NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







segunda-feira, 4 de agosto de 2014

“A importância do batismo!”

“E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2.37 a 41)

Algumas questões para reflexão:

1) Qual o significado do batismo?
2) O que acontece quando somos batizados?
3) Porque os apóstolos batizavam rapidamente os novos discípulos?

- O batismo, diferente do que alguns pensam, é muito mais do que um simples ato simbólico. É algo que que possui uma importância substancial no mundo espiritual. O batismo marca uma nova etapa na vida de quem está sendo batizado, sendo a parte final do processo de entrada no Reino de Deus.

- A confirmação da importância do batismo é percebida na prática da Igreja do primeiro século. Não se demorava para batizar os novos discípulos. O texto lido já nos mostra isso. As pessoas eram batizadas logo após a conversão. Quem demorou mais para ser batizado foi o apóstolo Paulo - três dias.  

- No texto lido encontramos algumas indicações sobre a importância do batismo. Vejamos:

1. O batismo nos revela a aceitação da palavra de Deus por quem é batizado!

 - Duas expressões nos levam à essa conclusão: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração...” e “...foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra.”

- O batismo revela o fato de que a pessoa entendeu a palavra e decidiu obedecê-la. Os discípulos que foram batizados no dia de pentecostes ouviram a pregação de Pedro e também as suas orientações sobre o que deviam fazer e aceitaram a palavra do apóstolo.

- Aqueles que são batizados o fazem por receberem a palavra de Deus. Por isso, o batismo é um indicativo desta aceitação.

2. O batismo indica mudança de atitude!

- O arrependimento é requisito para que alguém seja batizado. A palavra “arrependimento” significa mudança de atitude.

- Essa mudança de atitude deve acontecer em nosso interior. Antes, eu era o dono da minha vida e fazia a minha vontade. Mas isso mudou! Agora, Jesus é o dono da minha vida e procuro fazer a sua vontade.

- Na verdade, o batismo é a primeira evidência desta mudança. Batizar-se significa submeter-se à vontade de Deus expressa em sua palavra; quando Jesus disse: “Portando ide...” (Mt.28.19)

3. No batismo somos revestidos de Cristo!

- O apóstolo Paulo afirmou: Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” (Gálatas 3.27) Este é um acontecimento sobrenatural. Após o batismo passamos a estar em Cristo, sendo revestidos por Ele. Isso nos garante proteção e benção.


- Todas as bênçãos que recebemos está em Cristo! (Efésios 1.3) Como passamos a estar em Cristo a partir do batismo, entendemos porque os discípulos não demoravam para batizar os novos discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.