NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







terça-feira, 28 de outubro de 2014

“A benção da renovação!”
(Isaías 40.27 a 31)

Algumas questões: 1) Tenho me sentido cansado? O cansaço pode atingir também a alma ou somente o corpo? De acordo com o texto lido, como podemos ter nossas forças renovadas?

A profecia de Isaías foi produzida em um momento difícil na vida do povo de Israel. O verso 27 do texto que serve como base para a nossa reflexão, nos informa que muitos até pensavam que Deus havia se esquecido deles. Estavam enganados, é claro. Deus jamais se esquece do seu povo. O mesmo profeta Isaías declara: “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.” (Is.49.15) E é por este motivo que o Senhor, por meio do profeta, revela esta palavra de renovação de forças, encontrada no final do capítulo 40 do livro de Isaías.

Todos nós, em um determinado momento da nossa caminhada, nos sentimos cansados. Este cansaço pode atingir o nosso espírito; é quando as nossas forças espirituais se esgotam e não encontramos motivação para lermos a palavra, para orarmos. Também podemos nos cansar emocionalmente. É quando surge aquela tristeza que a gente não sabe de onde vem, quando ficamos vulneráveis aos sentimentos de culpa, raiva e tantos outros que nos fazem mal. Por último, também nos sentimos cansados fisicamente. O corpo carrega e sofre as outras dimensões do cansaço. Precisamos ser renovados. Experimentar a benção da renovação de forças, em todas as dimensões; espírito, alma e corpo! Como isso pode acontecer? De acordo com o profeta Isaías, podemos experimentar a benção da renovação quando...

1. Aprendemos a esperar no Senhor!

“Mas, os que esperam no Senhor...” (Vs.31) precisamos aprender a esperar em Deus. Primeiramente, no sentido devocional. Esperar pela presença reveladora do Senhor, em nosso tempo de oração. (TSD) Nos aquietarmos na presença dele, como afirmou o salmista: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra..” (Salmo 46.10) Não devemos ter pressa de sairmos da presença do Pai.

Em segundo lugar, no sentido temporal. Isso significa reconhecer o tempo de Deus em nossa vida. Há um tempo certo para tudo (Eclesiastes 3.1), e nem sempre as coisas vão acontecer no tempo que desejamos. O salmista também nos ensina através da sua própria experiência: “ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmo 40.1)

Precisamos aprender a esperar no Senhor. Quando isso acontece, experimentamos um renovar constante das nossas forças na presença de Deus. Sabemos que esperar não é fácil. Vivemos no tempo das coisas rápidas, quase que instantâneas. Por isso, precisamos pedir graça ao Senhor para que venhamos desenvolver a calma espiritual que tanto precisamos, a fim de experimentarmos a benção da renovação. Em segundo lugar, experimentamos a benção da renovação quando...

2. “Corremos” para o Senhor! (Vs.31)

“...correrão e não se cansarão!” Naturalmente, não existe a possibilidade de corrermos sem nos cansarmos. Pode até existir diferença na intensidade do cansaço, mas ele vai existir. Na verdade, o profeta está falando sobre uma ação sobrenatural de Deus. Ele é aquele que, de maneira sobrenatural, pode renovar as nossas forças.

Correr neste texto pode ser comparado a uma busca. É “correr para” Deus. Buscá-lo de todo o coração. E quando falamos em correr logo nos lembramos do apóstolo Paulo, que sempre gostava de comparar a caminhada cristã a uma corrida: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” (I Cor.9.24) Somos todos atletas espirituais. Precisamos “correr” para Deus. Isso envolve disciplina e determinação. Precisamos estar determinados em buscar ao Senhor. Nos esforçarmos para permanecermos na presença dele.

A benção da renovação é experimentada quando buscamos ao Senhor com toda intensidade espiritual. Depois de corrermos, caminharemos com Ele e na força dele. No texto lido, a águia representa esta verdade. Ela sobe até as alturas das correntes de ar, para depois apenas abrir as asas e voar. Primeiro, a águia precisa se esforçar, subir, para depois desfrutar de um lindo vôo panorâmico. Quando nos esforçamos e corremos para a presença do Pai, experimentamos um lindo “vôo” na presença dele. Precisamos apenas “abrir as asas” e voar. É quando as coisas começam a acontecer sem que precisemos nos esforçar. Deus simplesmente age, possibilitando-nos um caminhar abençoado em sua presença.

Concluindo, podemos experimentar a benção da renovação constantemente em nossa vida. Basta aprendermos a esperar no Senhor e buscá-lo de todo o nosso coração. Isso não é fácil, exige de nós esforço e determinação. Mas, vale a pena sermos renovados no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.