, um salão ou em qualquer outro lugar diante de algumas pessoas? E às vezes, quando foi possível, nos levantamos rapidamente como se nada houvesse acontecido. Digo “quando possível” porque nem sempre conseguimos nos levantar de uma queda. Às vezes precisamos da ajuda de alguém para fazê-lo.

É aí que começamos a entender as palavras do autor bíblico em Eclesiastes: “Melhor é serem dois e não um...” Também começamos a nos aproximar do significado do discipulado. Muitos pensam que discipulado se resume a transmissão de conhecimento ou a um aconselhamento espiritual. Isso faz parte do discipulado, mas é muito mais que isso. Discipulado é um “caminhar junto”; é “serem dois”. No discipulado caminhamos ao lado de outro irmão, visando principalmente o crescimento espiritual do discípulo.

Ao falar sobre a dinâmica da obra de Deus, o apóstolo Paulo afirma: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, ao pleno conhecimento do filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura de Cristo. Para que não sejamos mais como meninos inconstantes...” (Efésios 4:13 e 14ª) O alvo do discipulado é a maturidade cristã à semelhança de Jesus!

É mais fácil caminharmos sozinhos ou em companhia de alguém? Em que situações podemos comprovar a importância de uma companhia?

O discipulado nos ajuda a permanecermos em pé! Vs.10

Cair faz parte da caminhada.  Paulo escreve: “Aquele que está em pé cuide para que não caia.” (I Cor. 10:12). Nem por isso desejamos cair. Uma queda pode nos causar dor e sofrimento. Uma coisa interessante é que as crianças caem mais. As mais novinhas ainda estão aprendendo a caminhar e mais crescidas não tomam todos os cuidados devidos e por isso sofrem muitas quedas. Mas, à medida em que vamos crescendo as quedas diminuem; até chegar o momento em que quase não caímos, ou, dificilmente caímos. Permanecer em pé faz parte da maturidade.

Na vida espiritual acontece do mesmo jeito. As quedas fazem parte da nossa caminhada espiritual. Estamos sujeitos à quedas na vida emocional, moral e também espiritual. Mas, à medida em que vamos crescendo espiritualmente as quedas vão desaparecendo. O discipulado não apenas nos ajuda a ficarmos em pé, como também nos ajuda ao cairmos.

Podemos afirmar que um discípulo jamais sofre uma queda? O que fazer quando um irmão “cai” espiritualmente?

O discipulado nos fortalece espiritualmente! Vs.12

Em nossa caminhada como discípulos de Jesus também enfrentaremos momentos de fraqueza espiritual e de ataques do inimigo. O texto de Eclesiastes afirma que “se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se quebra facilmente.”

Andar em discipulado é ser auxiliado por alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. É poder contar com a intercessão do nosso discipulador a nosso favor. Todo esse cuidado gera em nós força espiritual para vencer os desafios e ataques que possam surgir em nosso dia a dia.


Como o discipulado pode nos fortalecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.