NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 23 de fevereiro de 2014


“Um coração Novo!”
(Ez. 36.26 a 28)

Pr. José Carlos F. Alvarenga

- Na semana que passou tive a oportunidade de ver alguns trechos de um programa sobre o coração humano. Vi alguns depoimentos de pessoas que receberam um coração novo, transplantado. Vi e ouvi sobre a importância de cuidarmos bem do nosso coração, principalmente, por meio de uma alimentação saudável.

- Ao pesquisar mais sobre o nosso coração, encontrei algumas curiosidades muito interessantes sobre o nosso coração:
1. Funciona ao ritmo médio de 72 batidas por minuto - 104 mil por dia, 38 milhões por ano e algo em torno de 2,5 bilhões de pulsações ao longo da vida. Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia.
2. O coração da mulher é um pouco mais acelerado do que o do homem. Em 1 minuto, contam-se, em média, 8 batidas a mais.

3. O coração dos recém-nascidos bate 120 vezes por minuto. O dos fetos é ainda mais rápido: atinge as 150 batidas por minuto. Aos quatro meses de vida, o coração humano já bombeia 30 litros de sangue por dia.

- Não há dúvidas sobre a importância do coração para a vida humana.

- Na Bíblia, o coração também desempenha um papel muito importante. A palavra de Deus afirma: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4.23)

- No texto lido percebemos esta importância que a Palavra de Deus dá ao coração. Deus promete dar um “coração novo” ao seu povo. Por que Deus faz esta promessa? Deus sempre desejou nos abençoar, nos dar vida em abundância. Jesus confirma este desejo do Pai ao dizer: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10.10)

- No texto lido, esta “vida abundante” é representada pela terra prometida. O Vs. 28 diz: “E habitareis na terra que eu dei a vossos pais.” A BLH diz: “Aí vocês viverão na que dei aos seus antepassados...”. A expressão “Terra prometida” para os hebreus significava muito. Liberdade, alegria, paz, provisão, segurança e tudo o que tem a ver com uma vida abençoada na presença de Deus. Mas, aí quando? Em que momento eles poderiam viver nesta terra? Quando Deus mudasse o coração deles!

- Hoje, espiritualmente falando, não é diferente. Para que possamos experimentar as bênçãos de deus em nossa vida precisamos receber um novo coração. É preciso deixar Jesus transformar nosso coração. Nosso coração precisa ser...

1. Um coração sensível ao Pai! Vs.26

- Coração de pedra simboliza aquele coração duro, insensível; principalmente à voz do Pai. Coração de carne é o coração sensível, obediente á voz de Deus.

- Muitas vezes o Senhor fala conosco, mas não lhe damos ouvidos! Perdemos a benção do Pai por não estarmos sensíveis à sua voz.

- A narrativa bíblica da criação é um exemplo simples disso. O ser humano não atentou para a voz do Pai. Resolveu seguir a voz do seu próprio coração, e perdeu a benção de permanecer na presença de Deus. Devemos ouvir, sim, a voz do nosso coração; mas precisamos ter a certeza de que o nosso coração já foi transformado pelo poder de Deus, é um coração novo, sensível à voz do pai.

Em segundo lugar, nosso coração precisa ser...

2. Um coração bondoso! Vs.26

- A versão tradicional não traz a palavra “bondoso”. Diz apenas que Deus vai nos dar um “coração de carne”. A palavra aparece na tradução da Bíblia na Linguagem de Hoje. Ali diz: “E vos darei um coração bondoso e obediente!”.

- Deus deseja que tenhamos um coração bondoso. Através dos nossos atos de bondade, o amor de Deus se revela.

- Vivemos dias difíceis, onde até mesmo demonstrar bondade nos coloca em risco. Conheci um irmão que foi prestar ajuda a uma senhora com uma criança que estava na rua e acabou sendo assaltado.

- Devemos estar atentos a possíveis armadilhas que nos preparam, mas as dificuldades hodiernas não devem nos desmotivar á prática da bondade.

- A televisão mostrou esta semana cenas de total crueldade, onde vítimas de assaltos faziam justiça com as próprias mãos. A fragilidade da nossa justiça não justifica tanta maldade. Como discípulos de Jesus, precisamos cultivar um coração bondoso.

Em último lugar, além de um coração sensível, bondoso, precisamos de...

3. Um coração obediente! Vs.26   

- Aqui acontece o mesmo detalhe citado em relação à palavra “bondoso”. Por isso, citamos novamente a BLH que diz: “E vos darei um coração bondoso e obediente!”.

- É claro que se cultivarmos um coração sensível e bondoso, estaremos muito próximo de um coração obediente. Mas, para isso, é preciso disposição! Muitos podem ser sensíveis à palavra de Deus, mas não obedecê-la. Ouvem a palavra, são tocados por ela, mas não mudam suas atitudes. Continuam agindo da mesma maneira.

- Desfrutaremos das bênçãos de Deus quando cultivarmos um coração obediente! Existe benção na obediência. Por isso a palavra afirma: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15.22)

- A obediência à palavra de Deus era algo inerente aos primeiros discípulos de Jesus. Ao serem ameaçados pelas autoridades do primeiro século eles afirmaram: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” (Atos 5.29)

Conclusão

Diante da palavra de Deus no texto apresentado, creio que algumas questões devem ocupar nossa mente:

1.    Já recebi um coração novo do Pai? Um coração sensível, receptivo à sua palavra?
2.    Tenho cultivado um coração bondoso? Pratico ações que revelam essa bondade?
3.    Tenho sido obediente à palavra de Deus ou sou apenas um ouvinte? (Tiago 1.22)

Que o senhor nos conceda graça para cultivarmos um coração desejoso em agradá-lo, um coração sensível, bondoso e obediente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.