NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







quarta-feira, 28 de maio de 2014

“Deus é Deus!”
(Números 23.19 a 23)

- Certa vez ouvi a história de um homem que havia se afastado dos caminhos do Senhor. Ele disse que se desviara devido a muitas decepções com homens que participavam com ele na Igreja a qual pertencia. Até que um dia, em oração, ele teve a convicção plena de que homem é homem, limitado, cheio de falhas, mas DEUS É DEUS!

- Deus não é homem, Ele nos ama e jamais irá nos decepcionar. Não há melhor maneira de vencermos os desafios diários, vencer os nossos adversários; do que focar nesse Deus maravilhoso a quem servimos. Deus é Deus!

- A história que cerca o texto lido começa no início capítulo anterior. Balaque, rei dos moabitas, ao perceber a força de Israel e sua sede de conquista, tentou se prevenir para evitar ser conquistado por Israel. Para isso, ele contrata Balaão, um sacerdote daquela região, para amaldiçoar a Israel. Neste momento, Balaque percebe que o povo de Deus era muito mais forte do que ele pensava. É neste momento, que aquele povo percebe quem era, realmente, o Deus de Israel.

- Há neste texto uma profunda revelação do Deus de Israel. Em primeiro lugar, ao ler este texto aprendemos que...

1. Deus é fiel às suas promessas! (Vs.19)

- O texto lido afirma: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (23.19)  

- Quando Deus nos chama e nos desafia, Ele também nos faz promessas para que possamos vencer estes desafios inerentes ao seu chamado. Foi assim com Abraão, que ao ser chamado recebeu a promessa de que seria grandemente abençoado e pai de uma grande nação. As promessas feitas a Abraão foram todas cumpridas.

- Ao nos chamar e nos delegar a grande comissão, o Senhor Jesus também nos prometeu estar conosco todos os dias. (Mt.28.20) Esta presença diária de Deus ao nosso lado nos garante tudo aquilo que precisamos para o desenvolvimento da nossa missão. É uma presença abençoadora!

- Precisamos crer que servimos a um Deus que é fiel às suas promessas. Não permita que o inimigo venha semear dúvidas em sua mente em relação a Deus. Servimos a um Deus fiel. Deus é Deus!

Em segundo lugar, o texto lido também nos ensina que...

2. Deus é poderoso! Vs.22

- Diz o texto: “Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem.” O autor demonstra o poder de Deus, primeiramente, referindo-se à ação de Deus na história do seu povo. A libertação do Egito foi uma grande e maravilhosa manifestação do poder de Deus, que interferiu no coração de faraó e também na natureza. Deus manifestou o seu poder de diversas maneiras, por meio de muitos milagres. O nosso Deus é o Deus do sobrenatural!

- Depois de falar sobre a ação de Deus na história, o autor bíblico compara a força de Deus ao boi selvagem. Esta espécie era muito maior que o boi comum e devido á sua força não podia ser domado. Falar da força do boi selvagem era falar de uma força incomparável. Servimos a um deus poderoso, cuja força é incomparável, aleluia!

- O poder de Deus não muda. Ele é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Este poder é o mesmo poder que Jesus delegou aos seus discípulos ao enviá-los a pregar: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum” (Lc.10.19) É o mesmo poder delegado a nós, hoje.

Em terceiro lugar, o texto lido também nos ensina que...

3.  Deus é aquele que abençoa o seu povo! Vs.20

- Deus nos tem abençoado! Esta expressão possui a idéia de continuidade. Deus nos abençoou e continua a nos abençoar. Desde o início Deus desejou nos abençoar. (Gênesis 1.28) Em Jesus somos abençoados. (Ef.1.3)

- Mas, neste texto, temos uma revelação muito profunda sobre a benção de Deus em nossa vida: Ninguém pode mudar a realidade da benção de Deus em nossa vida! “...eu não o posso revogar!”, foi o que disse Balaão. Quando Deus abençoa ninguém pode amaldiçoar, ninguém pode mudar esta realidade.
Por isso o texto ainda diz: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel.” (Vs. 23)

Por, último, o texto lido nos exorta e nos motiva afirmando que...

4. Deus é digno de ser louvado! Vs.21

- Deus nos criou para o louvor da sua glória. Isso significa, em primeiro lugar, que devemos viver uma vida que glorifique a Deus. Nossas atitudes, nossas palavras, devem glorificar a Deus.

- O texto, entretanto, nos fala de um louvor feito como congregação reunida: “...no meio dele se ouve a aclamação de um rei.” A aclamação a um rei nesta época era feita de forma vibrante, entusiasmada. Creio que a melhor maneira de entendermos esta maneira de louvor e associarmos esta manifestação á vibração de um gol da seleção brasileira em um jogo de copa do mundo. É essa mesma vibração que deus espera de nós quando estamos em sua presença. Deus deseja ser louvado por um povo vibrante, alegre, entusiasmado. Ele é digno de ser louvado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.