NOSSAS REUNIÕES
Rua Brasília, 347 - Jd. Imá - Campo Grande MS

Domingo: 19:00 - Encontro de Celebração
Quarta-feira: 20:00 - Encontro de Oração e Estudo Bíblico

Todo 1º Sábado do Mês: 19:30 - Encontro de Homens
Todo Último sábado do Mês: 19:30 - Sábado Jovem







domingo, 14 de setembro de 2014


“A verdadeira prosperidade!”
(Salmo 1)


Algumas questões:

- De acordo com a Bíblia, a verdadeira prosperidade diz respeito apenas ao aspecto financeiro?

- Qual o sentido bíblico da palavra "prosperidade"?

- Se estamos nos propondo a falar sobre a verdadeira prosperidade, pressupõe-se que deva existir uma falsa prosperidade. Cremos que a falsa prosperidade é aquela que se realiza apenas no plano financeiro. Conhecemos muitas pessoas que são prósperas no sentido material, mas carecem de paz e alegria. Mesmo possuindo muitos bens, estão insatisfeitas. Como li esta semana em um artigo: “Muitas pessoas são tão pobres, que a única coisa que elas possuem é dinheiro.”

- A Bíblia nos apresenta uma prosperidade bem mais ampla. Prosperar, no sentido bíblico, é crescer em todas as áreas da vida. É desejo do Pai que prosperemos materialmente, como também é desejo dele que cresçamos espiritualmente e emocionalmente. Quando crescemos em todas essas áreas, vemos a benção de Deus em nossas finanças, em nosso casamento, na vida dos nossos filhos, em nossa profissão, etc.

- O texto lido nos aponta o caminho para esta prosperidade. O salmista afirma: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” (Salmo 1.3)

- Vejamos, então, como podemos experimentar esta prosperidade em nossa vida. A verdadeira prosperidade...

1. É fruto de renúncia! (Vs1º)

- De acordo com o salmista, precisamos renunciar três coisas para recebermos esta prosperidade: O conselho dos ímpios, a conduta dos pecadores e a companhia de escarnecedores.

- Muitas vezes ficamos em dúvida diante de uma decisão ou de uma situação qualquer. Neste momento não irão faltar conselhos das mais diversas pessoas. Diz o ditado que se conselho fosse bom não era gratuito; é verdade. Basta enfrentarmos um problema para que surjam os mais interessantes conselheiros. Como discípulos devemos estar atentos a isso. O bom discípulo não dá ouvidos a conselhos de quem não teme ao Senhor.

- Em nosso dia a dia convivemos com várias pessoas que não seguem a Jesus Cristo. Nada errado nisso. Aliás, precisamos conviver com pessoas assim para que possamos dar testemunho da nossa fé. Mas, precisamos ter cuidado para que não venhamos compartilhar da conduta destas pessoas. Deter-se no caminho dos pecadores significa assumir o comportamento deles. Fazer o mesmo que eles fazem. O discípulo deve ser sal da terra e luz do mundo. Deve fazer a diferença!

- O salmista ainda fala-nos de uma última renúncia: A companhia de escarnecedores. Assentar-se à roda dos escarnecedores significa compartilhar de uma amizade. Ninguém se assentava com alguém sem que houvesse certa intimidade. O apóstolo Paulo é enfático: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Coríntios 15.33) Paulo está falando neste contexto sobre a influência de pessoas que não possuem o temor de Deus.

- Não existe prosperidade, crescimento, sem renúncia. Jesus afirmou: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.33)
- Em segundo lugar, a verdadeira prosperidade...

2. É fruto de estudo e de meditação na Palavra de Deus (Vs.2)

- Desde que a Lei e os profetas foram escritos, desenvolveu-se uma tradição de leitura, estudo e meditação nestes escritos. Em Neemias vemos a restauração desta tradição, após anos de esquecimento da Lei. No livro de Neemias lemos: E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.” (Neemias 8.1 e 2) O salmista lembra esta tradição ao escrever: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita dia e noite!”
- Precisamos desejar a palavra de Deus. Este desejo nos conduzirá à leitura, ao estudo e à meditação nas sagradas escrituras. Assim encheremos a nossa mente das verdades do Pai e agiremos de acordo com a sua palavra.
- A Palavra de Deus é um livro especial por nos apresentar o poder sobrenatural de Deus, que atua em nossas mentes, transformando todo o nosso ser. Quando aceitamos a Cristo, recebemos uma nova vida, mas alguns velhos hábitos ainda permanecem em nós e precisam ser mudados. A Palavra de Deus ajuda-nos a nos desvencilharmos destes maus hábitos, gerando em nós novos hábitos, saudáveis, que irão glorificar a Deus; fazendo-nos andar em santidade, como verdadeiros adoradores. Quando isso começa a acontecer, experimentamos crescimento em todas as áreas da nossa vida.
- Por último, a verdadeira prosperidade...

3. É fruto de um caminhar junto a Igreja! Vs.5 e 6

- Quando meditamos nestes dois versos entendemos algo interessante: O ímpio não permanece entre os justos! Isso acontece por que não há identificação, interesse comum. Não é porque Deus não os quer entre os justos, mas porque não é possível permanecer entre os santos quem não compactua da mesma fé, dos mesmos interesses e propósitos.
- Mas, quando aprendemos a renunciar e encontramos prazer ao meditar nas escrituras, automaticamente sentimos o desejo de congregar, de estar junto com os irmãos. O livro de Atos nos mostra que... “todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” (Atos 2.43)
- Caminhar junto com a Igreja nos fortalece, nos motiva e nos torna realizados ao participarmos da obra de Deus. Você acha que uma pessoa forte, motivada e realizada não irá prosperar? Claro que sim! Por isso não tenho medo nem dúvida ao afirmar que a verdadeira prosperidade vem para aquele que caminha junto com a igreja, que permanece na congregação dos justos!

Conclusão


- O desejo de Deus é possamos crescer em todas as áreas da nossa vida. Ele deseja que experimentemos a verdadeira prosperidade. Isso acontecerá mediante a nossa renúncia em favor do Senhor, da nossa disposição em meditarmos em sua palavra e da nossa permanência entre a igreja. Que o Senhor nos ajude a darmos esses passos, a fim de que todos possamos experimentar a verdadeira prosperidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.